Dentistica Restauradora / Odontologia Estética

Como resgatar o sorriso da Juventude

Reabilitação Oral promete resgatar não apenas a beleza, mas a qualidade de vida através da funcionalidade e saúde dos dentes

Exclusivo Portal

Com o passar dos anos nosso corpo passa por alterações que aparentam envelhecimento: A pele já não é a mesma, os cabelos vão ganhando alguns fios brancos e também nossos dentes vão perdendo a beleza e luminosidade de antes seja devido aos diversos problemas bucais ou até mesmo apenas pelo desgaste ou contato com substancias que ao longo dos anos vão prejudicando sua aparência.

Ao chegar à maturidade muitas pessoas acabam dando mais atenção aos dentes após terem passado por episódios constrangedores com a falta de dentes ou mesmo pela falta de confiança no uso de próteses removíveis.  “Com a qualidade de vida da população cada vez maior é preciso se sentir tranquilo para comer em público, conversar e sorrir”, comenta Dr. Eduardo Gurkewicz, dentista especializado no tratamento de idosos e um dos pioneiros em implantodontia em Curitiba. “Isso porque além da restrição social a falha na dentição pode ocasionar também diversos problemas na saúde”, acrescenta.

A perda de alguns dentes pode acarretar até alguns problemas de ordem intestinal devido a má mastigação dos alimentos, já problemas de saúde bucal como a periodontite podem até ocasionar doenças cardiovasculares afetando o coração e os vasos sanguíneos.

Reabilitação Oral

Para resgatar um sorriso saudável o primeiro passo é a avaliar a real situação dos dentes através do exame clinico que pode, muitas vezes, contar com a ajuda de diversas especialidades. O planejamento da reabilitação oral geralmente é realizado com o objetivo de resgatar não somente a beleza, mas também a função mastigatória e a saúde bucal perdidas ao longo da vida.

O primeiro passo geralmente inicia através da limpeza, remoção de caries e/ou tártaro e avaliação e substituição de materiais antigos, podendo ou não passar pelo tratamento de canal ou periodontal.  Em alguns casos, após esse trabalho inicial, são realizados tratamentos através da implantodontia, já planejados de acordo com a análise da situação das próteses (fixas ou removíveis), implantes e estrutura óssea bucal.

Com os avanços da odontologia moderna, a utilização do Implante Dentário Protocolo passou a ser bastante indicada como substituição as dentaduras moveis até então utilizadas.  O procedimento é realizado através de uma dentadura fixa planejada para ser fixada sobre implantes dentários.

A etapa final fica por conta da parte estética através da dentistica restauradora. Nessa fase, além do clareamento dentário, realizado em consultório ou com a supervisão do profissional, já é possível ter um sorriso bonito e alinhado através do uso de facetas ou lentes de contato dentárias ampliando ainda mais os resultados.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados