Apneia Ronco

Sono saudável, um sonho de consumo

Qualidade de vida também se conquista dormindo bem

Não é novidade para ninguém que precisamos cuidar da alimentação, praticar exercícios, ter uma atitude saudável para conseguir viver bem e melhor. O que muitos talvez esqueçam é que ter um sono saudável é fundamental para ter saúde, disposição e qualidade de vida.

Para o cirurgião dentista graduado pela American Academy of Sleep Disorder, nos Estados Unidos, e membro da Sociedade Brasileira do Sono, Marcello Tamura S. Brasil, hoje em dia o ronco e a apneia, que é a interrupção da respiração, são os dois principais males que acabam com a qualidade do sono, e geram uma série de problemas desde a falta de concentração, sonolência diurna, baixa produtividade, problemas hormonais e até depressão. “Sem contar que o ronco é considerado um distúrbio social. Incomoda o marido ou a esposa, a família e os amigos durante alguma viagem ou em uma confraternização. Todo mundo que ronca sofre um tipo de preconceito”, diz Dr. Marcello Brasil.

O ronco é provocado pelo mau posicionamento da língua ou uma má postura bucal. Pode ocorrer também devido à flacidez na língua ou nos músculos da garganta e faringe. Dr. Marcello conta que antigamente, roncar era sinal de que a pessoa estava dormindo bem. “Quem nunca ouviu uma avó dizer ‘está roncando porque está dormindo bem’. Grande engano! As pessoas que roncam não tem boa qualidade no sono e isso se agrava quando o nível vai do leve e moderado para o avançado”.

Além do ronco, a apneia também figura como um dos principais males. O especialista explica que, a apneia é uma pausa respiratória que acontece várias vezes durante a noite. Em muitos casos, o paciente que sofre desse mal não sabe, pois esse distúrbio não o desperta e dá a sensação de que dormiu a noite toda. Por isso cabe aos parceiros avisarem, já que são eles que identificam as pausas na respiração. “A qualidade de vida do indivíduo que sofre de apneia é muito prejudicada. Primeiro neurologicamente, pois para uma pessoa que é advogado ou professor, não vai conseguir fixar o que aprendeu durante o dia, justamente por não dormir bem em consequência desse mal”. Dr. Marcello afirma que a mesma coisa acontece com os atletas, já que cardiologicamente, o coração precisa trabalhar mais para conseguir levar o oxigênio para os órgãos, causando cansaço excessivo no miocárdio. “O atleta tem o rendimento baixo e não sabe o por quê. Somente tratando a apneia, voltando a oxigenar o cérebro e o corpo corretamente, que esse desportista voltará a ter seus melhores resultados”, alerta o doutor.

Foi o que aconteceu com o engenheiro civil Romeu Stencel. Ele que sofre de apneia percebeu que, com o tratamento adequado, pode ter uma vida muito melhor, com muito mais qualidade. “Sempre acordei meio angustiado, com a ansiedade já alta. Achava que era psicológico por eu ser uma pessoa ansiosa por natureza. Percebi, após o exame de polissonografia, que o meu problema era o despertar noturno, já que eu acordava cerca de 15 vezes por hora e não sabia”, conta Romeu. A solução foi colocar a prótese intraoral, recomendada para mais de 75% dos casos de apneia, e observar as mudanças. “Já no primeiro mês e senti uma melhora significativa na minha vida. Até a minha autoestima melhorou”, comemora.

Dr. Marcello relata que o uso da prótese faz com que o paciente sinta as melhoras já nas primeiras noites de uso, e pondera: “o mecanismo da prótese é simples e de fácil uso e adaptação, o molde é feito na hora e não prejudica a arcada dentária”. O Sr. Romeu compara o uso da prótese intraoral com o uso dos óculos. “Se você tem a vista embaçada, acaba se acostumando, somente depois que começa a usar os óculos é que você percebe a diferença. A mesma coisa é com a prótese. Depois que você começa a usá-la com frequência é que você sente a diferença no dia a dia, e percebe como dormia mal antes. Agora eu acordo, descansado e disposto, sem aqueles medos e angústias que eu tinha antigamente”.

Dormir muito não significa dormir bem. Dr. Marcello esclarece que dormir 12 horas por dia não significa que o indivíduo está aproveitando o momento de descanso com qualidade. “O importante é que as pessoas tenham todos os ciclos do sono, principalmente a fase R.E.M., onde a saúde se regenera. Dormir sem interrupções, e assim repor suas energias como deveriam”, indica o médico. Então, aos primeiros sintomas um especialista deve ser procurado para a realização dos exames que vão identificar as causas e o tratamento para os distúrbios do sono.

 

Fique atento:

Se você tem alguns (ou todos) os sintomas abaixo, procure um especialista em males do sono. Você pode estar minando a sua qualidade de vida.

  • Cansaço
  • Sonolência
  • Perda de mamória
  • Falta de concentração
  • Câimbra
  • Irritabilidade
+ Saiba mais

Artigos Relacionados