Angiologia / Vascular

Tratamento de Varizes? Cuide com o sol

Exclusivo Portal varizes+sol+dezembro_2011_

A maioria das pessoas que tem varizes ou vasinhos dilatados acha que não é possível fazer tratamento para curá-los no verão, mas não sabem bem ao certo o motivo. Na verdade, segundo o cirurgião vascular Dr. Dante Calmon Góes, é possível fazer o tratamento em qualquer época do ano. O único problema é que no verão deve-se ter cuidado com o sol devido as manchas que ele pode causar. ‘Não é o clima que impede de fazer o tratamento no verão, é a exposição da pessoa ao sol, se ela não se expuser ao sol pode fazer durante o verão”, esclarece o especialista.

Dr. Dante explica que em alguns tratamentos é feita a aplicação de um medicamento na veia do paciente o que deixa um pequeno hematoma na pele demorando em média uma semana para desaparecer. “O importante é não tomar sol enquanto estiver com a mancha, o sol na realidade não vai manchar, vai fixar uma mancha que já existe. Se você vai pro sol manchado existe uma grande chance de fixar a macha, como uma tatuagem”, explica o médico.


Cirurgia

Nos tratamentos cirúrgicos o processo de reabilitação é um pouco diferente. Nesse caso depende do grau de complexidade da cirurgia. Se ela for uma micro-cirurgia (pequenos ramos) a pessoa deve fazer repouso de 3 dias, e depois disso poderá voltar a trabalhar. Se a cirurgia for de grande porte, com veias grandes o paciente deverá ficar de repouso intenso por uma semana, caminhando pouco durante esse período, e poderá voltar ás suas atividades normais depois de, em média, 15 dias.


Protetor Solar

Uma dica importante para quem fez tratamento de varizes é não esquecer o protetor solar.  Mesmo não havendo exposição prolongada ao sol, com o uso de saias e shorts no verão seu uso é imprescindível para quem tem pequenas manchas e não quer que elas sejam fixadas a pele.

Dr. Dante indica que o tratamento de varizes seja feito no inverno, mas se for feito no verão deve haver maior cuidado com o sol. “Se a mancha é pequena, passar protetor com fator de proteção mais alto é muito importante para a mancha não ficar permanente”, finaliza.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados