Alimentação Saudável

Eu só quero chocolate

Como incluir o chocolate no cardápio de crianças e adultos mantendo uma alimentação saudável na semana pós-páscoa?

Exclusivo Portal

A Páscoa passou e com certeza os ovos de chocolate, barras e bombons serão mais comuns no cardápio de crianças e, também, dos adultos. Quem é que vai conseguir se segurar e não comer aquele pedacinho a mais de chocolate após o almoço ou mesmo durante um papo e outro durante à tarde, no trabalho ou em casa. Os filhos então nem se fala, as crianças querem comer tudo de uma vez e até almoçar chocolate. Sem falar que elas são  devoradoras vorazes, ganhando até dos adultos mais chocólatras!

Então, como incluir o chocolate no cardápio mantendo uma alimentação saudável nas próximas semanas? A nutricionista da Vitaclin – Giliane Nassif – respondeu às principais dúvidas sobre o consumo do chocolate. Você sabe quais são os seus males e seus benefícios? Fique atento as dicas!

  1. Quanto de chocolate é indicado comer por dia?

30 gramas. O equivalente a uma barra pequena ou dois quadrados da barra grande. Prefira sempre o amargo ou meio amargo. O consumo excessivo pode trazer algumas consequências como aumento de peso corporal, aumento da taxa de triglicerídeos sanguíneos e das taxas de colesterol, uma vez que esse alimento apresenta grande quantidade de açúcar simples e gordura saturada.

Evite os bombons, pois seus recheios são ricos em gordura trans (Gordura Vegetal Hidrogenada) que aumentam o colesterol ruim e abaixam o bom colesterol.


  1. O chocolate amargo é o mais indicado, por quê?

O chocolate amargo ou meio amargo apresenta efeitos benéficos a saúde, pois sua composição tem um maior percentual de cacau em relação ao chocolate ao leite ou o chocolate branco. É o cacau que apresenta as propriedades funcionais, boas para o organismo. A principal delas é ser um potente antioxidante, devido à presença dos flavonóides e polifenóis que auxiliam na diminuição da agregação de placas de gordura nas artérias, prevenindo infartos e derrames. Além disso, pela presença da teobromina, apresenta efeito estimulante parecido com o da cafeína.


  1. Quais os benefícios do chocolate?

Chocolate amargo ou meio amargo:

  • Apresenta ação antioxidante;
  • Estudos apontam auxílio na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, justificando a aumento do consumo em períodos de estresse, ansiedade e período pré-menstrual;
  • Estimulante do sistema nervoso.

  1. O que fazer na Páscoa, quando há muito chocolate para comer?

Uma boa opção é porcionar a quantidade de ingestão por dia de chocolate. Caso um algum dia você tenha ingerido a mais, no dia seguinte sua cota de ingestão tem que ser menor. Dessa forma fica mais fácil controlar o consumo evitando o excesso diário.

  1. E as crianças, como evitar que elas troquem as refeições pelo chocolate?

O primeiro passo é não deixar chocolate ao alcance da criança. Fixe horários para o consumo. Trate o chocolate como sobremesa. A criança tem que entender que em primeiro lugar vem a refeição! A quantidade ideal é a mesma, 30 gramas/dia, que pode ser servida após o almoço ou após o jantar! Se os pais deixam ao alcance nas mãos da criança ou dão uma barra inteira para ela, com certeza ela vai comê-la inteira.

Uma última observação. Nunca use dos alimentos não saudáveis como chocolate, guloseimas, bolachas como forma de compensação ou bonificação pelas atitudes certas de seu filho. Prefira um abraço ou um grandioso parabéns. Isso evita uma distorção dos sentimentos do seu filho em relação aos alimentos.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados