Avanços da Medicina

Ronco prejuízo na saúde, no trabalho e na família

Especialista alerta para os danos que uma noite mal-dormida pode causar em todas as esferas da vida

ronco-prejuizo-na-saude-no-trabalho-e-na-familia marcello-brasil

O que a pressão arterial, controle do peso, depressão, fadiga, bem-estar, qualidade de vida e até o coração têm em comum? A resposta é a relação direta com a qualidade do sono. Essa foi a conclusão apresentada em uma das mesas no Congresso Internacional de Cardiologia, realizado em novembro de 2013 no Texas (EUA). Quem faz o relato é o cirurgião-dentista Marcello Tamura S. Brasil, especialista na área respiratória e em odontologia do sono e integrante do corpo clínico do Hospital Vita Batel, referência na área cardiológica no Sul do País.

“A busca pelo sono adequado deve ser constante, pois não se trata apenas de um bem-estar temporário. A saúde e o equilíbrio de todo o organismo estão em jogo”, afirma o profissional, que é membro da Sociedade Brasileira do Sono, graduado pela American Academy of Sleep Disorder (EUA), pela Escola Paulista de Medicina e pela University of British Columbia, no Canadá.

O representante comercial Wladmir Vargas Farinha, de 54 anos, conhece bem os problemas causados pelo ronco. Preocupado com as noites mal dormidas, que estavam afetando não apenas ele, mas também sua esposa, Wladmir buscou indicação e chegou até o consultório do Dr. Marcello. “Roncava demais e não suportava o cansaço no dia seguinte. Em janeiro de 2013, depois de passar por exames e avaliações médicas, optei pela placa intraoral e dei adeus ao ronco”, comemora aliviado.

Segundo o especialista, a placa é uma espécie de prótese bucal usada à noite, que tem como objetivo reeducar a respiração nasal durante o sono. Ela desbloqueia a passagem de ar e evita as crises de apneia – espécie de parada respiratória que pode durar vários segundos. A placa já é recomendada para a maioria dos casos que chegam até o consultório, mas para algumas apneias mais severas a recomendação são aparelhos que insuflam o ar nos pulmões, por meio de máscaras.

 

Qualidade

Albanita Alves Vieira de Lima, que deixou Curitiba e escolheu Florianópolis para viver sua aposentadoria, também utiliza a placa. “Sentia muitas dificuldades para dormir. Fiz uma polissonografia para detectar as alterações do sono e cheguei até a usar essa máscara que insufla ar e ajuda a gente a respirar, mas nada adiantou”, relembra.

Foi através da indicação de uma amiga que, em 2009, ela conheceu a placa intraoral e o trabalho do profissional. Bem informada, Albanita não pensou duas vezes para começar a usar a placa. “Não incomoda em nada. Muito pelo contrário, desde o primeiro dia que usei, nunca mais ronquei. Estou feliz e aproveitando a melhor fase de minha vida”, comemora.

A placa intraoral é uma exclusividade e tem patente internacional, o que a difere de outras que surgiram no mercado. Pode ser utilizada por adultos, idosos e crianças que roncam e querem deixar este incômodo de lado. A placa é confeccionada e ajustada para cada paciente e exige manutenção semestral, para manter a ação do tratamento, e é um investimento pequeno diante do grande benefício para a saúde.

 

Atenção às crianças

Ficar sonolento na escola não é a única indicação de que uma criança pode ter problemas para dormir. A falta de vontade de brincar e descobrir coisas novas pode ser sintoma de noites mal dormidas devido ao ronco ou dificuldade para respirar.

“Uma adenoide ou uma rinite alérgica podem, sim, prejudicar a respiração da criança e, sem dúvidas, interferir na qualidade do sono e no desenvolvimento infantil. Nesses casos, é preciso uma investigação no padrão respiratório para sanar o processo”, explica o profissional, que atende diversos casos infantis em seu consultório.

 

Sintomas dos distúrbios do sono:

  • Sonolência excessiva;
  • Fome excessiva ou perda de apetite;
  • Cansaço constante;
  • Sedentarismo;
  • Depressão;
  • Pressão alta.
+ Saiba mais

Artigos Relacionados