Bem Estar

Velocidade & eficiência

Método inovador de treinamento ocular ensina a ler, no mínimo, 1.000 palavras por minuto, melhorando a concentração, o aprendizado e a competência profissional

Um país se faz com homens e livros”, já dizia Monteiro Lobato. Assim, a leitura sempre foi fundamental para o desenvolvimento humano. Entretanto, os tempos mudaram, novas tecnologias surgiram; em contrapartida, a competitividade aumentou e as pessoas passaram a estudar mais, se aperfeiçoar mais, com o objetivo de conquistar o sucesso pessoal e profissional. Quanto mais conhecimento, melhor. Quanto mais frequente o hábito da leitura, maiores as chances nos estudos e na profissão. Portanto, saber ler com eficiência, interpretando e assimilando o que se lê, tornou-se uma ferramenta indispensável ao aprimoramento de quem deseja conquistar seus sonhos.

A falta de tempo nos dias atuais pode até ser um empecilho à leitura, mas saiba que um método inovador de fisioterapia ocular promove práticas de leitura eficiente que otimizam a compreensão, a retenção e a velocidade durante o ato de ler! Através da flexibilização dos músculos dos olhos, o método amplia o seu campo de visão, corrige maus hábitos de leitura, fazendo com que você deixe de ler palavra por palavra, para ler linha por linha, ideia por ideia, num treinamento realizado através da leitura vertical.

“A Leitura Eficiente é um sistema de reeducação na leitura progressivo e sistemático que faz a reprogramação neurovisual através de mais de 150 exercícios práticos e teóricos que desenvolvem cinco habilidades fundamentais de leitura: compreensão, retenção (síntese e interpretação), memória, velocidade e concentração, permitindo a capacidade de ler 1.000 palavras por minuto com plena concentração, compreensão e retenção das informações lidas”, explica Vanderlea Cardoso, diretora da Le Brasil, em Curitiba.

Para a funcionária pública Cleisy Simas, 31 anos, o método foi a solução para que pudesse estudar com maior facilidade e rapidez, a fim de prestar concurso público.

“Para prestar concurso é preciso ler um volume muito grande de conteúdos e precisava agilizar meu tempo; então resolvi fazer esse treinamento, que não só me trouxe velocidade, pois finalizei o método com 2.580 palavras por minuto e 100% de compreensão na leitura dos textos, como está me ajudando muito no trabalho”, revela a aluna que atua na área administrativa.

Vantagens da Leitura Eficiente

A Le Brasil tem como objetivo melhorar a capacidade total de leitura de profissionais e estudantes, elevando ainda mais o seu nível cultural e intelectual, e também maximiza a eficiência no uso do tempo para estudo. Assim, promove a redução do tempo das revisões de todos os tipos de textos e documentos, melhorando a capacidade de análise e síntese de conteúdo para uma melhor comunicação e capacidade de criação. Sem falar que o método desenvolve ainda estratégias de gestão, conhecimento e treinamento, apoiando o crescimento pessoal e profissional.

Ler não é um ato mecânico, mas um processo mental que envolve a capacidade de analisar, interpretar, sintetizar as informações lidas. A leitura em si, seja ela técnica ou de assuntos variados, possui a mesma finalidade de elevar o nível cultural, acadêmico; estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. Quem lê muito conversa e escreve sobre qualquer assunto e consegue formar opiniões bem fundamentadas. Além disso, o ato de ler exercita o cérebro, prevenindo doenças como o mal de Alzheimer; promove a integração social; desenvolve a autoestima e o senso crítico; amplia oportunidades; capacita os profissionais, tornando-os mais competentes e produtivos; promove o conhecimento de obras literárias; e pode transformar a vida das pessoas.

Auxílio a pessoas com déficit de atenção

Ferramenta diferenciada e imprescindível nos estudos e no trabalho, o programa da Le Brasil é realizado em cinco módulos, utilizando 16 apostilas, com exercícios específicos de cada uma das técnicas, e conta com uma régua perceptiva que contém três fendas – pequena, média e grande – para ampliação do campo visual. “Nosso método é realmente eficiente tanto para adultos como para crianças e, inclusive, apresenta ótimos resultados para pessoas que apresentam déficit de atenção e que não conseguem ler um livro até o fim ou fixar o conteúdo lido”, revela a pedagoga Kharol Anne Kleina Lima, responsável pela supervisão pedagógica da empresa.

Em três meses de treinamento, o garoto Lucas Balbinot, 12, já mostra os benefícios do método nos estudos. “Meu filho apresentava dificuldade na leitura e compreensão de conteúdos da escola, não conseguia se concentrar para estudar, e esse método o ajudou a melhorar a atenção, a leitura e a interpretação de textos, o que certamente só contribuirá para o seu melhor desempenho”, garante a mãe, Luciane Balbinot. A mesma eficiência na leitura foi observada pelos pais do estudante Leonardo Rissetto, 11, que hoje atinge a velocidade de 3.050 palavras por minuto com 100% de compreensão, e de sua irmã Nicoli, 17, que cursa o terceirão e pretende prestar vestibular para medicina. “Os dois já estão sentindo os efeitos do treinamento, pois passaram a ler com maior velocidade e compreensão, o que está trazendo um melhor rendimento nos estudos”, afirma o pai, Muriel Rissetto, 43, analista e desenvolvedor de sistemas, que também está se beneficiando do método para prestar concurso público. “Melhorei muito na leitura de matérias técnicas e de legislação, pois consigo ler com velocidade e a compreensão que precisava”, acentua.

Para o calculista Nathan Gonçalves Pereira, 20, que atua na área trabalhista, o método foi fundamental para seu desempenho profissional. “Antes demorava para ler um conteúdo, tinha que ler várias vezes para ter a devida compreensão, e com o método passei a ler muito mais e a interpretar melhor até mesmo o que o juiz está deferindo para eu realizar os cálculos. Ainda em desenvolvimento, já ultrapassei as mil palavras por minuto e estou muito satisfeito com o resultado”, comemora o jovem, cuja mãe e três primos também realizaram o treinamento com sucesso.

Veja o que as pesquisas mostram sobre a leitura no Brasil

O Instituto Pró-Livro, entidade que congrega instituições do setor, promoveu em 2015 a 4ª edição da pesquisa sobre a leitura no país, e os resultados continuam preocupantes. Embora, nas últimas décadas, o Brasil tenha experimentado o aumento da escolaridade média da população e o da proporção de brasileiros com ensino médio e superior, apenas 1 em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Ou seja, o aumento da escolaridade teve um caráter mais quantitativo, mais pessoas alfabetizadas, do que qualitativo, do ponto de vista do incremento na compreensão leitora.

Apenas 56% da população são considerados leitores de acordo com os critérios da pesquisa. Porém, um dos principais destaques dessa última edição foi o fato de a população adulta, a que está fora da escola, estar lendo mais do que nos anos anteriores da pesquisa, se bem que ser leitor ainda seja uma característica associada à escolaridade, à renda e ao contexto socioeconômico no qual os indivíduos estão inseridos, embora tenha aumentado o número médio de livros lidos.

O objetivo da Le Brasil é justamente equacionar esses fatores, que impedem as pessoas de praticar uma boa leitura. Entre eles a falta de tempo, muito evidenciada em todas as edições. Em razão disso, além de corrigir os vícios de leitura, o método faz com que a pessoa passe a ter gosto pela leitura, que tenha prazer no ato de ler, uma vez que adquire a melhor compreensão dos conteúdos e em uma velocidade que a permite otimizar seu tempo da melhor forma possível, sem comprometer compromissos e outras atividades cotidianas.

Venha fazer um diagnóstico gratuito de leitura na Le Brasil e amplie seus horizontes no trabalho e na vida pessoal!

+ Saiba mais