Odontologia

Sorriso Transformado: único e só seu!

Bom senso, habilidade, know-how e a utilização de materiais de última geração permitem a transformação do sorriso, mantendo a identidade do paciente

sorriso-transformado-unico-e-so-seu+eurodente

O sorriso de astros e estrelas é referência para quem quer melhorar o aspecto dos dentes. No entanto, o que difere as pessoas são justamente suas características particulares, que as identificam como seres únicos.  Portanto, o desejo de ter o sorriso dessa ou daquela celebridade certamente não é a opção mais adequada. “Não existe um padrão de sorriso, pois cada pessoa tem suas particularidades e isso deve ser respeitado. Entretanto, é evidente que podemos melhorar a aparência dos dentes, deixá-los mais claros, simétricos e luminosos, mas sempre respeitando as características do paciente, que tem um sorriso próprio”, afirma Dr. Andersen Ieger Celinski, especialista em Prótese Dentária com doutorado em Materiais Dentários pela Universidade de Tübingen, na Alemanha.

Para o especialista, essa é a tendência atual: ter um sorriso que seja a sua identidade. “Alinhar os dentes, melhorar a estética, torná-los mais brancos e saudáveis é o que todos querem, mas o mais importante é querer ter o próprio sorriso, não uma cópia de alguém”, reforça Dr. Andersen.

Para a gerente financeira Andressa Poliana Cechetto, de 30 anos, a aparência natural é o mais importante. Para melhorar o aspecto dos dentes, ela optou por facetas de porcelana. “Além de mais estética, a porcelana apresenta maior durabilidade e fica praticamente igual ao dente original; fiquei bastante satisfeita”, acentua.

Benefícios da odontologia restauradora

Além de rejuvenescer as feições do rosto, um sorriso bonito e harmonioso é motivo de autoestima elevada. Com esse objetivo, a odontologia estética e restauradora oferece hoje vários tratamentos, técnicas e avançados materiais para resgatar o sorriso: restaurações esculpidas, materiais translúcidos, mais resistentes, próteses, facetas, lentes de contato (facetas mais finas), clareamento dental e, é claro, outras especialidades, como implantes, ortodontia e prótese.

O primeiro passo para a transformação de um sorriso é fazer um levantamento radiográfico. “Em seguida, fazemos um planejamento personalizado, de acordo com as necessidades e prioridades do paciente, sem pressa, respeitando a sensibilidade de cada um, para que o resultado seja o melhor possível”, afirma Dr. Andersen Celinski.

Geralmente, o tratamento começa pelo clareamento dental com laser, em sessões que duram cerca de 40 minutos. “Cada caso é um caso, mas em uma sessão já é possível obter um excelente resultado, porque associamos ao laser um agente químico clareador que acelera o clareamento e torna o tratamento indolor”, acrescenta o dentista. Realizado o clareamento, é então iniciado o tratamento propriamente dito, que inclui vários procedimentos e materiais, sempre com a preocupação de obter um resultado o mais próximo possível das características naturais dos dentes, seus sulcos e formas.

Trocar restaurações antigas, obturações, melhorar a forma dos dentes, consertar aqueles que estão quebrados, manchados, espaçados (diastemas) ou desalinhados, criando um novo sorriso, é a função do profissional que tem habilidade e know-how para tal. “Atualmente, trabalhamos com resinas nanoparticuladas híbridas, cujas partículas são menores e com menos substância de preenchimento, o que diminui a possibilidade de infiltrações futuras, manchas nos dentes e possibilita maior resistência, com ótimos resultados estéticos”, destaca Dr. Andersen.

Já as facetas e “lentes de contato”, que alteram a face vestibular (parte de fora) dos dentes, podem ser aplicadas diretamente na boca do paciente, com resina, ou então ser laminadas em porcelana no laboratório, para posteriormente serem colocadas. Estes materiais de última geração proporcionam resultados naturais e duradouros que, além de transformar o sorriso, modificam a vida para melhor.

+ Saiba mais