Cardápios e Dietas

O segredo de um corpo mais leve e livre de toxinas com a dieta detox

Saiba como eliminar os efeitos das toxinas no organismo, perdendo peso e ganhando saúde

Exclusivo Portal dieta-detox+verao+vida-leve_

Cansaço, má digestão, sono durante o dia, falta de concentração, problemas intestinais, alergias, enfraquecimento do sistema imunológico, inchaço e dificuldade de perder peso, são sinais de que você precisa fazer uma limpeza geral no seu organismo. Isso porque, o consumo de alimentos à base de açúcares, gorduras saturadas e farinhas brancas, além de carne vermelha, álcool e refrigerantes, provocam a liberação de toxinas que vão inflamando as células, o que acaba gerando desequilíbrios orgânicos em diversos órgãos, principalmente no fígado e no intestino.

É justamente para impedir esse processo infeccioso que surgiram as dietas detox, ou desintoxicantes, que têm como objetivo principal a retirada de toxinas do organismo, e não apenas o emagrecimento. “A detoxificação metabólica tem por definição a redução da toxicidade de uma ou mais substâncias por meio de alterações químicas induzidas no corpo, produzindo um composto menos venoso e mais facilmente eliminado”, explica a nutricionista Bianca A. de Oliveira.

Cardápio saudável e eficaz

Durante uma dieta detox, devem ser retirados do cardápio principalmente as frituras, alimentos que contenham lactose (leite e derivados) e glúten (como farinhas brancas derivadas de trigo, aveia, centeio, cevada e malte) com cafeína, ovo, açúcares, carne vermelha, adoçantes e demais alimentos sintetizados quimicamente. É também fundamental a ingestão de pelo menos 2 litros de água e o consumo de refeições naturais com ingredientes orgânicos, que possuam antioxidantes responsáveis pela prevenção do envelhecimento celular e pela melhora do funcionamento do organismo, tais como a vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros.

Alimentos como arroz integral, peixes, leguminosas (lentilha e grão de bico), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (verde, branco, de hortelã, erva-doce e capim-santo, sem açúcar ou adoçante) são as indicações para um cardápio saudável e eficaz neste período.

“Um dos princípios da dieta detox é a retirada do maior número de alérgenos alimentares, como o glúten e a lactose, pois esses dois componentes são altamente alergênicos, além de levarem ao aumento do ph ácido do organismo. Isso porque outro ponto importante é manter uma dieta o menos ácida, possível, pois um organismo com ph alcalino é mais propenso a eliminar toxinas”, esclarece a nutricionista. Durante e após a dieta desintoxicante é indicada também a suplementação de alguns nutrientes e de microorganismos para a reposição da flora intestinal.

 

Reeducação alimentar

Para Dra. Bianca, antes de se aventurar a fazer essa desintoxicação por conta própria, todas as pessoas deveriam passar pela avaliação de um nutricionista para a aplicação de uma dieta detox individualizada. “Isto porque, a dieta ocidental é altamente ácida, ou seja, consome-se muita carne, leite e derivados, frituras, trigo, o que acarreta em diversos problemas de saúde que poderiam ser corrigidos somente com a alimentação, de forma muito simples”, acentua. Isto é, uma alimentação saudável e balanceada pode reequilibrar vitaminas e nutrientes que ajudam nos processos biológicos, surtindo efeitos que aparecem em todo o corpo, inclusive nas unhas, no cabelo e na pele.

Embora a dieta detox não tenha por objetivo principal a eliminação de peso, o que acontece é que com a ingestão de alimentos benéficos para cada caso, o paciente pode ter uma melhora, por exemplo, na frequência de suas necessidades biológicas, o que pode levar a uma perda de peso devido à diminuição de retenção de líquidos, ou ainda, pode ter uma melhora da função do sistema linfático, eliminando o inchaço e também levando ao emagrecimento. “As queixas do paciente podem apresentar melhora após 7 dias de dieta, outras com 14 dias, cada caso é um caso”, destaca a nutricionista.

Para facilitar o dia a dia das pessoas, até mesmo refeições prontas e balanceadas por nutricionistas já estão disponíveis no mercado para que os consumidores tenham maior facilidade e acesso à desintoxicação alimentar. É o caso, por exemplo, da Vida Leve, em Curitiba, que possui uma linha de refeições congeladas própria para a dieta detox, ou seja, são refeições na quantidade certa em calorias, sem glúten, sem lactose e sem gorduras trans, para que seu efeito seja efetivo. Essa, aliás, é uma nova tendência no mercado de alimentos prontos, como é o caso da Confeitaria Requinte, que também possui uma linha de pães integrais sem glúten e sem lactose, aumentando o leque de opções para as pessoas que desejam desintoxicar o corpo e perder peso. Tudo isso, para facilitar a vida de quem não tem tempo ou habilidade de elaborar um cardápio condizente com a dieta detox.

 

Dicas para a manutenção dos efeitos da Dieta Detox

  • Consuma frutas, verduras e hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos, para não sobrecarregar ainda mais o organismo com toxinas
  • Evite as gorduras saturadas (carnes, embutidos e derivados do leite), as gorduras trans (margarinas, biscoitos, sorvetes e alimentos industrializados) e as frituras
  • Prefira o azeite de oliva no preparo das refeições, pois é rico nos ácidos graxos ômega 6 e 9, ou o óleo de coco, que tem propriedades antioxidantes e benéficas para o intestino – ambos têm rápida absorção e metabolização
  • Evite alimentos ricos em corantes, conservantes e adoçantes artificiais, e os enlatados, que podem conter substâncias tóxicas
  • Opte pelos carboidratos integrais ou naturais, como os do arroz, cereais, batata, mandioca e inhame
  • Evite as carnes vermelhas, que acidificam o sangue e prejudicam o processo de desintoxicação
  • Coma mais peixes, que concentram ômega 3 e gordura poli-insaturada com propriedades anti-inflamatórias
+ Saiba mais

Artigos Relacionados