Avanços da Medicina

Um é pouco

Equipe multiprofissional é a chave do sucesso no controle e combate a doenças

um-e-pouco+instituto-paulo-nassif

Existem diversas formas de tratar uma doença. Uma delas vem ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas da saúde: a abordagem multiprofissional. Trata-se da participação de vários profissionais da área da saúde unidos em um só objetivo: o tratamento do paciente como um todo.

Na abordagem multiprofissional, o esforço é conjunto. A equipe médica funciona como uma grande orquestra, que precisa estar em sintonia, bem entrosada e afinada e na qual os instrumentos fundamentais são os diferentes conhecimentos de cada um. Esse método vem sendo usado desde 1905, nos Estados Unidos, e graças aos resultados positivos, vem se difundindo em todo o mundo.

Com esse método o paciente é avaliado por todos os profissionais, que, ao reunirem as informações, conseguem compreender melhor cada caso. Assim, o diagnóstico e a conduta de tratamento são definidos em conjunto e seguindo uma mesma linha, permitindo uma visão mais ampla da situação de cada paciente.

Seguindo essa tendência, o Instituto Paulo Nassif acaba de inaugurar um espaço voltado ao tratamento das doenças do aparelho digestório: obesidade, doença do refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, outras hérnias abdominais, cálculo de vesícula, entre outras.

O principal benefício é que o paciente não precisa ficar se deslocando para diferentes lugares a cada novo atendimento, podendo agendar suas consultas e retornos sempre no mesmo local, o que agiliza e facilita o tratamento.

“Eu tinha que fazer uma cirurgia, mas andar de um lugar para o outro, agendar consultas cada dia em um endereço diferente, com especialistas diferentes, estava me deixando desanimada. É ótimo saber que temos clínicas em que podemos fazer praticamente tudo em um mesmo lugar”, comenta Elizete Bertila Pereira de Melo.

O Instituto reúne Cirurgia do Aparelho Digestório, Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica, Nutrição, Psicologia, Psiquiatria e Fisioterapia em uma estrutura planejada e preparada para atender às necessidades dos pacientes, com salas de atendimento amplas e bem equipadas, estacionamento, cadeiras largas, rampas de acesso e banheiros grandes.

 

Agilidade

A cirurgia bariátrica é uma das áreas da saúde que há alguns anos já tem sido abordada de forma multiprofissional. Atualmente, a equipe com diversos profissionais é uma regulamentação do Ministério da Saúde para esse tipo de procedimento.

“Os protocolos de avaliações, consultas e exames para a cirurgia bariátrica costumavam se prolongar até por alguns meses, pois todos os exames, laudos e perícias devem ser comprovados e atestados pela equipe multiprofissional. Mas, nesse novo modelo de gestão, o processo tem ficado mais curto e menos exaustivo aos pacientes”, destaca o cirurgião do aparelho digestório Paulo Afonso Nunes Nassif, responsável pelo instituto.

 

Dúvidas

Antes da cirurgia bariátrica, os pacientes costumam ter muitas dúvidas quanto ao procedimento, cuidados, alimentação, etc. Pensando nisso, o Instituto Paulo Nassif oferece palestras a grupos pequenos, para que possam entender melhor o tratamento e sanar as dúvidas.

“Reunir os pacientes em pequenos grupos tem colaborado, e muito, nessa caminhada até a cirurgia bariátrica. Após ouvir a explanação dos profissionais sobre os assuntos propostos, todos podem fazer perguntas. Muitas vezes, a dúvida de um é a dúvida da maioria, e isso os conforta. Além disso, o paciente percebe que não está sozinho nessa luta contra a obesidade”, explica Paulo Nassif, que coordena a equipe multiprofissional.

Uma das palestras mais aguardadas é  sobre alimentação. Nela, o paciente recebe informações da nutricionista sobre a dieta alimentar no pré-operatório, durante o internamento e a evolução da dieta pós-operatória. Além disso, todos são convidados a provar os alimentos da dieta líquida pós-operatória. Isso permite que os pacientes visualizem a quantidade de cada porção, desmistifiquem possíveis temores, vejam que há variedade de opções e treinem o tempo para ingerir cada porção.

Outros temas abordados nas palestras são: Orientação sobre o protocolo cirúrgico da obesidade; Entendendo a Cirurgia Bariátrica; Como ocorre a perda de peso; Alimentação; Compulsão alimentar; Técnicas cirúrgicas e seus riscos; Encontro de pacientes do pré e pós-operatório; Aspectos psicológicos da cirurgia; Importância da atividade física na perda e manutenção de peso. Todas as palestras são ministradas por profissionais da área relacionada ao tema.

 

A equipe do instituto ministra, periodicamente, palestras gratuitas sobre o tema obesidade.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados