Bactérias que desequilibram
Alterações na flora intestinal podem gerar vários problemas

Você sabia que temos mais bactérias no corpo do que células? Nosso intestino é o principal local onde elas se localizam, e o equilíbrio entre elas é fundamental para que inúmeras funções do nosso corpo ocorram de forma harmônica.
O desequilíbrio da flora intestinal, também conhecido como disbiose intestinal, tem sido apontado como causador de sintomas digestivos diversos, como desconforto abdominal, cólicas, diarreia, obstipação (prisão de ventre) e aumento dos movimentos intestinais.
A disbiose intestinal também parece ser causadora de deficiências de vitaminas, aumento do peso, obesidade, propensão a diabetes, depressão, insônia, ansiedade, entre outros.
Nossa flora bacteriana é sensível, sendo facilmente modificada por uso repetitivo de anti-inflamatórios, antibióticos, álcool e alimentos ricos em açúcares. “Atualmente, através da avaliação do hidrogênio expirado com lactulose, um exame simples e não invasivo, realizado através da análise da respiração, é possível avaliar o aumento de determinadas bactérias nos intestinos e tratar o problema adequadamente”, afirma Dra. Debora Oro Froehner, médica nutróloga da Clínica NutroCARE, em Curitiba.
“Somente após a identificação do desequilíbrio da flora intestinal e seu tratamento é que nos beneficiamos realmente de uma alimentação saudável e rica em fibras e vitaminas”, complementa Dra. Debora.
Assim, se somos mais bactérias do que células, o melhor a fazer é cuidar bem delas, para que sua presença em nosso corpo se reflita em saúde, bem-estar, beleza e disposição.
+ Saiba mais