Beleza e Estética

Seus cabelos de volta

Técnicas avançadas de transplante microfolicular devolvem a identidade facial com cabelos naturais e saudáveis

seus-cabelos-de-volta+clinicabelo

Embora não sejam vitais para ninguém, os cabelos são elementos essenciais da nossa identidade. Quando são saudáveis e bonitos, refletem sedução, beleza e jovialidade. Ao compor a moldura do rosto, denunciam nosso estilo de vida, sinalizam mudanças de comportamento e parecem até nos dar mais segurança para nos sentirmos mais atraentes e confiantes. Além disso, os cuidados com os cabelos expressam nosso zelo, nossa vaidade e a preocupação que temos com nossa aparência física e nossa saúde. Por isso, eles são marcantes e chamam tanta atenção.

Para quem já não pode contar com esse “acessório” tão importante, a calvície pode representar até um constrangimento. Para a maioria, é vista como uma situação natural, mas, para as mulheres, a calvície é um transtorno grave, com sérias consequências para a autoestima e a saúde emocional.

“Felizmente, hoje, as técnicas cirúrgicas estão muito evoluídas e o transplante de cabelo é uma área da cirurgia que apresenta resultados surpreendentes e naturais, que resgatam a autoestima do paciente”, afirma a Dra. Cristiane Kist Klimovicz, especialista em cirurgia, com Mestrado, Doutorado e Pós-Ph.D., que atua exclusivamente com o transplante microfolicular e restauração capilar.

Assim como outras cirurgias restauradoras, no transplante capilar a arte é tão importante quanto a técnica cirúrgica utilizada. “Para termos o domínio desta arte fio a fio, nós estudamos técnicas, nos aprimoramos sempre, buscamos ficar por dentro dos avanços nesta área e conhecemos em profundidade a fisiologia do cabelo”, salienta a especialista.

 

Arte fio a fio

O transplante capilar é um procedimento minucioso, que requer muitas horas de trabalho exaustivo. São de 6 a 8 horas de cirurgia, da qual participam a médica cirurgiã, anestesista e cardiologista, além de sete instrumentadoras que auxiliam no preparo dos folículos capilares com uso de microscópios com visão tridimensional.

“Este procedimento de restauração visa sempre criar uma aparência natural, que atenda aos objetivos do paciente”, explica a médica. Na maioria dos casos, os cabelos transplantados começam a crescer em 2 ou 3 meses após a cirurgia. Ao completar um ano, o crescimento e espessamento alcança 90% do resultado. Porém, o cabelo continua crescendo até 24-36 meses após a cirurgia. “Por esta razão, oriento o paciente no sentido de não criar uma expectativa precoce dos benefícios do transplante, ou seja, antes de um ano”, finaliza Dra. Cristiane.

 

Alguns destaques do transplante microfolicular

  • O transplante microfolicular é feito fio a fio, baseado no conceito moderno de unidades foliculares ou famílias (de um a quatro fios), preparadas no microscópio e implantadas com agulhas, deixando o aspecto natural, sem o efeito “cabelo de boneca”;
  • O procedimento não causa rejeição, pois o cabelo transplantado é da própria pessoa e não carrega no código genético risco de calvície;
  • A anestesia utilizada é local com sedação, assistida por um médico anestesista durante todo o procedimento;
  • Em 30 dias após o procedimento, o paciente já pode usar tintura no cabelo;
  • O cabelo que cai após ser transplantado mantém suas raízes permanentes. É a partir dessas raízes que crescerão novos fios;
  • O transplante capilar pode ser realizado em megassessões, com um ano de intervalo entre cada uma, desde que haja área doadora suficiente, isto é, depende do grau de evolução da calvície e do tamanho da área doadora, que é a faixa de couro cabeludo localizada na área posterior e lateral da cabeça;
  • Os cabelos que foram transplantados não caem, pois são programados geneticamente para não cair (são retirados da área posterior da cabeça), ou seja, o transplante de cabelo nada mais é do que uma redistribuição de cabelos da região posterior para as áreas calvas.
+ Saiba mais

Artigos Relacionados