Mitos e verdades sobre as varizes
Uma conversa com o especialista Dr. Dante Góes para desvendar esse mal que atormenta principalmente a ala feminina
Um clima tropical como do Brasil é sempre inspirador para o uso de saias e vestidos mais curtos, bermudas, e nas belas praias brasileiras então, não pode faltar biquíni ou maiô para curtir o sol e o mar. Porém, algumas mulheres ainda acabam se privando desse bem estar, mesmo num clima mais ameno e até mais frio, devido às incômodas varizes e/ou vasinhos nas pernas.
Além do desconforto estético, as varizes também podem causar sensação de peso, ardência e até dor, principalmente, quando a pessoa fica em pé por horas a fio.
E apesar do problema ser um velho conhecido da ala feminina, afinal as varizes são consideradas a 7ª doença crônica do mundo ocidental, ainda pairam muitas dúvidas sobre o que provoca o seu aparecimento. Para sanar essas incertezas a Revista Corpore conversou com o cirurgião vascular Dr. Dante Calmon Góes para saber o que de fato são as varizes, suas causas, mitos e verdades.
Varizes? Quem são elas?
As veias possuem válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração. Elas trabalham contra a lei da gravidade, impulsionando o sangue de baixo para cima. Quando possuem algum defeito não conseguem fazer essa movimentação de forma adequada, assim, ao invés do sangue subir até o coração, retorna (desce) e sobrecarrega as veias. Isso faz com que elas inchem formando as varizes.
Se não tratar o problema
Se as varizes não forem tratadas de forma correta podem progredir e desenvolver outras complicações, como dermatite (eczema), flebite e trombose, pigmentação e escurecimento da pele, hemorragias e até úlceras.
Mitos
Muitos mitos em relação às varizes ocorrem pelo fato de se confundir causas com fatores que agravam ou estimulam de alguma forma o surgimento da doença. Vamos aos principais:
Salto alto
O uso diário prolongado de salto alto pode dificultar o bombeamento de sangue nas pernas e facilitar o surgimento das varizes. Mas, ele não é o vilão do problema. Ao caminhar de salto alto a mulher usa apenas a força da coxa, e não da panturrilha (batata da perna) principal mecanismo de volta do sangue, considerada, inclusive, como um coração periférico.
Musculação causa varizes
O exercício físico estimula a circulação do sangue e, com isso, previne o aparecimento de veias doentes. A musculação é um ótimo exercício quando bem orientado e feito em quantidade e frequência adequadas. Porém, fazê-la por muito tempo sem mesclar com um exercício aeróbico aumenta a pressão dentro do abdômen e dificulta o retorno do sangue.
Cremes eliminam varizes
Não há comprovação científica sobre isso. Ocorre uma certa confusão devido ao fato de alguns cremes aliviarem os sintomas das varizes. Há ainda os cremes que são anunciados como eficazes na eliminação das varicoses, mas, na realidade, são apenas cosméticos que escondem os vasinhos.
Depilação provoca varizes
Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. Ocorre que o calor da cera quente pode agravar o problema em quem já o tem. Por isso, nesses casos, os médicos também não recomendam sauna, banho com água muito quente e excessiva exposição ao sol.
Cruzar as pernas dá varizes
Na verdade não causa, porém ela pode favorecer o aparecimento, principalmente se houver uma predisposição genética. Cruzar as pernas ajuda a obstruir o fluxo sanguíneo, principalmente se você passa muito tempo em pé ou sentado.
Todas as varizes doem
Normalmente as varizes não doem, mas, pode existir uma sensação de peso e desconforto nas pernas. Se elas estão doendo é porque deve haver algum processo inflamatório no local. O ideal é que se procure um médico imediatamente.
Verdades
As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que homens
Estudos mostram que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que os homens. Isso se deve bastante a fatores hormonais.
Gravidez provoca varizes
Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes. Mas, há outros problemas que geram a doença, especialmente a questão genética. Ingestão de hormônios, seja por reposição ou uso de anticoncepcional, e excesso de peso também são causadores.
Viagens muito longas facilitam a formação de varizes
Qualquer situação em que você fique muito tempo numa posição só, seja viajando, trabalhando, ou até mesmo numa atividade de lazer, aumenta a dificuldade do sangue da perna retornar ao coração. Isso dá condições maiores para a formação de varizes ou coágulos dentro das veias.
Calças justas estimulam a doença
O problema das calças justas é que elas comprimem excessivamente apenas a região das coxas, quando o correto seria uma compressão do pé até a cintura. Por isso, se for usar calça apertada o ideal é colocar uma meia de compressão por baixo.
Meias elásticas ajudam a prevenir o problema
Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. Por isso, o ideal é que a meia seja indicada pelo seu médico. Jamais compre sem orientação.
Intestino preso aumenta a chance de ter varizes
Nesses casos, a mulher faz mais força para poder ir ao banheiro. Esse esforço causa uma contração/compressão no abdome que é transmitida para as veias das pernas, pressionando-as e aumentando a resistência para um bom retorno do sangue.