Bem Estar

É proibido estudar só para a prova

A psicopedagogia ajuda crianças e adolescentes a reencontrarem o prazer em estudar e melhorar o desempenho escolar não só para a prova

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O  filho da jornalista Elaine Caús, de 16 anos, sempre foi um aluno exemplar. Nunca teve dificuldades de aprendizagem e seu desempenho nos estudos era satisfatório. Até que em 2011, quando se mudou de Foz do Iguaçu para Curitiba, suas notas pioraram drasticamente e ele estava praticamente reprovado. Foi aí que a sua mãe resolveu procurar  uma ajuda especializada. “Ele passou por uma mudança muito grande. Colégio, cidade, amizades, tudo. E isso afetou profundamente o seu rendimento escolar. O ano estava 90% perdido e eu precisava fazer alguma coisa por ele”, conta Elaine, que já havia procurado auxílio de outros profissionais, sem bons resultados.

Com a psicopedagogia o adolescente reaprendeu a estudar. O filho de Elaine iniciou o trabalho com a equipe na metade de 2011 e conseguiu recuperar o ano que estava praticamente perdido. “É crer pra ver. Foi um milagre. Acreditei desde o início que seria possível e, juntos, conseguimos este excelente resultado”, afirma a mãe orgulhosa, lembrando que o apoio da escola foi fundamental.

H.E.L.P.

A psicopedagoga e psicóloga Sabrina Jany Guetta Gelhorn e sua equipe do Centro Psicopedagógico Parceria desenvolveram um instrumento de trabalho chamado H.E.L.P. (Hábito de Estudo Livre Personalizado), que cria condições para que o próprio aluno atue conscientemente na conquista de seus objetivos, resgatando o prazer pelo estudo. A ideia é que cada um desenvolva seu método.

A partir de uma avaliação inicial, o próprio aluno, com o auxílio de um mediador, elabora seu planejamento. “O objetivo é dar autonomia ao estudante. Todos são capazes de aprender, porém cada um no seu ritmo e limite”, diz a psicopedagoga.

A hora certa

Os psicopedagogos desempenham importante papel no processo de ensino. Trabalhando em parceria com professores, escola, equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, neurologistas e psiquiatras) e família, eles buscam aprimorar a qualidade do aprendizado de alunos com dificuldades na escola.

Quando os pais começam a questionar se o filho está com alguma dificuldade, isso pode ser um alerta para a necessidade de orientação profissional. “Tomar a providência certa garante não só uma criança ou um adolescente com facilidades para desenvolver o seu aprendizado, mas também ajuda a prepará-los para se tornarem pessoas sem traumas, livres das experiências negativas, autoconfiantes e com a autoestima elevada”, destaca Sabrina que atua há mais de 30 anos na área.

Foi o que fez o sommelier Ademir Siqueira. “Quando eu e a minha mulher vimos que o Nathan estava com cinco notas muito baixas,  andava desatento e desmotivado, percebemos que era a hora de procurar ajuda especializada. O método criado e desenvolvido pela equipe faz a criança se sentir  responsável pelo seu desempenho na escola”, conta. Seu filho de 13 anos mudou a postura ao estudar, recuperou as notas e passou de ano. “Eu busquei ajuda de muitos profissionais, mas na Parceria descobri a causa do problema e, por isso, tivemos um resultado tão surpreendente. Meu filho agora gosta de estudar e toda desatenção diminuiu”, diz.

Quando o estudante apresenta sinais de que não está acompanhando o desenvolvimento da turma, os pais devem consultar primeiro um psicopedagogo para ter um diagnóstico correto. No centro psicopedagógico também há aulas particulares individualizadas, sempre como parte de um planejamento e não só como solução. Esse tipo de ajuda sempre tem a orientação da psicopedagoga e sua equipe, para que  o aluno possa criar autonomia, descobrindo seu próprio método de estudo e assim aprendendo a aprender.

Eloisa Gris, de 16 anos, precisou reaprender a estudar para conseguir melhorar o seu desempenho. Era só chegar o dia da prova e ela ficava tão nervosa que não conseguia aplicar todo o conteúdo  estudado. “Eu bloqueava e nunca rendia o que tinha condições de render. Ficava frustrada quando via o resultado da prova. Uma amiga me indicou a Parceria e comecei a fazer um acompanhamento com eles. Aprendi a me conhecer melhor e passei a ter mais segurança e confiança em mim mesma”, diz a estudante.

São pequenas mudanças que fazem toda a diferença na rotina de redescobrir o prazer de aprender. O método desperta no aluno formas peculiares e prazerosas de aprendizado e traz resultados não apenas no desempenho escolar, mas, principalmente, na vida.

Nesse processo é muito importante o papel da escola, que é onde o aluno passa a maior parte do tempo. “As escolas são grandes aliadas e me ensinam muito”, diz Sabrina.

Uma importante aliada

Além da psicopedagogia, Sabrina terá o auxílio da psicologia no trabalho que realizará com os alunos e seus familiares. “Dessa forma, o tratamento será mais completo e os resultados ainda mais rápidos. As aulas trabalham a dificuldade, a psicopedagogia, as causas da dificuldade, fazendo do estudo um hábito integrado ao cotidiano e ao desenvolvimento de cada um. Com a psicologia será possível trabalhar melhor os aspectos emocionais e o relacionamento com a família”, explica.

Cada pessoa é única no que diz respeito ao seu temperamento, composição genética, percepções e necessidades. Contudo, a formação da identidade se processa através das interações familiares. Assim, o sentido que cada pessoa atribui à vida, aos relacionamentos, as suas expectativas, bem como a sua autoestima, estão relacionados à família. Por conta disso, Sabrina utilizará uma abordagem sistêmica para que o aluno, em alguns casos, não seja trabalhado somente de forma isolada.

Massoterapia

A massoterapia pode ser uma aliada muito importante em fases mais agudas de estresse, principalmente, em épocas de pré-vestibular e de concursos. Os pais e alunos podem relaxar ou tratar alguma dor, se beneficiando com a técnica. Wladimir Gomes Ferreira, massoterapeuta e formado em educação física, realiza consultoria para todas as idades, com o objetivo de orientar e ensinar como conquistar uma rotina mais saudável. “Com pequenos ajustes no dia a dia é possível alcançar a tranquilidade e favorecer o desenvolvimento educacional”, comenta Wladimir.

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