Beleza e Estética

Tipos de Rinoplastia

Conheça as principais cirurgias plásticas realizadas no nariz e as principais diferenças entre homens e mulheres na escolha dos detalhes

Exclusivo Portal

Nos últimos anos as cirurgias plásticas se tornaram cada vez mais procuradas e cresceram rapidamente em todo o mundo. Dentre os procedimentos mais realizados, a rinoplastia ou cirurgia plástica no nariz, apesar de existir desde o séc. 18 se destacou nas últimas décadas principalmente devido ao conhecimento da fisiologia e anatomia do segmento nasal e aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas nessa região. É na rinoplastia que se observa o dom de correção tridimensional que o cirurgião plástico realiza na face, após muito treinamento.

Segundo o cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes “o procedimento em si tem variados objetivos como remodelar o nariz, corrigir imperfeições estéticas e/ou funcionais da região e, portanto, se diferencia quanto à função e a estética do nariz”.

Rinoplastia de Redução

Uma das principais técnicas é a chamada rinoplastia de redução que, como o próprio nome já diz, é realizada de forma a reduzir o tamanho ou largura do nariz seja na ponta, base, dorso ou nas asas nasais (narinas). Destes, um dos procedimentos mais comuns é a redução do dorso nasal em casos de dorso muito largo ou muito alto (ou com giba óssea  – osso localizado na parte superior do nariz) comuns em caucasianos e hispânicos. Geralmente a altura do dorso é calculada de acordo com as características de cada rosto ( proporção dos terços faciais 1/3 superior testa, 1/3 médio nariz e malares, 1/3 inferior boca e mento).

Dorsos mais altos possuem características mais masculinas, já o dorso ideal para características femininas é mais baixo ou paralelo à altura da raiz a ponta do nariz, porém isso varia muito para cada rosto, não existindo regra geral de acordo com o sexo ou raça.

Para essa redução em alguns casos é necessário raspar a giba com material especial ou em gibas muito altas é realizada a retirada de  parte do dorso através da técnica chamada de osteotomia ( pequena fratura calculada) harmonizando dorso e ponta. Pode neste mesmo tempo cirúrgico corrigir a laterorrinia (nariz torto). Em outros casos pode ser realizada somente a projeção da ponta do nariz solucionando uma falsa giba.

Já a ressecção das asas nasais pode ser utilizada em casos de asas muito largas e sem projeção, com columela curta tornando o nariz desproporcional ao tamanho do rosto, ponta sem projeção denominado nos livros  como nariz negroide . “Desta forma é necessário sempre levar-se em conta também características étnicas para calcular a proporção ideal do nariz. Pequenas alterações às vezes promovem grandes mudanças”,  comenta o cirurgião.

Rinoplastia de Aumento

A rinoplastia de aumento é usualmente utilizada nos  casos em que o nariz é menor proporcionalmente ao rosto, em casos de acidente, neoplasia ou cirurgia reparadora.  Nesses casos são realizados enxertos de cartilagem do próprio nariz, orelha ou costela ou então preenchimentos sintéticos como ácido hialurônico.

A elevação do dorso nasal é bastante comum em formatos de nariz com características africanas ou asiáticas em que o dorso e a raiz do nariz são essencialmente mais baixos.  “Por vezes alguns casos apresentam dificuldades funcionais além de estéticas. Há casos em que o   paciente não consegue nem ao menos apoiar os óculos”, conta o cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes.

Cirurgia para Correção da Columela

As correções da columela apesar de serem bastante comuns não são muito conhecidas por esse nome.  Casos de columela retraída podem ser resolvidos com enxertos de cartilagem.  Já em casos de columela pendente (grande) o procedimento é exatamente o oposto, retirando-se parte da cartilagem e pele na região.

Nariz caído ao sorrir

Qualquer problema, no entanto, pode ser apresentado junto com outras características como a ponta do nariz mais caída ao sorrir.  Nesses casos é corrigido facilmente tratando um pequeno músculo que puxa essa ponta para baixo (depressor da ponta nasal)  existente entre a ponta do nariz e o lábio superior.

Nariz arrebitado

Grande parte das mulheres que desejam realizar uma rinoplastia pede para que o nariz seja levemente arrebitado. Para esse tipo procedimento é necessário que a ponta do nariz seja projetada para cima. Nos homens geralmente esse ângulo entre o lábio e a columela do nariz é de 90 graus, já para as mulheres 105 graus.

Porém somente após a avaliação de um cirurgião plástico é possível determinar quais os ângulos a serem trabalhados já que toda a estrutura facial deve ser levada em conta para um efeito mais natural. “É melhor ter um nariz mais harmonioso  do que buscar um nariz incompatível com seu rosto”¸finaliza.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados