Nutrição

Um convite à saúde

Máquina doméstica que produz leite de soja traz nutrição, praticidade e economia para toda a família

um-convite-a-saude+espaco-da-soja

A grande vantagem de produzirmos leite de soja em casa é a possibilidade de utilizarmos grãos integrais ou orgânicos, com todos os seus nutrientes e elementos funcionais, como fibras e hormônios, sem adição de conservantes, corantes, aromatizantes e outros aditivos químicos, como o produto industrializado”, recomenda a economista doméstica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marise Euclides Faingenblum, criadora do programa de estímulo ao consumo de soja – o Nutrisoja –, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Curitiba. A economista, que também incorporou o leite de soja caseiro à alimentação diária de toda a família, principalmente por ter uma filha com intolerância à lactose, é ainda autora do livro de receitas Delícias da Soja, que escreveu para a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

A revista Veja, na sua edição de 7 de maio de 2008, publicou o que muitos consumidores não sabiam: dependendo do produto industrializado, a soja fará pouca – ou nenhuma – diferença à saúde. A rigor, inúmeras enzimas naturais do leite de soja são destruídas com o processamento industrial, o que torna esse produto de difícil digestão, principalmente para crianças. Além disso, uma proteína enzimática especialmente prejudicial que pode ser ingerida no leite processado é a xantina oxidase, que acredita-se ter relação com doenças cardíacas.

De acordo com Marise Faigenblum, a produção do leite de soja, “muito mais saudável do que o leite de vaca”, tornou-se um processo caseiro fácil, rápido e econômico para quem busca saúde e qualidade de vida. “Hoje, contamos com jarras automáticas que processam a soja ou outros grãos em poucos minutos, proporcionando um alimento rico em nutrientes, de sabor agradável e com uma relação custo-benefício significativa, pois a massa (okara) que resta do processamento do leite também serve de matéria-prima para a elaboração de vitaminas, farofas, tortas, bolos, pães, entre outros”, acentua. A facilidade e economia, conforme a especialista, servem de estímulo às pessoas que querem adotar uma alimentação balanceada e natural, uma vez que o consumo de leite de vaca, segundo os médicos, pode estar associado a diversas doenças, como alergias, rinite, diabetes, cardiopatias, arterosclerose, artrite, pedra nos rins, depressão, irritabilidade, etc.

 

Por que substituir o LEITE de VACA pelo LEITE de SOJA?

Uma grande desvantagem do leite de vaca para o consumo humano é a intolerância à lactose, que atinge 75% da população mundial. Esse problema ocorre quando a pessoa tem dificuldade para digerir o açúcar do leite e acaba apresentando diarreia, flatulência, dor e desconforto abdominal. Outra questão é que as proteínas animais do leite de vaca têm uma composição diferente das proteínas humanas, o que dificulta a digestão, fazendo com que o nosso corpo se defenda da presença de um agente estranho através de processo inflamatório.

Proteínas contidas no leite de vaca também acidificam o pH do sangue, sobrecarregando o rim. Mesmo o abundante cálcio não é absorvido adequadamente pelo organismo, pois o processo depende de outros minerais, que estão em quantidade mínima no produto.

Para a dona de casa Márcia Barcik, 38 anos, o leite de soja processado em casa foi um “santo remédio”. “Vinha tratando um problema no útero que alterava meu ciclo menstrual. Depois de um mês consumindo leite de soja, minha menstruação normalizou, para surpresa dos médicos”, revela. “Meus filhos não apresentam mais dor de garganta e outras infecções, e meu irmão, que tem câncer de pele, apresentou excelente recuperação de uma cirurgia graças ao consumo diário do leite de soja”, acrescenta a dona de casa, que também faz pães e lasanhas com o produto. “A máquina caseira facilitou minha vida”, ressalta.

 

Poder Preventivo

Cultivada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis descobertos pelo homem. “Não é sem motivo que a saúde e longevidade dos orientais dão uma referência para todo o mundo”, comenta a economista doméstica Marise Faingenblum. Diversas pesquisas revelam que o consumo constante de produtos derivados da soja está frequentemente associado à redução do risco de câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da TPM e menopausa.

Estes estudos demonstram também que as isoflavonas, substâncias encontradas na soja, são consideradas anticarcinogênicas, além de possuírem ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. Podem, ainda, melhorar a função arterial de pessoas que tiveram derrames cerebrais. E mais: o consumo de soja aumenta a captação de glicose pelos músculos, favorecendo a queima de gordura, ou seja, facilitando a, perda de peso.

 

Facilidade

Já é possível produzir o leite em casa com uma jarra automática projetada no Canadá: a jarra SoyQuick, que produz 1,5 litros de leite de soja em 19 minutos com apenas 90g (um copo) de grãos. “O processo de obtenção de extrato hidrossolúvel de soja utilizando SoyQuick é fácil e proporciona um leite com qualidade sensorial superior àquele preparado de maneira tradicional. O tofu também fica com coloração mais branca e massa mais leve”, afirma a professora e pesquisadora Silvia Cristina Ferreira Iop, doutora em Ciência de Alimentos e Análise Sensorial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, que utilizou a SoyQuick nas suas pesquisas e análises físico-químicas do alimento.

A máquina é fabricada com material inoxidável de alta qualidade, possui design moderno e é muito fácil de limpar. Basta desencaixar o copo de trituração e usar uma esponja, cuidando para não molhar a tampa que abriga o motor. Um sensor evita derramamentos e um termômetro faz com que o aparelho desligue quando alcança a temperatura ideal, a fim de produzir um leite com sabor suave. Acompanha ainda um manual em português com várias receitas com leite de soja (que podem ser adaptadas para outros grãos), como iogurte e tofu (para o qual a máquina possui um kit como opção adicional).

 

Receitas

Maionese de Leite de Soja

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite de soja
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • Óleo de soja, sal, limão ou vinagre

 

Modo de fazer

Leve ao fogo baixo o leite de soja e o amido de milho até fazer um mingau. Deixe esfriar e leve ao congelador. Quando estiver bem gelado, bata no liquidificador, acrescentando óleo até virar um creme. Tempere a gosto.

Patê de Atum com Massa de Soja

Ingredientes

  • 1 xícara de massa de leite de soja
  • 1 lata de atum desfiado
  • Óleo, sal, cheiro verde e temperos a gosto

 

Modo de fazer

Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Refogue e deixe cozinhar por alguns minutos, misturando bem. Sirva sobre fatias de pão, torradas ou bolachas salgadas.