Beleza e Estética

Corpo dos sonhos

Tranferir a Gordura de um lugar e colocar em outro parece mentira, mas é possível em diversos locais de corpo e face

Exclusivo Portal

Seja na praia, cachoeira ou piscina, durante o verão ficamos mais expostos e acabamos nos surpreendendo com os quilinhos extra indesejáveis acumulados durante os últimos anos. Colocar um biquíni ou então aquela roupa mais marcante acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

Mas já pensou se fosse possível tirar aquela gordurinha localizada na barriga ou aquele culote saliente e pudesse colocar em outras partes do corpo aumentando bumbum, seios ou até algumas áreas da face?

O que parece sonho já é realidade há bastante tempo juntamente com os procedimentos mais famosos dentro do consultório de um cirurgião plástico. “Com o passar do tempo o contorno corporal sofre mudanças em função do envelhecimento, gravidade e variações hormonais e de peso. A gordura desejada pode se acumular em determinadas áreas como abdômen, costas, glúteos e as coxas. O procedimento de transferência de gordura remove a gordura indesejada através da lipoaspiração injetando nas áreas do corpo em que deseja rejuvenescer”, relata o cirurgião plástico dr. Paulo Bettes.

Além do silicone comumente usado nas mamas e glúteos e aplicações de substâncias preenchedoras nas áreas da face, quando se trata de pequenas alterações é possível aproveitar as células de gordura de um procedimento de lipoaspiração para remodelar outras áreas. “A face, as mama e os glúteos são as três áreas mais comuns que podem ser revitalizadas através de injeções de gordura”, complementa o cirurgião.

Áreas da face

Nas áreas da face e pescoço é comum aparecerem linhas de expressão por diferentes causas como hereditariedade, tipo de pele, exposição ao sol e principalmente estilo de vida. Segundo dr. Paulo Bettes, diversas áreas da face podem ser tratadas com a transferência de gordura incluindo bochecha, testa, nariz, queixo, área abaixo dos olhos, têmporas e lábios. “A transferência de gordura, às vezes acompanhada de um lifting facial pode reduzir o aparecimento de rugas, linhas de expressão ou pés de galinha, enquanto revitaliza os contornos da face”, explica o especialista.

Glúteos

Os glúteos acabam sendo uma das áreas que as mulheres acabam ficando mais insatisfeitas devido a períodos como perda de peso, hereditariedade ou mesmo devido a ação do tempo. Através da gluteoplastia de aumento com transferência de gordura é possível ter um pequeno aumento no tamanho dos glúteos de forma visivelmente natural, proporcionando uma aparência mais jovial e modelada.

Informações iniciais

O procedimento de lipoaspiração e transferência de gordura são realizados dentro de centro cirúrgico através da administração de anestesia local ou em procedimentos realizados em áreas maiores ou diversas áreas do corpo é necessária a administração de anestesia geral.

Os dos procedimentos são realizados no mesmo dia com duração de aproximadamente duas a quatro horas dependendo da complexidade e geralmente é realizado sem a necessidade de internação hospitalar.

Como funciona o procedimento de transferência de gordura?

Através da escolha dos locais em que haverá a retirada e a inserção de gordura são realizadas marcações na pele que servirão como orientação durante o procedimento. Nas áreas que sofrerão esse tipo de lipoaspiração (ou Hidrolipo como é comumente conhecida) é inserido um fluido tumescente para facilitar a remoção das células de gordura, além de minimizar o sangramento. A partir disso o cirurgião dá início ao procedimento de lipoaspiração através de incisões curtas nas dobras naturais do corpo de modo a esconder as cicatrizes e a partir de então é inserida uma cânula que através de movimentos repetitivos promove a sucção da gordura localizada abaixo da pele, formando pequenos tubos na camada de gordura que aos poucos vão desaparecendo dando lugar ao novo contorno corporal.

Já as células de gordura intactas removidas durante a lipoaspiração são separadas e limpas (algumas vezes preparadas juntamente com células tronco) para serem injetadas novamente. Da mesma forma que a retirada da gordura, o cirurgião utiliza a cânula para injetar novamente a gordura em outro local até que o volume desejado seja alcançado.

E como é o pós operatório?

Segundo o cirurgião, nesse procedimento as incisões podem ser fechadas com suturas ou permanecer abertas. Os drenos cirúrgicos são então inseridos para ajudar a impedir o acúmulo de líquidos e então compressas absorventes são introduzidas para proteger o local da incisão durante a cicatrização.

Após o procedimento é necessário utilizar malhas ou cintas modeladoras durante algumas semanas para ajudar no suporte, reduzir o inchaço e se adaptar aos novos contornos corporais. No entanto, podem ser realizadas sessões de drenagem linfática ou ultrassom (Manthus) para auxiliar na redução do inchaço local. “Os drenos juntamente com quaisquer curativos serão removidos na primeira semana após a cirurgia, enquanto todas as suturas indissolúveis só serão removidas após o período de sete a dez dias”, explica o cirurgião Dr. Paulo Bettes.

Medicamentos também podem ser necessários nesse período para amenizar a dor nos primeiros dias. “Dores e o aparecimento de hematomas são absolutamente normais após o procedimento e geralmente desaparecem dentro de duas semanas. Também pode ocorrer inchaço que diminuirá dentro de alguns meses”, complementa.

O período pós-operatório é rápido se comparado a outras cirurgias, porém varia de pessoa para pessoa e também qual a abrangência da cirurgia realizada. Porém, no geral, são necessários cerca de três dias para o retorno as atividades diárias.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados