Odontologia

Um sorriso bonito e natural não é só para estrelas

Capinhas instaladas na parte de fora dos dentes promovem rapidamente um sorriso mais branco, harmônico e natural

Exclusivo Portal

Foi se o tempo em que um sorriso perfeito era coisa de estrela de TV ou de Cinema. Atualmente, quando os dentes estão mal posicionados, com alteração de cor e tamanho, ou com outros desajustes, é possível recorrer a técnicas que proporcionam e/ou devolvem a beleza natural e a harmonia do sorriso quase que da noite para o dia. Entre essas técnicas, estão as facetas de porcelana ou de resina. São capinhas instaladas rapidamente na parte de fora do dente, com fins, basicamente, estéticos.

“As facetas de resina são colocadas em uma única sessão, e as de porcelana, em duas”,explica a cirurgiã dentista Dra. Adriane Paglia, mestre e especialista em Dentística Restauradora e Odontologia Estética. Na primeira sessão são realizados os preparos necessários nos dentes, a moldagem e a confecção de facetas provisórias. Na segunda, as facetas são cimentadas e o procedimento está concluído.

“O paciente ganha um sorriso mais saudável, bonito e harmônico, basicamente, da ‘noite para o dia’, já que este tipo de trabalho é muito rápido”, comenta a cirurgiã. “As pessoas também vão perceber que ele está com o sorriso mais bonito, porém, sem saber do procedimento estético pelo qual passou”. Ela acrescenta que não há alteração no dia a dia do paciente em função do procedimento. “Isto é, ele continua com suas atividades normais.”

Indicação

As facetas de porcelana e de resina são indicadas para resolver esteticamente qualquer alteração no conjunto dentário que leve a uma desarmonia do sorriso, como: dentes desgastados e curtos, com alteração de cor, fora de posição, ou com espaço entre eles.

Nos pacientes em que há desgaste nos dentes por algum habito parafuncional, como no caso do bruxismo, é feita uma placa miorrelaxante (após a finalização do trabalho) para proteger o procedimento.

Como funciona? Dói?

Quando não é necessário desgastar o dente ou trocar restaurações antigas, as facetas podem ser realizadas até mesmo sem o uso de anestésico, portanto, sem causar qualquer tipo de desconforto ao paciente. Caso contrário, após a anestesia, o paciente não sentirá mais nenhum tipo de incômodo.

Recomendações e cuidados

As facetas feitas com resina pedem do paciente maior cuidado com alimentos escuros, pigmentados e ácidos, que podem causar manchas e desgastes neste tipo de material. “Em alguns casos uma simples limpeza e repolimento resolve o problema. Porém em caso de paciente fumante, ou que toma muito café e/ou vinho, elas podem manchar com o tempo. Aí se indica a substituição das facetas. Mas isso ocorro a longo prazo, em media oito anos”, diz a especialista.

Já as facetas de porcelana são extremamente resistentes. Nunca alteram de cor, não mancham e nem sofrem desgaste. “O cuidado que o paciente deve ter é em relação a morder coisas muito duras com os dentes da frente, pois pode sair uma lasquinha ou trincar. Porém, isso não ocorre com muita freqüência”, finaliza Dra. Adriane Paglia.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados