Angiologia / Vascular

Tratando as varizes

Laser pode amenizar vários tipos de varizes

tratando-varizes-sem-medo+sampaio

A flebologia, área da medicina que estuda as doenças das veias, se desenvolveu muito na última década com a adição de novos conceitos e tratamentos. É o que informa o Cirurgião Geral Dr. Augusto Sampaio, da AngioClin – Vein Center: “Especialmente o avanço da ecografia em cores dos vasos possibilitou a melhor compreensão das doenças e, novos tratamentos como o endolaser nas safenas e espuma assistida por ecografia (nos vasos que não podem ser operados)”.

De acordo com o cirurgião, atualmente, é possível tratar grande parte dos problemas das veias com anestesia local com recuperação relativamente rápida, em procedimentos minimamente invasivos. “Estão também disponíveis medicamentos mais seguros para tratamento e prevenção de trombose”, acrescenta. “Já algumas veias antiestéticas das mãos podem ser corretamente estudadas com a ecografia colorida e amenizadas com o endolaser, microcirurgia ou esclerose com espuma”. E, para o tratamento clínico, o médico conta que há, disponíveis no mercado, meias elásticas medicinais mais confortáveis e bonitas”.

 

A técnica

“Segundo o Dr. Sampaio, o laser pode ser indicado para o tratamento de algumas varizes visíveis e salientes, vasos de pequeno calibre, safenas e até úlceras. O paciente é submetido, entre outros, ao exame de mapeamento de varizes (eco-doppler). No caso da veia safena, sob anestesia local e pequena punção na pele, inserimos uma fina fibra óptica que dispara o laser em todo o segmento afetado. O procedimento é monitorado por ecografia para controle e segurança. Dura 30-45 minutos, não requer internamento e o paciente é liberado imediatamente. “O tratamento pode ser feito até em pessoas de mais idade e portadores de complicações como a diabetes desde que façam um minucioso pré-operatório”, destaca o cirurgião.

Segundo o Dr. Sampaio, “mostrar resultados e trocar conhecimentos em congressos especializados na área de Flebologia é algo importante para afirmar as novas técnicas como opções adicionais aos tradicionais tratamentos para as varizes, onde cada médico, baseado em sua experiência, irá indicar o tratamento mais adequado, pois todos métodos possuem suas limitações”.

+ Saiba mais