Bem Estar

SuperCérebro

Conheça o Método que estimula o desenvolvimento cognitivo, turbina o aprendizado de crianças, jovens e adultos, e aumenta, na prática, suas capacidades de realizarem seus projetos de vida

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O SuperCérebro é um método inovador de desenvolvimento cognitivo (inteligência que se constrói progressivamente ao longo do tempo) que combina o ensino do Soroban (ábaco japonês) com apostilas didáticas, jogos de tabuleiro e jogos manuais. Com essas ferramentas, o aluno desenvolve de maneira lúdica e eficaz diversas competências: raciocínio lógico, cálculo mental, matemática (aritmética), memória, concentração, empreendedorismo, cooperativismo, tomada de decisões, estratégia e sociabilidade.

O SuperCérebro foi criado e desenvolvido pelo engenheiro e professor de Matemática Ricardo Lamas, após vários anos estudando novas ferramentas pedagógicas disponíveis no mundo. Fez parte desta pesquisa um curso sobre o futuro da educação, realizado na universidade de Harvard (EUA) e ministrado por Howard Gardner, neurocientista autor da Teoria das Inteligências Múltiplas. Em 2012, o professor Ricardo Lamas esteve durante um mês no Japão, onde visitou diversas escolas que lecionam o Soroban, estando em contato com as melhores metodologias de ensino. Este aprendizado, combinado com a prática em sala de aula, levou Lamas a desenvolver e patentear um modelo de “academia para o cérebro”.

Os resultados obtidos com o método podem ser notados até mesmo nas rotinas mais simples do dia a dia, como destaca Marilene Almeida, mãe da aluna Milene de Oliveira Almeida, do 3º ano do Ensino Fundamental. “Desde que a Milene iniciou as aulas, tivemos um retorno surpreendente, com uma grande melhora na concentração, na atenção e até mesmo no emocional. Antes, tínhamos dificuldades em realizar as mais simples e rotineiras atividades, como almoçar em família tranquilamente ou resolver suas atividades escolares”, lembra a mãe.

“As aulas refletiram também na melhora de suas notas, na participação em sala de aula e elogios por parte dos professores. O mais interessante é que de forma alguma a criança se sobrecarrega, pois ela não aprende uma fórmula pronta nem decora, é estímulo puro. Ela é desafiada e, ao mesmo tempo, estimulada a encontrar soluções para problemas que abrem a mente e despertam nela a sensação de ser capaz. Participar das atividades do SuperCérebro deixa minha filha muito mais confiante em si mesma. Nós, pais, ficamos orgulhosos e nos surpreendemos todos os dias”, relata Marilene.

Desse modelo aplicado em sala de aula nasceu a ideia de instalar núcleos de aprendizado em colégios, a fim de estimular não só o desenvolvimento dos alunos, mas também proporcionar às instituições um diferencial de ensino, inclusive oferecendo esse serviço para pessoas que vivem em sua comunidade e região.

“A demanda por jogos educativos ainda é tímida no Brasil. Os educadores procuram ferramentas eficazes e que chamem a atenção dos alunos. Por isso, iniciamos este trabalho adquirindo know-how e desenvolvendo um método que exercita e estimula o cérebro dos alunos, preparando-os não apenas para o aprendizado da teoria curricular, mas para os grandes desafios da vida”, comenta Lamas.

A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental Eduarda Melonari dos Santos, que participa do SuperCérebro há cerca de um ano, ressalta os benefícios que obteve com os jogos, que além de melhorarem o aprendizado escolar, ajudam-na a lidar com os desafios ao longo da vida. “O Soroban ajuda a ter raciocínio lógico e a fazer cálculos mais rápidos. Ele é bom não só para os estudos, mas também para o dia a dia. Os jogos estimulam o cérebro, porque você precisa se esforçar para resolver o problema, mesmo quando acha que não será capaz. Os jogos ensinam que quando você quer algo, não pode desistir só por se julgar incapaz, é preciso seguir em frente até alcançar seus objetivos”, explica a garota.

Para dar sequência a este projeto foram contratados especialistas e profissionais altamente capacitados, como a Sensei Yoneko Mizuma, responsável pela formação de 24 dos últimos 28 campeões brasileiros de Soroban, com mais de 30 anos de ensinamento desta técnica.

A eficácia do método fica evidenciada pelas histórias de alunos que participam das aulas do SuperCérebro, como destaca o presidente do Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), Jacir J. Venturi. “Eu e todos os presentes [no desafio Soroban x Calculadora] fomos acometidos de uma espécie de quase êxtase ao presenciar alunos de 6 a 13 anos – frise-se, brasileiros – operando o Soroban com a agilidade manual dos grandes mestres, algo que só havia presenciado em documentários nipônicos. Esses alunos com certeza terão um diferencial frente a vestibulares, concursos e, é claro, o Enem”, elogia o professor. O método caracteriza a agilidade nas respostas e na busca por alternativas dentro de um raciocínio lógico e criador. “O mercado de trabalho, mais do que nunca, está valorizando profissionais com rapidez mental e com raciocínio lógico e, para tanto, o Soroban é uma ferramenta importante”, completa Jacir.

O sistema já está disponível para todo o mercado educacional brasileiro por meio de parcerias ou microfranquias, sendo normalmente aplicado nas escolas como uma atividade extracurricular. Para Lamas, ainda existe pouco espaço no sistema escolar brasileiro para que as escolas trabalhem algumas competências essenciais para o futuro dos alunos, como, por exemplo, o raciocínio lógico. “Cada vez mais o mercado exige competência e ética dos profissionais, e o método foca exatamente nisso”, destaca.

O professor Júlio Haluszczak, responsável pela franquia no Colégio Stella Maris, em Curitiba acreditou no negócio. “A metodologia é excelente, os resultados dos alunos são os principais motivadores e é uma ótima oportunidade para que professores possam abrir seus negócios sem sair da sala de aula”, enfatiza Júlio.

O diretor presidente do grupo Stella Maris, Fernando Luiz Fruet Ribeiro, já notou os resultados positivos. “Desde a implantação do método, os alunos melhoraram no que diz respeito à concentração, à atenção e mostraram-se mais interessados por raciocínio lógico. No último bimestre, pouco tempo depois do início das aulas, já pudemos notar avanços pedagógicos dos alunos. E, o que é melhor: existe a disciplina associada ao aprender com prazer, assim se torna muito mais fácil atingir objetivos”.

O SuperCérebro acredita que o futuro da educação passa pelo  desenvolvimento cognitivo dos alunos, capacitando-os para grandes realizações pessoais e profissionais.

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