Reabilitação

Um presente para as pernas

Conheça a técnica que facillita o retorno venoso e pode eliminar cãimbras, fadiga e dores nas pernas

um-presente-para-as-pernas+ibtm

Depois de colocar três pontes de safena, a pedagoga Cléa Marília Portugal, de 62 anos, passou a apresentar um inchaço excessivo na perna esquerda, que a impedia de andar e causava dores na coluna. Procurou, então, um fisioterapeuta. “Por incrível que pareça, no meu caso, a drenagem linfática não ajudou. Pelo contrário, o inchaço passou para a outra perna! Eu sentia dor demais, até pensei que ia morrer”, conta a paciente, que estava com princípio de tromboflebite.

Foi graças a um tratamento denominado equilíbrio vascular, que libera as cãibras e contraturas dos locais por onde passam as veias, que Cléa resolveu seu problema e pode voltar às atividades. As cãibras e contraturas musculares produzem uma estenose (estreitamento) nos vasos sanguíneos ou do retorno venoso, dando origem a vários problemas nos membros inferiores. Nesse caso, a união da técnica de equilíbrio neuromuscular com o equilíbrio vascular é uma solução eficaz.

O equilíbrio vascular surgiu para complementar a técnica do equilíbrio neuromuscular, desenvolvida pelo fisioterapeuta e psicólogo Daniel Gerimias, do Instituto Brasileiro de Terapias Manuais – Viver Sem Dor. Essa técnica une movimentos manuais e o uso de aparelhos para reduzir problemas articulares, musculares, de fáscia, tendões e vértebras, eliminando cãibras e dores. “Após o realinhamento, realizamos o equilíbrio vascular por meio de um equipamento vibratório”, explica Gerimias. “Essa vibração ativa a circulação do retorno venoso.”

Antes de se submeter ao tratamento, Cléa foi examinada por um cirurgião vascular na clínica. “Ele autorizou a fazer o procedimento e ficou muito surpreso com o resultado, que foi fantástico, pois em poucos meses voltei a andar”, ressalta a paciente. Cada sessão dura cerca de uma hora: primeiro é feito o equilíbrio neuromuscular, um tipo de massagem com o uso de um vibrador fixo na mão, e depois o paciente fica deitado por dez minutos em um equipamento em que os membros superiores e inferiores ficam presos em posição vertical, promovendo, assim, uma vibração constante, que ativa a circulação. Este equilibrador vascular também pode ser usado como massageador, para aliviar a tensão do dia a dia.

O fazendeiro Friedrich Noebert Kliewer, de 43 anos, também foi beneficiado com o tratamento. “Em 1997, sofri um acidente de carro, no qual feri vértebras da coluna (C2 e C3) e quebrei a bacia; foi quando comecei a fazer o tratamento para voltar a ter uma vida normal e sem dor”, conta. No entanto, dois anos atrás o fazendeiro sofreu uma queda em casa e quebrou o calcanhar, provocando inchaço e dor nas pernas. “Voltei a fazer o tratamento e graças a isso evitei uma cirurgia no calcanhar, parei de mancar e não sinto mais dor; enfim, estou bem”, acrescenta.

+ Saiba mais