Angiologia / Vascular

Tratamento de varizes não é mais sinônimo de dor

Técnica que resfria a pele trata os vasinhos dilatados sem o incômodo da dor durante o procedimento

tratamento-de-varizes-nao-e-mais-sinonimo-de-dor+sylvio-carlos

Toda mulher sabe o incômodo que é olhar para as pernas e ver nelas as temíveis varizes.  Como se isso não bastasse, boa parte também sofre com as dores durante o tratamento feito com as famosas aplicações. Para algumas, as agulhadas acabam sendo mais doloridas do que os próprios vasinhos. Resultado: o problema que poderia ser controlado com algumas sessões é, muitas vezes, abandonado.

Para quem achava que isto era uma verdade, ela acaba de cair por terra. Angiologista e cirurgião vascular, Dr. Sylvio Carlos Silva Junior faz o tratamento das telangiectasias utilizando a crioanalgesia, método que promove o resfriamento da pele no local onde é realizada a punção dos vasos a serem tratados, reduzindo assim sensação de dor. “Preocupado com o desconforto apresentado pelas pacientes que eram tratadas com a escleroterapia (aplicação), principalmente em regiões como os pés e atrás dos joelhos, iniciei a utilização do método de resfriamento da pele ou crioanalgesia. Constatei uma redução de até 90% da sensação dolorosa durante o tratamento das telangiectasias (vasinhos)”, explica o médico.

A técnica em enfermagem Márcia da Cruz de Andrade, de 31 anos, comprova: “fiz duas aplicações pelo método convencional e na última sessão fiz com a crioanalgesia. Realmente ameniza bastante a dor no local das picadas, proporciona alívio. Fiz no tornozelo onde sentia mais incômodo e notei a diferença.”

No local em que Márcia trabalha, várias colegas já fizeram o tratamento de varizes, e todas comungam da mesma queixa: as agulhadas doloridas. “Tem uma que inclusive desistiu, não terminou nem o tratamento que já tinha pago”, recorda. Por isso a novidade animou Márcia. “Dá mais vontade de fazer o tratamento”, salienta.

Dr. Sylvio reforça que as pacientes se preocupam com a estética e a saúde, mas evitam o procedimento pelo incômodo provocado pela punção dos vasinhos. “Algumas acabam não tratando por medo”, analisa. Por reduzir significativamente este transtorno durante o tratamento é que a crioanalgesia acabou se transformando em uma ótima opção.

Varizes não é um problema apenas estético, mas também de saúde. Por isso é importante seu controle, sendo indispensável a avaliação por um especialista, pois ele pode indicar o tratamento mais adequado para cada estágio da doença.

Dr. Sylvio salienta que não existe época definida para se iniciar o tratamento das varizes.Nas estações como primavera e verão, as pessoas costumam procurar mais o tratamento por conta do clima favorável ao uso de roupas mais frescas, período em que as pernas ficam mais a mostra. Daí vem o incômodo de ver as varizes expostas. Ocorre que durante o tratamento podem ficar pequenos pontos arroxeados. Por isso é conveniente que o tratamento seja realizado nos meses de outono e inverno. Assim, quando os termômetros subirem, as mulheres poderão usar saias, bermudas, shorts e vestidos sem o constrangimento dos vasinhos, exibindo pernas lisinhas nas piscinas, praias, clubes e ruas da cidade.

+ Saiba mais