Beleza e Estética

Dê adeus a presilhas e lenços para disfarçar a falta de cabelo

Transplante capilar é feito com os fios de cabelo da própria pessoa e tem resultado natural. E mais, com a técnica, o cabelo nasce, cresce e dura a vida toda

Exclusivo Portal

O famoso “cabelo de boneca”, resultado artificial de antigas técnicas para restauração capilar, ainda assombra muitos homens e mulheres na hora de buscar um método para acabar com a tão incômoda falta de cabelo. Por isso, muita gente prefere sofrer com a ausência dele. Mas, é preciso deixar esse fantasma de lado e lembrar que essas técnicas se modernizaram tanto, que hoje é possível utilizar a própria raiz do cabelo para preencher regiões onde houve perda, de uma maneira uniforme, isto é, sem os antigos tufinhos e imperceptível. É o caso do transplante capilar.

Se o seu medo era o de que alguém ficasse sabendo que você se submeteu a uma técnica para repor e/ou ter mais cabelos, fique tranquila (o). O transplante cirúrgico, realizado em geral com anestesia local e sedação, visa somente redistribuir o cabelo. “São retirados fios, geralmente da parte posterior e lateral da cabeça, para serem introduzidos nas áreas em que há falta de cabelo”, diz a médica cirurgiã Dra. Cristiane Kist Klimovicz, do Centro Medico Pietà.

Outra boa notícia é que os fios transplantados não caem. Eles duram a vida toda porque são retirados de áreas não sensíveis aos hormônios que provocam a queda do cabelo. “Crescerão normalmente, podendo ser cortados e tingidos um mês após a cirurgia”, garante a médica.

Segundo ela, poucas mulheres sabem que podem ser beneficiadas pelo transplante. Atualmente, a técnica é mais conhecida e procurada pelos homens. “Em geral, as mulheres também demoram mais para procurar ajuda porque conseguem disfarçar a falta de cabelo com uso de presilhas, lenços, laços, entre outros acessórios”, comenta.

Transplante X Implante
Dra. Cristiane diz que é preciso atentar ao fato de que o transplante é diferente do implante. No implante se usa fio sintético [artificial] enquanto que no transplante é utilizado o cabelo do próprio paciente para repor as áreas necessárias.

“Os cabelos estão muito longe de terem um resultado natural com fibras artificiais”, diz ela. “Além disso, no implante, os fios podem se quebrar, fazer uma infecção local e até rejeição. Já no transplante, como são utilizados os próprios cabelos do próprio paciente, não há esse risco.”

No transplante também não é necessária a manutenção extra como nos fios artificiais. O fio de cabelo sintético é uma estrutura sem vida e que, portanto, ao ser implantado não cresce com o correr do tempo. Diferente do fio natural, que ao ser transplantado, passa por todas as fases dos cabelos normais.

A cirurgia
Em geral o transplante de cabelo é realizado com leve sedação e anestesia local. As unidades foliculares (grupos de 1 a 4 fios) são colocadas uma a uma, delicada e artesanalmente. É um processo trabalhoso e demorado, que pode levar de 6 a 8 horas. Não há necessidade de curativo após a cirurgia.

Quem pode fazer
Homens e mulheres, jovens, adultos e até idosos. Desde que em bom estado de saúde física e mental, e após avaliação clínica e laboratorial.

Retorno às atividades
Os cabelos podem ser lavados já no dia seguinte, com orientação médica, e o paciente está liberado para retornar ao trabalho dois dias após a cirurgia. Porém, a redução do inchaço ocorre três ou quatro dias após o procedimento.

Cuidados
Nas primeiras semanas o sol deve ser evitado de uma forma direta. Aconselha-se o uso de bonés e/ou chapéus que não apertem.

+ Saiba mais