Bem Estar

Aprendendo a aprender

Crianças e adolescentes reencontram o caminho do aprender com prazer e passam a compreender suas responsabilidades e atitudes diante dos desafios e dificuldades da vida

Um novo método estimula alunos a terem interesse em qualquer assunto ligado à escola, dando um fim ao baixo rendimento nos estudos e colaborando na solução daqueles problemas que já fazem parte do cotidiano de muitas famílias que têm filhos em idade escolar. “Não consigo mais”, “Desisto”, “Não sei o que fazer” e “Já tentei de tudo”, são, sem dúvida, as expressões mais ouvidas pelos psicopedagogos, orientadores escolares, psicólogos e até psiquiatras e neurologistas, além das mães que não conseguem mais encontrar solução para seus filhos.

“Quando os pais começam a questionar se o seu filho está com alguma dificuldade nos estudos, já pode ser um alerta para a necessidade de ajuda profissional. Nesta hora, tomar a providência certa garante não só uma criança sem dificuldades para desenvolver o seu aprendizado, mas também ajuda a preparar para ser um adolescente e um adulto sem traumas, livre das experiências negativas da escola, autoconfiantes e com a autoestima elevada”, declara Sabrina Jany Guetta Gelhorn, psicopedagoga, especialista em pedagogia terapêutica, aplicadora de P.E.I. (Israel), mestranda em Ciências da Educação (Portugal), cursando psicologia e coordenadora do Centro Psicopedagógico Parceria.

Ricardo Guimarães Panini apresentava dificuldades de aprendizagem já aos sete anos, principalmente na escrita. “Desde a pré-escola os momentos de estudos eram sempre um martírio. Ele estudava e eu ficava, ao lado, com o chinelo na mão”, conta a mãe Mara Panini, que no início não compreendeu que seu filho tinha um problema que necessitava de tratamento. “O acompanhamento profissional foi a solução para o ‘nosso’ problema”, acentua Mara. Graças ao trabalho especializado, o estudante chegou ao Ensino Médio sem apresentar obstáculos.

“Baixo rendimento escolar, déficit de atenção e dificuldades de acompanhar o ritmo da turma são apenas alguns dos sintomas que devem ser avaliados pelos psicopedagogos, que são profissionais capacitados para avaliar e tratar os problemas”, destaca Sabrina Gelhorn que atua há mais de 30 anos na área. Quando o estudante apresenta sinais de que não está acompanhando o desenvolvimento da turma, os pais devem consultar primeiro um psicopedagogo para ter um diagnóstico correto antes de recorrer à aulas particulares. Na Parceria as aulas são individualizadas sempre como parte de um planejamento e não só como solução que resultarão em criar autonomia para o aluno.

“As aulas trabalham a dificuldade, nós trabalhamos as causas da dificuldade fazendo do estudo um hábito integrado ao cotidiano e ao desenvolvimento intelectual de cada um, o aluno passa a compreender e assumir sua responsabilidade. Ele não estuda só para seus pais ou para notas na escola, e sim, para ele mesmo”, destaca a especialista. O menino Ricardo tem hoje 24 anos e é um adulto normal, autoconfiante e que desempenha, já há alguns anos, o cargo de gerente da empresa da família, que segundo sua mãe, faz com muita responsabilidade e eficiência.

 

H.E.L.P. Despertando as próprias potencialidades

Os profissionais do Centro Psicopedagógico Parceria criaram uma instrumento de trabalho chamado H.E.L.P. – Hábito de Estudo Livre e Personalizado, que avalia como está seu hábito de estudo. Na Parceria, cada criança ou adolescente descobre seu jeito de estudar, aprendendo a aprender através da orientação e acompanhamento de profissionais especialistas no assunto que dão suporte e confiança ao aluno, mostrando e vivenciando suas conquistas e enfrentando suas lutas diárias. “Todos são capazes de aprender, porém cada um no seu ritmo e limite” enfatiza Sabrina. A avaliação psicopedagógica é indispensável para que seja realizado um planejamento adequado às necessidades individuais de cada aluno, sempre levando em conta a escola, a família e os profissionais necessários, encaminhados de acordo com o resultado desta avaliação.

Foi através da psicopedagia, que a técnica em obras Priscila de Paula Simões conseguiu diagnosticar déficit de atenção e hiperatividade em seu filho Gabriel, de sete anos. Até um ano atrás, o menino se mostrava imaturo para enfrentar a alfabetização, apresentando dificuldades tanto para ler como para escrever. “Consultei uma psicóloga, mas ele não apresentou melhora. Somente depois do apoio psicopedagógico que meu filho amadureceu. Hoje, ele lê e escreve sem problemas. Até a própria escola reconhece a sua mudança e o seu desenvolvimento. Ele está mais tranquilo e consciente de suas obrigações, o que acaba beneficiando toda a família”, descreve a mãe.

“Não existe um vilão ou um culpado, o que é necessário é achar a solução de forma criativa e individualizada, dando responsabilidade ao aluno”, destaca a psicopedagoga. Ela explica que são pequenas mudanças que fazem toda a diferença na rotina de redescobrir o prazer de aprender. O método desperta no estudante formas peculiares e prazerosas de estudar. “Aos oito anos, a maior dificuldade do meu filho era se programar, se auto-organizar para os estudos. Ele não sabia estudar sozinho, dar conta das suas responsabilidades, embora fosse um bom aluno. A partir de um trabalho que durou quatro meses na Parceria, ele passou a explorar mais as suas potencialidades, criando um melhor engajamento com os estudos e se conscientizando de suas próprias responsabilidades na escola e no dia a dia”, conta a advogada Iria Regina Machiori, mãe de Alexandre, hoje com 10 anos. “Incentivar e conscientizar de que todo conhecimento está interligado, aguçando a curiosidade e o raciocínio, fazendo eles se apaixonarem pelo estudo. Esta é a missão da nossa equipe”, revela Sabrina.

Crianças que ao contrário das outras não apresentam qualquer dificuldade, mas acham tudo muito fácil, também passam a ter problemas, pois não estão acompanhando o ritmo da turma e precisam de orientação profissional para saber lidar com isso. Nem que seja para bater um papo com a psicopedagoga, é muito melhor para tirar dúvidas do que deixar agravar um grande erro.

 

Mais Tranquilidade e Autoconfiança

Além de despertar o hábito de estudar com prazer, o Centro Psicopedagógico Parceria oferece técnicas e ferramentas complementares como o H.E.L.P. (Hábito de Estudo Livre Personalizado), para transformar o estudante em uma pessoa mais tranquila e autoconfiante. “Muitos chegam aqui tensos e com autoestima baixa pela inaptidão e dificuldade que apresentam nos estudos. Nestes casos, podemos utilizar outros métodos alternativos que contribuem para o resgate da tranquilidade e autoconfiança necessárias”, afirma Sabrina Gelhorn. Aulas particulares individualizadas (com enfoque para autonomia) para todas as matérias, oficina de redação, e orientação nas tarefas e trabalhos escolares são os serviços desenvolvidos pela Parceria com esse objetivo.

A Parceria oferece também um espaço para a massoterapia, para jovens e adultos, que auxilia no relaxamento, aliviando as tensões do dia a dia dos pais, o que traz inúmeros benefícios também em períodos pré-vestibular e pré-concurso”, complementa a especialista.

Esclareça suas dúvidas sobre as dificuldades que seus filhos enfrentam e  mais informações para ajudar você a compreender esse problema.

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