Nutrição

Intolerância ao Glúten

Saiba o que é, os sintomas, como fazer o diagnóstico e conviver com a alergia a certos alimentos

intolerancia-ao-gluten+tema-da-semana+30-julho-2014_

De acordo com estudos internacionais, 1% da população mundial é celíaca – ou seja, sofre de intolerância ao glúten. Já no Brasil, dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA) indicam que 2 milhões de pessoas sofrem com a doença. Um dos grandes agravantes é relacionado ao diagnóstico, pois muitos indivíduos não sabem que apresentam o problema.

O que é a Intolerância ao Glúten (ou Doença Celíaca)?

O glúten é uma proteína que está presente em variados alimentos como trigo, cevada, aveia, centeio e malte. Porém quem tem intolerância ao glúten apresenta uma certa inflamação e achatamento das dobras intestinais e consequentemente diminuindo a digestão e absorção dos alimentos.

A médica nutróloga Debora Froehner, diretora da clínica Nutrocare, explica que o conhecimento da doença e seus sintomas é o começo do tratamento. “A intolerância permanente ao glúten é a característica da doença, que ocorre com pessoas com predisposição genética. A enfermidade é autoimune e gera uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado, causando interferência na absorção de nutrientes essenciais ao organismo”, afirma a profissional.

Sintomas da Intolerância ao glúten

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são diarréia; anemia; falta de apetite; dor abdominal; emagrecimento ou obesidade; distensão abdominal (barriga inchada); vômitos, entre outros. Até mesmo atraso no crescimento de crianças pode ser sinal da doença.

Diagnóstico e Tratamento

De acordo com Debora Froehner o diagnóstico é realizado através de diversos exames. “Ao analisar os exames de sangue realizados pelo paciente se o médico detectar alterações buscará confirmar o diagnóstico através da endoscopia com biópsia (onde é retirado uma amostra da mucosa do intestino delgado)”, esclarece a especialista em nutrologia.

É importante ressaltar que a doença celíaca manifesta-se em diferentes idades, podendo acontecer em crianças, adultos e idosos. O acompanhamento realizado por um médico é fundamental para o tratamento – que é feito com uma dieta isenta de glúten permanente e reposição do que não foi absorvido pelo organismo.

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você fazer suas perguntas aqui no blog que nós e a nutróloga Dr. Debora Froehner respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)
Serviço: Dra. Debora Froehner  –  www.nutrocare.com.br