Neurofeedback e Biofeedback – Sua saúde sob controle
Técnicas inovadoras ensinam a mente a controlar o corpo, permitindo ao paciente regular voluntariamente suas reações fisiológicas e emocionais, sem remédios
Desde muito jovem, o engenheiro civil Roberto*, hoje com 32 anos, passou a sofrer de insônia, indisposição e tristeza, o que acabava prejudicando muito a sua concentração e desempenho no trabalho. “Sentia muita ansiedade, inquietude, não conseguia organizar minhas ideias e tinha dificuldade em coordenar pessoas subordinadas a mim”, relata o paciente, que possui um cargo de chefia.
Por opção do engenheiro, que é avesso a medicamentos, uma nova tecnologia de ponta que monitora e dá retorno (feedback) sobre o funcionamento do cérebro foi a solução para o seu desânimo e todas as suas angústias. Estamos falando do Neurofeedback, um treinamento cerebral realizado por meio de um aparelho que regulariza as funções cerebrais, corrigindo distúrbios comportamentais, cognitivos e emocionais. “Nas primeiras sessões já tive um avanço notável”, comemora o paciente, que sentiu melhoras significativas em todos os aspectos de sua vida. “Adquiri equilíbrio emocional, agora consigo estabelecer metas e coordenar atividades prioritárias, o que me ajudou no trabalho e nas relações familiares”, completa.
Técnicas naturais e sem contraindicações
Já bastante utilizados nos Estados Unidos e na Europa, os treinamentos das ondas elétricas cerebrais (Neurofeedback) e da coerência cardíaca (Biofeedback) são realizados com eletrodos conectados ao couro cabeludo, dedo e orelha, a fim de detectar possíveis disfunções no sistema cerebral e cardíaco e corrigi-las. “O Neurofeedback estimula as habilidades naturais do cérebro, regenerando e desenvolvendo suas potencialidades, além de corrigir distúrbios e aprimorar as funções cerebrais. Já o Biofeedback modula a interação entre o sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático, regularizando os padrões respiratório e cardiovascular”, explica a psicóloga Dra. Tânia Muratori, com formação em Neurofeedback e Biofeedback.
Segundo a psicóloga, precisamos regularizar nossas ondas elétricas cerebrais, estabelecendo uma coerência que livre o cérebro dos transtornos psicológicos e cognitivos, permitindo-o trabalhar com mais acuidade e rapidez. “Treinamos o sistema nervoso para restabelecer uma comunicação equilibrada e harmônica entre as funções do coração e as do cérebro, proporcionando às pessoas uma capacidade maior de trabalho e uma vida mais saudável e feliz”, diz Dra. Tânia.
Assim, depois de efetivado o aprendizado de um novo padrão de funcionamento do sistema nervoso, o treinamento com o Neurofeedback e Biofeedback de Coerência Cardíaca podem ser dispensados, pois as pessoas já conseguiram mudar voluntariamente suas funções fisiológicas corporais e emocionais.
Principais indicações do NEUROFEEDBACK e do BIOFEEDBACK
-
Depressão e desequilíbrio emocional;
-
Ansiedade;
-
Transtorno obsessivo-compulsivo;
-
Síndrome do pânico e fobias;
-
Estresse e fadiga crônica;
-
Insônia;
-
Transtorno bipolar;
-
Dores crônicas (fibromialgia, enxaqueca);
-
Déficit de atenção, aprendizagem e memória;
-
Hiperatividade e agressividade;
-
Dislexia;
-
Sequelas neurológicas (acidentes, AVC);
-
Favorece o equilíbrio hormonal;
-
Otimização da performance mental, profissional e esportiva.