Bem Estar

Vida livre

Você sabe a diferença entre querer e conseguir parar de fumar?

vida-livre+action-laser

A questão na verdade não é se você gosta ou não de cigarro. A questão é se você gosta ou não da sua liberdade. Quando você não tem um vício, você é livre. E esse desejo de liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Você não se considera um viciado? Então vamos fazer um teste: você fuma para esperar, para descansar, para raciocinar, para trabalhar, por tristeza, por alegria, por pressa, para ir ao banheiro e para dormir? Se a resposta foi sim em algum desses quesitos você não é uma pessoa livre, você é uma pessoa que necessita do cigarro, e essa dependência é sim um vício.

E não é só a liberdade que os fumantes perdem. Eles correm 70% mais riscos de sofrer um infarto, pois o cigarro abre as portas do corpo para fatores de risco, promovendo o depósito de colesterol na parede das artérias e a oxidação dele, favorecendo a formação de coágulos que podem provocar ainda um derrame cerebral.

Nas mulheres, o tabagismo está relacionado ao câncer de mama e de colo do útero. Isso sem falar nos tumores de boca, laringe e faringe, que em 97% dos casos estão ligados ao cigarro. A combinação do fumo e do sedentarismo então é um verdadeiro perigo para a saúde. Até mesmo quem fuma e pratica exercícios rende menos no treino, já que as toxinas do cigarro agridem o pulmão, dificultando a passagem de ar, prejudicando a oxigenação do organismo e antecipando o cansaço. A partir dos 30 anos, fumantes perdem, a cada ano, o dobro da capacidade respiratória de quem não fuma. Mas é completamente possível mudar esse quadro e sentir o prazer da liberdade.

 

Liberdade recuperada

“Coloquei um cigarro na boca aos 14 anos. No início, fumava por curiosidade, depois por prazer e, finalmente, fuma-se mesmo por necessidade. Quando ficava sem cigarro, logo vinha a agitação, o nervosismo e a falta de concentração”, revela a economista de 49 anos, Bernardete Machado.

 

“Um cigarro tira 12% da vida de uma pessoa,
segundo estudo da Organização Nacional de Saúde.”

 

O susto veio com a primeira gravidez. “Como não ia conseguir largar de vez o cigarro meu médico me orientou para diminuir a quantidade a cada dia. Mas a ficha só caiu quando ele disse que a placenta tinha amadurecido antes do tempo e meu filho poderia nascer prematuro. Tudo isso decorrente da nicotina. Meu filho nasceu bem pequenininho”, conta Bernardete.

A economista teve mais um motivo forte para largar de vez o vício aos 33 anos. Seu pai, que também era fumante, teve um enfisema pulmonar. “Percebi que não queria correr o risco de passar pela mesma situação. Foi quando fiquei sabendo da Action Laser. Meu marido foi junto comigo e nós dois paramos de fumar. Conquistamos nossa liberdade juntos”, comemora Bernardete, livre há 16 anos.

Um ponto de partida para uma vida muito mais saudável é a laserterapia, aplicada em Curitiba pela Action Laser. A técnica canadense de controle do tabagismo é realizada por meio da aplicação do raio laser em pontos específicos do corpo. “O laser estimula a liberação da endorfina, substância que proporciona a sensação de relaxamento e bem-estar, a mesma que o fumante percebe com a nicotina. Com isso, os sintomas de abstinência são amenizados”, explica Maria José Rodrigues, uma das terapeutas credenciadas para aplicar o método no Brasil.

O tratamento completa-se com a orientação do processo de desintoxicação do organismo, com auxílio de Vitamina C e com ingestão de líquidos, estimulando a prática de exercícios físicos para reeducação do corpo e melhor equilíbrio do organismo. Na primeira sessão são trabalhados pontos do sistema nervoso, inibindo a compulsão pelo cigarro. O paciente recebe um acompanhamento de 90 dias para equilibrar a falta da droga. “Nosso método tem um índice de 80% de sucesso, sendo 30% com uma única aplicação”, enfatiza Maria José.

Foi com a ajuda da Action Laser que o administrador Antonio Sergio Casagrande já está há 20 anos sem fumar. “Ficar sem aquele cheiro, sem pigarro, respirar melhor e me sentir mais disposto é muito bom. Hoje lamento as pessoas que fumam e que além de não se preocuparem com a sua saúde não se preocupam com as pessoas que estão ao seu lado. Não conseguiria de jeito nenhum voltar a fumar”, afirma com segurança o administrador de 62 anos. O tratamento natural da Action Laser está ao alcance de todos que se propõem a iniciar uma vida livre do vício.

 

Dia Mundial sem Tabaco

Segundo o Ministério da Saúde, o cigarro mata 200 mil pessoas por ano no Brasil. O número impressiona e para conscientizar a população e promover saúde e qualidade de vida, a Revista Corpore e a Action Laser promovem com o apoio de diversas empresas, no dia 29 de maio no Parque São Lourenço, a 2ª Caminhada Vida Livre. A ação será realizada em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco (que ocorre no dia 31) e contará com uma Feira da Saúde e muitas atividades. “Vamos celebrar a nova vida das pessoas que conseguiram se libertar de qualquer tipo de vício e incentivar outras pessoas a conquistarem sua liberdade”, conclui Maria José.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados