Avanços da Medicina

Dieta congelada

Saiba como essa refeição prática, atraente, e hoje em dia muito saborosa pode se tornar uma vilã se não for consumida de forma correta

Exclusivo Portal

Elas são uma mão na roda para quem quer ter uma alimentação balanceada, e o melhor de tudo, servem para toda a família. São as dietas prontas, congeladas. Tão práticas que já podem ser pedidas até mesmo por telefone. Mas, atenção, para aquelas pessoas que visam se utilizar dessas dietas para literalmente ter uma melhor qualidade de vida começando pelo o que comem, algumas questões precisam ser levadas em conta:

Qual dieta é a minha?

É importante ter em mente que cada organismo age de uma maneira e que, portanto, cada pessoa tem necessidades diferentes. Por isso, o correto é que antes de ligar pedindo a sua dieta você passe por um nutricionista para fazer um teste clínico. Muitas empresas que oferecem esse tipo de refeição também contam com um profissional nessa área.

Só o nutricionista pode recomendar a dieta mais indicada. Ele saberá lhe dizer se você precisa fazer primeiro uma dieta de desintoxicação, ou se pode investir logo de início, caso seja o seu desejo, em uma dieta para emagrecimento rápido, ou até mesmo ultrarápido, geralmente a mais procurada quando se está com pressa para ficar em forma para o verão.

“Em uma consulta nutricional, fazemos uma avaliação corpórea do paciente, para saber sua situação clínica e física, e com base nessas informações indicamos a melhor dieta para ele”, explica a nutricionista Dra. Bianca Araújo de Oliveira, da Vida Leve, empresa especializada nesse ramo de refeições.

“Se o paciente quer uma dieta de emagrecimento ultrarápido, para o Natal, por exemplo, ela será mais rica em proteína do que em carboidrato. Porém, se o paciente relata um mau funcionamento do organismo, cita problemas de inflamação e de intestino, entre outros, “será indicado a ele, primeiro, uma dieta de desintoxicação.”

 

Cardápio

Segundo a nutricionista, um dos maiores erros de quem faz dieta por conta própria está na combinação do cardápio. Algo que não ocorre quando você tem o auxílio de um profissional de saúde. O cardápio errado, ou uma dieta escolhida por conta, sem levar em consideração a avaliação física e clínica podem surtir nenhum efeito ou até mesmo o efeito contrário do almejado.

Então, lembre-se: ligar e pedir um prato com um número específico de calorias não significa que você esteja se alimentando adequadamente.

 

O mito da dieta congelada

Muitas pessoas acreditam que as dietas congeladas não são saborosas e que esse tipo de alimentação não é saudável, mas, a nutricionista Bianca  Araújo de Oliveira  garante: “É mito!”

Dicas para uma dieta saborosa e saudável

  • Antes de comprar um produto ou adquirir a dieta desejada, informe-se sobre a técnica de congelamento que a empresa utiliza. Existem processos que conservam os nutrientes, a textura e o sabor dos alimentos, como o de ultracongelamento, por exemplo.
  • Verifique se as refeições são preparadas sem adição de conservantes, corantes ou amaciantes.
  • Os cardápios são super diferenciados e diversificados, servem a todos os gostos. Vegetarianos ou não. Você encontra desde frutas, verduras, carnes até pizza e outros tipos de massa. Pratos mais simples e mais requintados. Pesquise bem e escolha direitinho o seu. Se tiver dúvidas, recorra ao nutricionista.
  • Se você não quer ficar sozinho na dieta, lembre-se de que grande parte dessas empresas oferecem porções individuais e também para toda a família.
  • Não é só porque são dietas leves, práticas e rápidas que essas refeições não podem ser consumidas por pessoas que querem apenas manter o peso, nem emagrecer, nem engordar. Elas podem ser ingeridas por quem simplesmente quer ter uma alimentação balanceada, mas, não tem como preparar um cardápio adequado em seu dia a dia, seja por falta de tempo ou de conhecimento.
  • E lembre-se: não vale copiar o cardápio da vizinha ou dos amigos. Um organismo é diferente do outro. Portanto, só um nutricionista pode indicar a dieta mais recomendada para você.
+ Saiba mais

Artigos Relacionados