Odontologia

Sorriso Bonito, dentes alinhados: será que é apenas vaidade?

sorriso-bonito-dentes-alinhados-sera-que-e-apenas-vaidade-eurides-gurkewicz

Quem pensa que colocar aparelho depois de adulto é pura vaidade, está muito enganado. O tratamento ortodôntico vai além de oferecer uma nova estética ao paciente; para muitos, é uma necessidade. É o caso de quem apresenta dentes tortos ou que não se encaixam corretamente. Além de prejudicar a higienização, isso pode causar lesões nos músculos de mastigação, levando a dores de cabeça, ombros, pescoço e problemas na articulação temporomandibular (ATM), comprometendo a saúde e a vida dos dentes.

De acordo com o cirurgião-dentista Dr. Eurides Gurkewicz, “praticamente 100% das pessoas que têm má oclusão dentária precisam usar aparelho e fazer tratamento. Se não tratarem na infância ou na fase adulta, as dores ocasionadas por essa disfunção serão grandes na velhice”, avisa o especialista em Ortodontia e Periodontia.

Dr. Eurides diz que pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos, por questões estéticas, funcionais e preventivas. “Não existe idade máxima para restabelecer o perfeito encaixe dos dentes”, explica o especialista. A restrição é em relação à idade mínima para o início do tratamento ortodôntico, que deve ser de oito anos.

Sinônimo de saúde

A saúde bucal tem sido encarada, cada vez mais, com seriedade. Dados apontam que 90% da população do mundo todo seja portadora de gengivite (inflamação na gengiva), e 30% tenha algum tipo de doença periodontal. Isso afeta a saúde do organismo como um todo, comprometendo inclusive órgãos como coração, pulmões e garganta.

A periodontite leva à perda do tecido gengival e compromete o suporte dos dentes e até dos implantes. “Na ortodontia, investigamos a posição dos dentes, a relação dos maxilares, a mastigação, dicção, respiração, musculatura da face e dor na articulação temporomandibular (ATM). Todos contribuem para uma melhora ou piora do estado geral da saúde”, esclarece Dr. Eurides.

Tempo

A evolução na área odontológica foi muito grande nos últimos anos, e o tempo dos procedimentos diminuiu drasticamente. Hoje, o tratamento ortodôntico de uma criança ou adolescente, que antes podia levar mais de uma década, dura de seis meses a dois anos; para o adulto, em média dois anos. Tratamentos periodontais e implantes são realizados em poucos dias. Porém, quanto mais tempo o paciente levar para procurar uma solução, mais tempo e dinheiro vai gastar até a restauração total.

“Invista na prevenção e em hábitos saudáveis. Cada pedaço de nosso corpo faz parte de algo muito maior e mais complexo do que imaginamos. Ao nos tratarmos assim, seguimos no rumo certo, para longe das enfermidades”, finaliza Dr. Eurides. Procure dispensar o mesmo cuidado que tem com o corpo, para sua boca: vá ao dentista regularmente, faça uma higienização perfeita, use aparelho, se precisar, e conquiste mais saúde, longevidade e bem-estar.

+ Saiba mais