Bem Estar

Voe alto, sem medo

Programa diferenciado para tratar a fobia de voar garante o resgate da autoestima e da autoconfiança no momento de encarar o avião

Viajar é um dos melhores prazeres da vida e, quando se trata de longas distâncias, certamente o avião é o meio de transporte mais rápido e seguro que existe. Além disso, em muitas profissões, voar faz parte do trabalho. Portanto, se você é uma das pessoas que começa a sofrer quando compram as passagens, e entram em pânico quando embarcam no avião, a solução dos seus problemas está nesta reportagem. O “Eu voo sem medo” é um tratamento diferenciado, realizado por etapas e que inclui até um simulador de voo e faz você perder o medo de enfrentar o avião de forma surpreendente.

O supervisor comercial Jeyson André Biscaia, 30 anos, chegou a consultar diversos profissionais e a tomar medicação controlada para amenizar o pavor de voar. Sem resultado. ”Desde criança tinha aversão por avião e mesmo depois de trabalhar na área da aviação o problema persistiu, e até aumentou. Quando precisei viajar toda a semana me desliguei do emprego para trabalhar onde não precisasse voar”, relata o jovem. Entretanto, para progredir na profissão e melhorar a questão salarial, Jeyson voltou a viajar de avião, buscou o tratamento adequado e acabou encontrando a solução dos seus problemas. “Meu tratamento foi um sucesso! Hoje viajo sem preocupação, minha vida melhorou em tudo, estou mais confiante e produtivo graças a essa vitória!”, comemora.

No Brasil, segundo dados do Ibope (revista Veja, 05/08/98) 42% da população têm medo de voar. Na maioria dos casos, só o fato de pensar em encarar o avião já dá uma sensação de pavor. Os relatos revelam uma mistura de claustrofobia e ansiedade (desde falta de ar, sudorese, mal-estar gastrointestinal, palpitação e até tremores) que toma conta da pessoa, que acaba desistindo de viajar. O problema é que isso significa postergar e frustrar projetos de trabalho, negócios, férias em família, entre outros compromissos importantes. A boa notícia é que, com “Eu voo sem medo”, esse temor pode ser superado e que 95% das pessoas vencem e o substituem – de forma mais natural e positiva – por autoconfiança, autoestima e autocontrole na hora de voar.

“O medo de voar está ligado muitas vezes a uma aprendizagem disfuncional, a pensamentos trágicos que podem causar sintomas de ansiedade ou até mesmo levar a uma crise de pânico”, explica a psicóloga Solange Iamin, terapeuta cognitivo-comportamental e sistêmica, formada em Psicologia pela Universidade de Belgrano, em Buenos Aires, Argentina.

Programa “Eu voo sem medo”

Na primeira consulta com a psicóloga, todas essas questões do medo são avaliadas para que se possa conhecer em detalhes outras situações e receios que possam interferir no tratamento. A avaliação psicológica e o tratamento são realizados individualmente e direcionados de acordo com a necessidade de cada pessoa. “Conforme a situação, podemos optar pelo tratamento individual, e a única atividade em grupo será a viagem realizada como última etapa do programa. Tudo vai depender da evolução caso a caso”, esclarece a psicóloga Solange.

O Programa “Eu voo sem medo” – programa em parceria com a EPA Training Center, está organizando para durar 18 horas (16 horas com a psicóloga e duas horas na EPA, com o instrutor e no simulador) que poderão ser cumpridas durante um mês ou mais, conforme a disponibilidade de horário de cada indivíduo. Algumas pessoas precisam de um tempo maior para terminar o programa, e isso é respeitado no decorrer do tratamento.

Segundo a controlador-financeira, Ludimila Baldijão, 34, seu medo de voar também vem desde a infância. E, quando precisou se mudar de São Paulo para Curitiba, o problema se agravou porque vivia na ponte aérea. “Eu começava a sofrer quando comprava as passagens, depois ficava em pânico quando a viagem se aproximava. A tensão era enorme, qualquer barulho me apavorava, era um inferno!”, revela Ludimila. Depois de realizar o programa, a paciente já viajou para a Europa, visitou seis países, e hoje voa com tranquilidade. “Melhorei minha vida 100%!”, e agora que terei um filho, já poderei passar para ele essa forma positiva de encarrar o avião, evitando que ele sofra do mesmo mal”, evidencia.

TREINO RESPIRATÓRIO – A primeira etapa do tratamento inclui um treino da respiração diafragmática e técnicas de relaxamento para o controle da ansiedade, em que a psicóloga utiliza o Biofeedback – ferramenta da Psicologia para desenvolver a capacidade de autocontrole por meio de técnicas cognitivas, do relaxamento e da respiração. O Biofeedback é um aparelho que quando conectado ao indivíduo permite, por meio das respostas galvânicas da pele e dos batimentos cardíacos, a regulação dos sintomas fisiológicos e das emoções, contribuindo na redução da ansiedade e no controle do estresse.

REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA – Nesta etapa, a psicóloga utiliza técnicas da Terapia Cognitivo-comportamental para que a pessoa identifique e modifique seus pensamentos automáticos que causam o medo e os substitua por pensamentos mais funcionais e positivos.

DESSENSIBILAÇÃO SISTEMÁTICA – Fruto de uma parceria com a Universidade das Ilhas Baleares (Espanha), a psicóloga Solange Iamin utiliza um programa de computador – o CAFFT – Computer Assisted Fear of Flying Treatment –, que consiste em imagens e sons relacionados a voos, para fazer a exposição à situação que gera a ansiedade de voar e, a partir do enfrentamento das cenas do avião, a pessoa passa a encarar de forma mais natural o ambiente, ruídos e condições de voo.

SIMULADOR DE VOO – Depois de assistir a uma palestra com um piloto instrutor de voo, que aborda aspectos técnicos, de segurança e a influência da meteorologia nos voos como a turbulência – a pessoa é conduzida ao simulador de voo quando recebe instruções sobre o seu funcionamento. Nesse momento, na EPA Training Center, ela tem a experiência de ser “piloto por um dia”.

VOO COMERCIAL – O programa se encerra com uma viagem comercial dentro do país com o acompanhamento da psicóloga Solange Iamin.

SIMULADOR DE VOO – experiência que gera confiança na hora de voar

O “PILOTO POR UM DIA” é um programa de entretenimento desenvolvido pela EPA Training Center, um dos principais centros de treinamento de pilotos da América Latina. Sem exigir conhecimentos prévios, o programa proporciona a experiência de comandar o simulador de voo de determinada aeronave, cuja simulação começa com as primeiras instruções detalhadas do voo. Em seguida, o instrutor demonstra os comandos, avisos luminosos, indicações e os preparativos para a decolagem. O sistema oferece simulação de aeroportos e opções de situações climáticas para a escolha do participante.

Aplicativo inovador auxilia no controle da ansiedade ao voar

Em parceria com a VALK Foundation, a psicóloga Solange Iamin trouxe para o Brasil o aplicativo para celular Voarapp, projetado para fornecer dicas para controlar a ansiedade durante todo o voo. Além do aplicativo, a psicóloga realizou a tradução de um livreto de apoio para quem tem medo de voar, e é autora do livro EU VOO SEM MEDO, que apresenta técnicas extremamente eficazes para vencer essa fobia. A profissional também realiza palestras em empresas sobre o assunto.

+ Saiba mais