Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica Facial – Lifting Facial e Blefaroplastia

Saiba como essas técnicas podem amenizar os sinais do tempo e trazer uma aparência rejuvenescida

cirurgia-plastica-facial+lifting-facial+blefaroplastia+tema-da-semana+31-julho-2013_

Ao lembrarmos de alguém qual a primeira imagem que nos vem à cabeça? Certamente, são as características de seu rosto, pois além de transmitir mensagens sobre as emoções, a vitalidade, a saúde e a idade de uma pessoa, a face é a estampa da nossa identidade. Porém, com o passar do tempo, as linhas de expressão, a perda de volume e a flacidez da pele vão nos deixando parecer cansadas, zangadas, tristes ou mais velhas do que realmente nos sentimos. É neste momento que a cirurgia plástica facial pode se  tornar aliada e ajudar a retardar e corrigir algumas dessas alterações que muitas vezes prejudicam a harmonia e o semblante facial.

Felizmente, hoje a medicina e a cirurgia plástica disponibilizam técnicas cada vez mais eficazes para o  recuperar uma aparência rejuvenescida com naturalidade e bom senso.

 

Primeiros sinais

De um modo geral, os primeiros sinais de envelhecimento do rosto começam a ocorrer na região da sobrancelha ou fronte, incluindo a formação de linhas na testa, dobra glabelar e inclinação da própria sobrancelha.

“Um lifting facial da fronte ou de sobrancelha pode auxiliar a levantar a linha da sobrancelha para uma posição mais elevada e reduzir a aparência de linhas e rugas, restaurando uma aparência mais firme e jovem para a porção superior da face, às vezes até mesmo a aplicação da toxina botulinica (Botox) pode ajudar”, afirma o especialista em cirurgia plástica Dr. Paulo Bettes.

Tipos de lifting facial ou ritidoplastia

As mudanças determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto podem ocorrer nas regiões alta, média e baixa da face. Portanto, existem vários tipos de lifting facial, sendo que cada um corrige uma determinada área da face. As regiões superior e média do rosto geralmente são corrigidas com o lifting da testa e do terço médio da face, respectivamente. No lifting facial do terço inferior, que rejuvenesce a parte baixa do rosto (papada e pescoço), os tecidos conjuntivo e muscular subjacentes são elevados, a pele do rosto esticada e o excesso de pele removido. “Neste caso, o cirurgião é que ajudará o paciente a determinar o procedimento mais adequado e se um procedimento adicional, como a blefaroplastia (cirurgia plástica da pálpebra superior e/ou inferior) ou peeling, produziria um rejuvenescimento facial mais amplo”, explica Dr. Bettes.

Já as alterações na parte central do rosto geralmente ocorrem primeiro que as na parte inferior, com a perda do volume, flacidez das bochechas e desenvolvimento de rugas e áreas profundas abaixo das pálpebras inferiores. Este lifting é indicado para quem ainda não apresentou flacidez na região inferior do rosto, deixando a aparência mais firme e jovial. “Geralmente realizado entre os 45 e 55 anos, o lifting facial do terço inferior pode ajudar a diminuir rugas profundas, papadas, flacidez e dobras do pescoço, promovendo o rejuvenescimento facial e melhorando a aparência”, acrescenta o especialista.

Blefaroplastia ou cirurgia plástica de pálpebra superior e inferior

Os olhos, elementos-chave na expressão facial, também passam por mudanças ao longo do tempo, fazendo com que as pessoas pareçam tristes ou cansadas. É que com o processo de envelhecimento as pálpebras, que possuem uma pele mais fina e sensível, são os primeiros locais a sofrer os sinais do envelhecimento, ficando flácidas e, associadas a bolsas e inchaços, fazem com que o indivíduo pareça mais velho do que realmente é.

Assim, para adquirir uma aparência rejuvenescida, a região dos olhos é uma das que requer cuidados especiais em qualquer faixa etária, isso porque em algumas pessoas, pálpebras com aparência cansada são uma característica hereditária e podem aparecer até em jovens.

Para restaurar essa região, a cirurgia plástica tanto na pálpebra superior quanto inferior, é chamada de Blefaroplastia. “A blefaroplastia pode ajudar a renovar e revitalizar o rosto com a diminuição da flacidez palpebral, dos excedentes de pele e das bolsas que se formam sob os olhos”, acentua Dr. Bettes.  A indicação da técnica mais adequada vai depender de uma avaliação minuciosa do cirurgião, levando em conta a harmonia facial e os anseios do paciente.

 

Tire suas dúvidas

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você  fazer suas aqui no blog que a Revista Corpore e o cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes respondem a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal).

 

Serviço: Dr. Paulo Bettes – www.suaplastica.com.br