Dentistica Restauradora / Odontologia Estética

Dentes

Eles são fundamentais para a saúde e essenciais para a plástica facial, para a sustentação dos tecidos e a revitalização do rosto

Um sorriso fala sem nada dizer. Desarma mal-humorados de plantão, contamina o ambiente de energia positiva e contagia todos ao redor. A vida já é séria demais para perdermos tempo com a cara fechada e o sorriso escondido. Pessoas que nunca sorriem são vistas como chatas, ranzinzas e de mal com a vida, mas nem sempre é uma questão de temperamento. A seriedade pode esconder problemas bucais como cáries, diastemas (dentes separados), mau hálito, escurecimento dentário, falta de dentes, restaurações malfeitas, aparelhos, dentes desgastados pelo bruxismo (quando a pessoa aperta ou range os dentes), entre outros fatores. Inseguras, elas acabam deixando de sorrir.

Está cada vez mais fácil deixar a vergonha no passado. A cirurgiã-dentista Dra. Adriane Paglia, especialista e mestre em odontologia estética, conta que há diversas opções de procedimentos reabilitadores que trazem conforto, estética e recuperam a função dos dentes. “Um grande número de possibilidades terapêuticas têm sido empregadas na área com sucesso. Dentes com tamanho certo e posição correta significam muito mais do que um sorriso agradável. São responsáveis pelo suporte facial, sustentando tecidos moles e dando equilíbrio à face”, explica a Dra. Adriane.

Dentes bem posicionados garantem uma boa fonação, boa mastigação e melhor aproveitamento dos alimentos ingeridos. Também são os dentes os responsáveis pela estabilidade da mandíbula e pelo bom funcionamento da articulação temporo-mandibular. “Quando os dentes são perdidos, mudam de posição ou sofrem desgastes, a altura do terço inferior da face vai diminuindo. Com isso, nosso queixo fica mais proeminente, o nariz tende a descer, o lábio fica mais fino e os cantos da boca ficam com uma ‘preguinha’. Todas essas mudanças vão ocorrendo lentamente, ocasionadas pela perda de suporte dos tecidos moles, que é dada pelo osso e pelos dentes”, descreve a especialista.

A secretária executiva Sueli Bianchi, de 54 anos, estava insatisfeita com o seu sorriso. “Meus dentes eram muito pequenos em relação à gengiva, que aparecia demais quando eu sorria. Usei aparelhos por quatro vezes, mas mesmo assim faltava alguma coisa. Foi quando meu ortodontista indicou uma especialista e resolvi fazer o tratamento”, conta Sueli. “Coloquei lentes de contato em dez dentes superiores, além de reabilitar dois caninos.” As facetas e lentes de contato em porcelana corrigiram as imperfeições, manchas leves, lascas e fraturas de dentes, dando um sorriso novo a Sueli.

O resultado foi tão surpreendente que o marido e o filho também fizeram o tratamento estético. “Estou extremamente satisfeita. A Dra. Adriane possui uma excelente equipe de suporte, que nos passa muita segurança. Sorrio com mais vontade e até uso batom vermelho, algo que não fazia antes”, comemora.

Não há dúvidas de que as facetas/lentes fazem toda a diferença na restauração estética do sorriso, mas para que os tecidos da face sejam beneficiados é necessário reestabelecer previamente a dimensão vertical, que é perdida pelo desgaste e ausência dos dentes. “Esta dimensão será restabelecida colocando o dente em seu devido lugar, reabilitando os mesmos com próteses, restaurações e outros procedimentos”, reforça a especialista.

O publicitário Davi Massara, de 24 anos, realizou um longo tratamento envolvendo outros profissionais, como periodontista e ortodontista, mas só concluiu o tratamento quando foi encaminhado para um profissional especialista em dentística restauradora. “Finalizei o tratamento com a colocação de facetas cerâmicas, estou satisfeito pois realizei meu mais antigo sonho. Antes do tratamento, eu tinha vergonha de sorrir. Hoje a vida ficou ainda mais feliz e o novo sorriso me deu mais autoconfiança e maior estima”, comemora Davi.

 

Avaliação e planejamento

Pacientes de todas as idades podem sofrer perda das estruturas dentárias e cabe ao profissional especializado diagnosticá-las e planejar o tratamento ideal. A correria do dia a dia, a cobrança por sucesso e por perfeição geram um estresse muito alto, e boa parte disso é descarregada nos dentes. “A taxa de pacientes que apertam os dentes tem aumentado drasticamente e este apertamento leva a um desgaste e à fratura dos mesmos, ocasionando diminuição do terço inferior da face e um envelhecimento precoce do rosto”, explica Adriane.

Ela conta que este trabalho de restabelecer a dimensão vertical (altura da face) é realizado de forma provisória, com resina composta, e posteriormente substituído com porcelana, para que tenha mais harmonia de cor, forma e estabilidade oclusal. “Esta fase provisória dá tempo para os tecidos moles se posicionarem melhor, para avaliarmos junto com o paciente as melhoras promovidas. Também nos dá informações para realizarmos um trabalho final com mais previsibilidade”, destaca.

Uma boca bonita é sinal de um organismo saudável e uma autoestima acentuada. Após um tratamento de dois anos, a empresária Sandra Cristina Cadore, de 43 anos, voltou a sorrir e a falar em público sem sentir-se incomodada. “Os meus dentes e o meu sorriso deixaram de ser um problema na minha vida. Convivi com esta insegurança e descontentamento desde criança, mas, a partir do momento em que encontrei um profissional em que confiei, tudo foi se resolvendo”, conta.

As maiores queixas de Sandra, além do sorriso, eram dores de cabeça frequentes, deslocamento do maxilar e dificuldade na mastigação. Ela reabilitou os dentes, usou aparelho ortodôntico e fez toda a parte estética e funcional de sua boca. “Estou muito satisfeita com o resultado. Atendeu todas as minhas expectativas. Passei a mastigar melhor e me sinto mais segura para comer, conversar e sorrir”, completa.

São muitos os tratamentos para melhoria estética do sorriso. Todos buscam a harmonia e o equilíbrio entre o lábio, a gengiva, os dentes e sua relação com a face. “Muitos são os casos que resolvemos apenas restaurando os dentes, porém muitos outros necessitam da atuação de várias especialidades odontológicas para atingirmos a excelência. Dessa forma, conseguimos revitalizar a aparência facial e do sorriso, proporcionando ao paciente maior leveza e criando um aspecto de maior jovialidade”, conclui Dra. Adriane Paglia.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados