Bem Estar

Superando o medo de dirigir

Tratamento psicoterapêutico diferenciado acaba com o medo de enfrentar o trânsito, devolvendo a segurança e o prazer de dirigir

superando-o-medo-de-dirigir+psicotran

Você tem medo de dirigir, não admite errar nem receber críticas, gosta de planejar seu dia a dia e não tolera imprevistos? Se a resposta é sim, você não pode deixar de ler essa matéria até o fim, pois ela revela um tratamento psicoterapêutico especialmente voltado para fobias no trânsito que tem mostrado resultados surpreendentes – e pode ser a solução para você.

A síndica Rita de Cássia Hildebrando Rocha, de 48 anos, tirou sua carteira de habilitação aos 18, mas com o tempo e as circunstâncias, foi deixando de dirigir pelo medo e por seu perfeccionismo. “Quando casei, meu marido tentou me encorajar a pegar o volante, mas por falta de paciência dele e pelo medo que eu tinha de estragar o carro, sempre muito bem cuidado, acabei me acomodando e parei de dirigir há mais de 30 anos”, conta. Com a indicação de uma amiga, Rita iniciou o tratamento psicoterapêutico especializado e hoje está livre do medo de enfrentar o trânsito. “Fui me soltando aos poucos, adquiri confiança e há um mês tive alta. Hoje, com o tratamento e as dicas valiosas que recebi, dirijo por tudo, até nos dias de chuva, o que facilitou a minha vida e a de todos lá em casa. Para mim, é uma vitória voltar a ser motorista”, comemora.

O medo e a insegurança de dirigir são mais comuns do que se imagina. No Brasil, estima-se que 6% dos motoristas habilitados tenham esse problema, sendo que, desse percentual, 80% corresponde a mulheres, principalmente entre 30 e 60 anos. De acordo com a psicóloga Salete Coelho Martins, especializada em psicologia do trânsito, a causa disso nem sempre é decorrente de traumas ou acidentes, mas do tipo de educação, de aspectos culturais e do ambiente que a pessoa frequenta. “Uma somatória de fatores causa os pensamentos de fracasso”, acentua.

É uma vitória voltar a ser motorista

Por que o tratamento psicoterapêutico é eficaz?

Para a psicóloga, cuja família possui uma autoescola, não se tira o medo de dirigir com aulas de reciclagem, já que o veículo da autoescola possui os letreiros de aprendizagem e torna-se um reforçador para o medo. “É como se ali fosse permitido errar, e o comando duplo de freio e embreagem que fica sob a supervisão do instrutor é a justificativa que muitas clientes encontram para afirmar que não foram capazes de dirigir sozinhas”, adverte a especialista, que realiza técnicas da terapia cognitiva e comportamental, acompanhando o cliente no seu próprio veículo.

“Fazemos os percursos mais comuns, como ir para o trabalho, buscar os filhos na escola, ir ao supermercado, ao shopping, sempre juntos, para que o cliente aprenda a lidar com o que o apavora de forma gradativa”, acrescenta a psicóloga. Conforme o caso, o trabalho pode incluir terapia de grupo.  “Devolver ao indivíduo sua autonomia, confiança, independência, liberdade e, principalmente, sua autoestima, é a nossa principal conquista”, finaliza Salete Martins. Agende uma visita e veja como é fácil superar o medo de dirigir!

+ Saiba mais

Artigos Relacionados