Angiologia / Vascular

Varizes, Microvarizes e Vasinhos

Se você tem varizes, microvarizes ou vasinhos nas pernas, Dr. Dante Calmon Góes, cirurgião vascular, explica as causas das varizes, como prevenir as varizes e como curar as varizes

varizes-microvarizesl-vasinhos+tema-da-semana+25-novembro-2011_

Muitas mulheres e alguns homens possuem varizes, microvarizes ou vasinhos nas pernas, mas poucos sabem quais são as causas.

Varizes são veias que se dilatam por fatores idiopáticos – tendência, por hereditariedade e/ou pela profissão exercida. Pessoas que ficam por um longo período de tempo em pé, como vendedores, professores e cirurgiões, tendem a ter uma maior chance de desenvolver varizes, isso por causa da alta pressão do sangue nas veias.

O cirurgião vascular, Dr. Dante Calmon Góes Junior, explica que a circulação do sangue ocorre com o coração bombeando o sangue pela artéria, e ele volta pelas veias através da contração muscular exercida pela musculatura do corpo. Se este movimento não for bem executado ou estimulado, esta pressão exercida nas pernas favorece ao aparecimento das varizes.

As mulheres já nascem com 5 vezes mais chances de terem varizes que os homens, por causa dos hormônios femininos. Se elas tomarem anticoncepcionais ou engravidarem essas chances aumentam ainda mais.

Outro motivo para as mulheres terem mais chances de ter varizes é pelo uso do sapato de salto alto. Quando a mulher usa salto ela anda na ponta dos pés, e a movimentação do tornozelo não é a correta. A contração muscular da panturrilha não é suficiente para devolver todo o sangue para o coração. Ou seja, usar salto alto gera pressão sanguínea nas pernas, causando a dilatação das veias.

A musculação também ajuda as varizes a se desenvolverem se realizada de forma não equilibrada. Segundo Dr. Dante o trabalho muscular em exercícios de força exige mais do sistema vascular.  Desta forma, o coração bombeia mais sangue para a região onde esta sendo feita a força, mas o músculo não consegue devolver todo esse sangue, sobrecarregando as veias e fazendo com que elas se dilatem. “Portanto o ideal é equilibrar exercícios de aeróbica com a musculação”, explica o médico.

Dr. Dante ensina que, pra os iniciantes, é indicado começar com 20 minutos de caminhada e alternar com exercícios de musculação. Para não sobrecarregar as veias o exercício pode ser feito com menos peso e mais repetições. “O resultado será o mesmo”, finaliza o cirurgião vascular.

 

Serviço: Dr. Dante Calmon Góes Junior –  www.dantecalmon.com.br

Médico especialista em cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular e cirurgia geral

Tem dúvidas? A Revista Corpore esclarece para você. É só você fazer suas aqui no blog que nós e o Dr. Dante Calmon respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)