Beleza e Estética

Cabelos: o resgate da autoestima

Técnicas avançadas de transplante microfolicular devolvem a harmonia facial com cabelos naturais e resistentes

cabelos-o-resgate-da-autoestima+cristiane-kist-klimovicz

Nossos cabelos têm um valor indiscutível como adereço pessoal. Apesar de não terem função fisiológica vital, eles têm uma grande importância psicossocial relacionada à aparência e autoestima. Ao compor a moldura do rosto, sinalizam nosso estilo, personalidade e, muitas vezes, importantes mudanças comportamentais.

Penteá-los, cortá-los, pintá-los de acordo com a própria vontade são formas que cada pessoa tem de expressar sua individualidade. Por isso, podemos dizer que os cabelos são uma das características mais marcantes dos seres humanos, tornando-se elementos essenciais da identidade pessoal. O problema é que, para muitas pessoas, perdê-los significa um transtorno grave, com consequências na autoestima e na qualidade de vida. O que muitos não sabem é que, hoje, as técnicas cirúrgicas estão muito evoluídas, apresentando resultados surpreendentes.

Nesta edição da Revista Corpore, a médica Dra. Cristiane Kist Klimovicz, dedicada exclusivamente ao transplante de cabelo em homens e mulheres através de técnicas modernas e avançadas, esclarece as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

O que significa área doadora e área receptora?
O transplante de cabelo apenas redistribui os fios. Sendo assim, eles são retirados da área doadora (geralmente a parte posterior e lateral da cabeça), e depois de preparados são colocados na área receptora. Estes novos fios de cabelo implantados crescerão normalmente, podendo ser cortados e tingidos. Não haverá evolução para a calvície, pois geneticamente estes fios que foram transplantados são protegidos. O cabelo é retirado do local doador de uma forma simples e rápida, cuja técnica é universal.

De que forma são preparados os enxertos foliculares?
Uma das etapas mais trabalhosas, delicadas e importantes do transplante é o preparo dos enxertos, ou seja, a divisão e composição das unidades foliculares. Como estas unidades são muito pequenas e delicadas, utilizamos microscópios especiais com visão 3D para esta tarefa. As assistentes, munidas desses microscópios, lapidam e classificam um a um cada enxerto folicular. Depois de preparados são cuidadosamente conservados para serem implantados na área calva.

Como é feita a colocação das unidades foliculares?
Assim que as assistentes separam as primeiras unidades, iniciamos sua implantação. As unidades foliculares (UF) são colocadas uma a uma, delicada e artesanalmente. É um processo trabalhoso e demorado, podendo levar de 6 a 8 horas. Utilizamos uma espécie de agulha para abrir os orifícios, de modo a não danificar as unidades foliculares restantes. Geralmente, o paciente recebe uma leve sedação e anestesia local.

Quais os cuidados essenciais para a realização do transplante capilar?
Devido à complexidade da técnica, são constituídas equipes com oito pessoas. Primamos sempre pela segurança: a cirurgia é realizada em local que dispõe de todas as medidas de segurança e o paciente permanece sob controle de todos os seus dados vitais, na presença de um anestesista, um cardiologista e da médica cirurgiã. Pela delicadeza da técnica, podemos dispensar aquelas incômodas e constrangedoras bandagens (ou turbantes). Já no dia seguinte o cabelo pode ser lavado.

Quando o paciente pode retornar ao trabalho?
No segundo dia após o procedimento ele já está liberado, desde que não se exponha a exercícios físicos. Em geral, após três ou quatro dias há redução do inchaço. Em média, após 8 a 12 semanas seus novos cabelos irão começar a crescer.

Quais os cuidados antes da cirurgia?
Basta estar em boas condições de saúde e não fazer uso de remédios que interfiram na coagulação, como o AAS (ácido acetil salicílico).

Depois do transplante, quais as principais recomendações?
O sol deve ser evitado nas primeiras semanas de forma direta. Usar um boné não tem problema. Quanto aos esportes, os mais leves (como as caminhadas) são liberados já no terceiro dia; esteira e bicicleta a partir do quinto dia; musculação e natação após um mês. Estas recomendações têm o objetivo de garantir os melhores resultados.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados