Alimentos funcionais

Alimentação estratégica para sua rotina de treino

Além das seis refeições diárias, do café à ceia, a Dieta Fitness da Vida Leve inclui suplementação para pré-treino, durante o treino e pós-treino, além da reposição noturna com caseín

alimentacao-estrategica-para-sua-rotina-de-treino+vida-leve

Independentemente do tipo de seu treino – aeróbico, de sobrecarga, de resistência, de lazer – a exigência do corpo é sempre maior do que se você estivesse parado. É por isso que o tipo de atividade, a duração e a intensidade do treino são fatores que influenciarão na demanda de nutrientes necessários para suprir o organismo e equalizar o desgaste causado pela atividade física.

A maioria das pessoas, por desconhecimento da dinâmica e funcionamento do organismo, acaba não atingindo os resultados esperados pelo treino, não porque não treinou direito, mas sim por não se alimentar corretamente. Consequentemente, não atingirá a condição ideal para o corpo maximizar o uso de energia durante a atividade física e concluir o processo regenerativo.

Se alimentar de forma estratégica é tão importante quanto treinar com a frequência e intensidade necessárias para que se alcance as mudanças desejadas no corpo e na performance. É por isso que a Vida Leve, empresa especializada em refeições saudáveis e dietas personalizadas, desenvolveu a Dieta Fitness. Ela se aplica a todos os praticantes de atividade física, desde aqueles que fazem só uma caminhada até aqueles que se dedicam a um treino mais pesado de musculação, sempre com o mesmo objetivo: manutenção, ganho de massa muscular e diminuição da porcentagem de gordura.

“Durante o exercício, nosso corpo necessita de energia, mais especificamente de glicose, que vem dos alimentos fontes de carboidratos. Se a quantidade de glicose antes do treino não for fornecida, não estiver circulante para fornecer energia para as atividades do nosso organismo, este perceberá que está em ‘risco’. Então, automaticamente passa a buscar energia da forma mais rápida, ou seja, passa a queimar proteínas – massa muscular. É por isso que é tão importante ter uma alimentação balanceada e com os alimentos certos”, afirma a nutricionista da Vida Leve, Luciana Andréia Fontana.

Suplementação na dose certa

A queima de massa muscular nunca será o objetivo de um esportista; pelo contrário, ela é fator determinante da performance. Se queimamos músculos, o organismo nos avisa que não estamos no caminho certo: surgem o cansaço, o desânimo e dores musculares. “Na Dieta Fitness, temos uma carga proteica maior, bem como um equilíbrio dos carboidratos e gorduras, sendo que todos esses nutrientes podem vir apenas da alimentação ou complementados via suplementação. Esta suplementação pode ser distribuída em pré, durante e pós-treino”, explica a nutricionista.

Após o treino, temos outra situação importante, que envolve a alimentação estratégica. Depois de se exercitar, nosso corpo entra em processo regenerativo, ou seja, passará a refazer as fibras musculares danificadas durante a atividade física. O quanto antes fornecermos ‘matéria-prima’ para a regeneração acontecer, maiores os resultados. Sem proteína e energia, o organismo não terá como trabalhar, e todo o efeito benéfico do treino, em termos de ganho de massa, definição muscular e performance, deixa de acontecer. “A suplementação noturna favorece a recuperação muscular, por atuar junto aos hormônios anabólicos produzidos durante o sono. Todas essas etapas vêm divididas certinho na Dieta Fitness”, conta Luciana.

Treino com mais motivação

A cirurgiã-dentista Lucienne Bento Viola, de 45 anos, já segue há um bom tempo um treino que intercala corrida e musculação. Ela tem a orientação de um personal trainer, mas sentia que estava faltando algo para que tivesse um resultado mais expressivo. “Sabia que o problema estava na minha alimentação, só que não conseguia ter uma disciplina com isso. Através da indicação de uma amiga, que estava fazendo a Dieta Fitness da Vida Leve, decidi conferir como eles poderiam me ajudar. Meu primeiro contato foi pelo site da empresa. Já no dia seguinte a própria nutricionista me ligou, querendo entender mais do meu objetivo e me convidando para fazer uma avaliação nutricional. Achei isso incrível e fiquei ainda mais motivada para começar a dieta específica para o meu tipo de treino”, conta Lucienne.

Orientada de perto pela nutricionista Ketlyn Dalagnol, a dentista começou com a Dieta Detox, passou para a de Rápida Redução e agora está na Fitness. “Está sendo muito bom, pois sozinha não conseguia levar a sério esse cuidado com a alimentação. Agora vem tudo prontinho, certinho para os dias que preciso de mais proteína, de suplementação, etc. É bem personalizado e, além disso, ainda tem um acompanhamento semanal da nutricionista, que eu adoro, pois ela me dá dicas, avalia se estou fazendo certinho, ou seja, cuida de mim”, diverte-se Lucienne.

Segundo ela, a diferença no rendimento do seu treino foi incrível e muito rápida. “Não tenho mais cansaço muscular após a corrida, consegui aumentar a carga na musculação, melhorei minha performance e ganhei mais disposição. Sem contar que perdi gordura e reduzi as medidas. Estou me sentindo muito saudável”, avalia.

A nutricionista Ketlyn explica que com a dieta hiperproteica, utilizando alimentos de alto valor biológico, além de reduzirmos os depósitos de gordura, aumentamos o rendimento durante a prática esportiva, pois fornecemos substratos específicos para serem utilizados durante a atividade física, promovendo ganho de massa muscular e reduzindo a fadiga.

Quando questionada sobre os pratos que mais gosta da dieta, Lucienne é só elogios. “Tudo é muito saboroso. Não passo fome, é uma alimentação muito equilibrada. Adoro o quibe com arroz e lentilha, o salmão com crosta de linhaça, o pão de whey e todos os lanchinhos”.

Agora sim, uma alimentação personalizada

Devido à correria do dia a dia, a dermatologista Tatiane Decanini, de 32 anos, estava tendo dificuldades para comer os alimentos certos, com a quantidade de nutrientes necessária para obter o resultado esperado com o treino. “Malho cinco vezes por semana, intercalando aeróbico com musculação, e meu personal não me dá moleza. Só que não estava conseguindo ver no meu corpo toda essa dedicação que tinha no treino. Foi só depois que comecei a Dieta Fitness que realmente pude comprovar como a alimentação está diretamente ligada à atividade física e ao resultado conquistado, principalmente em relação à suplementação, a qual nunca dei tanta importância, mas que hoje vejo o quanto ajuda no desempenho do exercício”, diz Tatiane.

A dermatologista conta que o ganho não foi apenas no treino, mas também no seu sono, na pele e na função gastrointestinal. “É a primeira vez que sigo uma dieta regrada, bem distribuída, saborosa e com diversas opções de dar água na boca. Amo os pães e as barrinhas hiperproteicas. Não fico sem”, revela Tatiane.

A alimentação estratégica e suplementação são sempre muito específicas e devem respeitar a individualidade metabólica, a rotina, a intensidade e o tipo de treino de cada pessoa. Por isso, é imprescindível o acompanhamento de um profissional. É ele quem vai ajustar as estratégias de cada um para que o resultado seja alcançado. “Por ser uma dieta que se aplica a todo perfil de atividade física, o cálculo das necessidades nutricionais é individual e personalizado, respeitando os horários de treinamento, para que possamos atender as necessidades energéticas da pessoa”, informa a nutricionista Luciana.

A Dieta Fitness pode ser adquirida em qualquer uma das lojas da Vida Leve. A equipe de nutricionistas avalia todas as necessidades dos clientes e elabora o cardápio, que será produzido na fábrica da Vida Leve, com base na prescrição nutricional. Após a produção, as refeições serão entregues no local de preferência do cliente, já prontas para o consumo, com a qualidade e o padrão que são referência para o mercado. Durante todo o processo, o cliente ainda terá à disposição, em tempo integral, uma nutricionista para sanar qualquer dúvida e ajudar no que for necessário.

 

Pão de whey

A Dieta Fitness traz, em sua composição, alimentos como pães, barrinhas, tortas e sobremesas enriquecidas com whey protein isolada e hidrolisada, o que garante excelente absorção, de forma rápida e objetiva. Além disso, a dieta conta com uma vasta linha de alimentos funcionais e integrais, como linhaça, chia, amaranto, quinoa, entre outros.

O destaque desta linha é o Pão Whey, com alto teor de proteína e fonte de fibras, desenvolvido com a colaboração do laboratório da Nutriscience, uma das empresas que vem se destacando na suplementação esportiva. “O pão era visto antes como vilão, pelo alto nível de carboidrato e baixo valor proteico. Unimos então farmacêuticos, químicos, nutricionistas, pesquisadores nutricionais e, é claro, chefs de cuisine e os atletas, os maiores interessados no resultado”, comenta a responsável pela Vida Leve, Elaine Cristina Schopping Imbiriba.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados