Medicina

VISÃO tecnológica e eficiente

Com o avanço da tecnologia, os óculos e as lentes trazem ainda mais conforto, maior amplitude visual e resultados que vão além de apenas corrigir a visão

visao-tecnologica-e-eficiente+sueko

A visão é certamente um dos sentidos mais nobre e encantador do ser humano. É graças a ela que temos o privilégio de olhar o mundo exterior em que vivemos. Mas só nos damos conta do papel fundamental que ela exerce, quando ocorre alguma alteração que afeta o perfeito funcionamento dos olhos.

O representante comercial Mario Manoel dos Santos, de 59 anos, precisa usar óculos de grau para desempenhar suas atividades diárias, assim como mais da metade da população brasileira. As reclamações são constantes e sempre são as mesmas: olhar embaçado, dor de cabeça, náuseas e tonturas. No caso de Mário, ele passou a usar os óculos devido a um dos sintomas de diabetes.

A solução foi se adaptar ao óculos. “Trabalho em toda região sul do país e muitas vezes preciso sair de Londrina no final do dia e viajar até o amanhecer. Uso óculos há 15 anos e minha visão ainda assim ofuscava, o que me trazia constantes dores de cabeça. Mas resolvi a situação e hoje essa história é bem diferente” declara o representante.

O setor oftalmológico tem sido invadido por uma série de produtos e lentes inteligentes que estão modificando toda a forma de tratar e de confeccionar os óculos e armações. Além, é claro, dos avanços cirúrgicos e da revolução dos equipamentos a laser, até as técnicas de implante de lentes intraoculares. Mas para termos acesso a boa parte desta tecnologia não basta apenas escolher um excelente médico oftalmologista, é preciso também passar pela precisão de um laboratório óptico especializado.

O óptico Paulo Sérgio Dama, gerente da Ótica Sueko, chama a atenção para um dos últimos lançamentos, a lente IPSEO New Edition da Varilux, uma lente multifocal fabricada com tecnologia de ponta, que proporciona uma visão natural às pessoas com vista cansada, que voltam a enxergar com nitidez e a qualquer distância, seja durante o dia ou à noite. “Em poucos dias de uso comemorei a melhora na visibilidade, elas deram mais amplitude no campo de visão, tenho mais nitidez para enxergar e dirijo com mais tranquilidade. Até os faróis dos carros em sentido contrário não atrapalham mais. Com essas lentes, nasceu uma nova visão para mim, totalmente adaptada”, comemora Mario, o feliz viajante.

A tecnologia digital nas duas faces da lente é o que garante os benefícios em ambos os lados, atingindo um giro de 360°. E segundo o óptico Paulo, os avanços são ainda mais impressionantes. “Já imaginou ter uma lente de acordo com o seu hábito visual? Existem pessoas que movimentam mais os olhos e pessoas que movimentam mais a cabeça. A tecnologia do IPSEO é fabricada exatamente conforme o hábito visual de cada pessoa”, frisa Paulo. Assim, da mesma forma como tiramos medidas para confeccionar um vestido, ou um terno, as lentes são feitas sob medida para nossos olhos.

 

“O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo”
Leonardo da Vinci

 

Isso é possível graças a um aparelho, disponível em óticas especializadas, chamado Vision Print System. Ele faz um mapeamento dos movimentos dos olhos e da cabeça do paciente. “Assim, é possível ver o jeito de cada olho e fazer uma lente personalizada que atenda às necessidades individuais”, completa o óptico.

O resultado são lentes perfeitamente adaptadas que trazem uma visão de qualidade tanto de dia quanto à noite. “As lentes digitais possuem enorme qualidade de imagem com nitidez e fidelidade de cores, por isso são consideradas as tops das lentes”, revela.

Quem também adotou as lentes IPSEO foi o empresário Vilson Venzi, de 52 anos. Ele usa óculos há 17 anos e desde dezembro do ano passado está com as lentes novas. “O campo de visão é o que mais gostei nessa lente. Agora, para olhar pelo retrovisor não preciso mais virar a cabeça, apenas os olhos”, conta. Além disso, Vilson afirma ter notado maior nitidez na visão e conforto ao usar os óculos com essas lentes. “Elas vêm com um antirreflexo forte e isso ajuda muito. Sem falar que não é você que se adapta a ela, e sim ela que se adapta a você”, enfatiza.

Dias atrás, Vilson conta que pegou os óculos antigos para ver como estavam. “O grau é o mesmo, não mudou nada, resolvi colocar e foi aí que constatei como realmente faz diferença. Essas novas lentes são muito mais confortáveis. Coloco os óculos de dia e só tiro para tomar banho e dormir”.

Os avanços nessa área são inúmeros, por isso é bom estar sempre em dia com seu check-up oftalmológico e atento às novidades. O importante é investir na prevenção, uma boa proteção ocular com óculos escuros de procedência pode garantir o futuro de uma visão bem mais saudável. “O principal é buscar orientação profissional, seja na necessidade de uma lente simples, ou multifocal. Escolher produtos e serviços com garantia de procedência, pois a precisão no grau não pode variar, caso contrário, a saúde ocular será prejudicada. O alerta também serve para as crianças, os pais devem ensiná-los desde cedo a fazerem uso de óculos escuros, tendo modelos especialmente produzidos para este público, seja com materiais leves, resistentes, flexíveis e até emborrachados”, aconselha o óptico.

Para quem precisa dos óculos tanto em ambientes fechados como abertos há uma opção interessante: as lentes Transitions. Elas são ideais para as pessoas que buscam proteção, conforto e praticidade, pois além de protegerem os olhos dos raios ultravioletas, elas se adaptam às diferentes condições de luminosidade, sendo totalmente transparentes em ambientes internos ou à noite, e nos ambientes ensolarados elas ajustam sua tonalidade escurecendo-se rapidamente.

Além disso, são compatíveis com todos os modelos de armações e prescrições médicas, por isso podem ser utilizadas por adultos, idosos e crianças. Então procure uma ótica de confiança, pois só profissionais constantemente treinados e atualizados poderão orientá-lo a escolher a melhor opção entre as inúmeras variedades oferecidas no mercado.

Não deixe de procurar um oftalmologista quando perceber alguma dificuldade na sua visão. O uso de lentes corretoras, seja em óculos ou lentes de contato, é fundamental para a melhora da visão, devolvendo a nitidez e evitando que o grau aumente. Já para as crianças, a atenção é redobrada, pois é muito comum crianças que necessitam e não estão usando óculos, seja por vaidade ou descuido dos pais.

 

Entendendo a DNP

Todos nós temos uma medida chamada DNP, que é a distância naso pupilar. A lente precisa estar com o centro óptico coincidindo com essa distância. Se estiver fora dessa medida pode causar outros problemas ainda mais sérios, uma vez que a lente não estará atendendo às necessidades do quadro oftalmológico do paciente.

No caso das lentes multifocais, o ajuste delas com a DNP é primordial. Segundo o óptico Paulo Dama, as lentes podem fazer um papel de mocinho ou de vilão se não estiverem bem adaptadas, causando muitos transtornos para a pessoa.

+ Saiba mais