Bem Estar

Sintonia perfeita

A prática regular de Pilates, associada à musculação e ao treinamento funcional pode potencializar ainda mais os resultados, garantindo qualidade de vida e longevidade

sintonia-perfeita+ac-company

Se compararmos o funcionamento do nosso corpo com uma orquestra sinfônica, descobriremos que cada músculo corresponde a um instrumento com melodia e som próprios, formando um conjunto em perfeita harmonia. Tudo sem perder o ritmo ou desafinar, para que a música soe agradável aos nossos ouvidos.

Essa analogia pode, de certa forma, explicar um pouco do funcionamento de uma atividade física que vem conquistando o mundo e é praticada por pessoas de várias idades, com resultados surpreendentes. Trata-se do método Pilates, uma técnica que trabalha cada músculo, vértebras, tendões e ossos de forma harmônica, para nosso corpo funcionar como uma música tocada e ritmada com precisão.

Criado na década de 20, por Joseph Pilates, o método se consagrou por ser um conjunto de exercícios específicos para a integração plena do corpo e da mente. “A técnica é composta por posições diretamente ligadas a anatomia humana, proporcionando o aumento da flexibilidade, força e tonificação dos músculos, utilizando o peso do próprio corpo na execução dos movimentos, com apoio de molas que colaboram nas variações dos execícios”, enfatiza a fisioterapeuta Andrea Candeu, diretora da AC Company.


Corpo delineado e saudável

O Pilates baseia-se em seis princípios: concentração, controle, centro de força (powerhouse), movimentos fluidos, precisão e respiração, cujos exercícios são executados lentamente em aparelhos específicos. “Hoje, o Pilates pode ser desenvolvido além do estúdio em solo, com apoio de bolas, compreendendo inúmeras posições e auxiliando na reabilitação de pessoas com doenças associadas”, enfatiza a fisioterapeuta Andreia Mallmann Taborda, especializada no método.

Além desse benefício à saúde, o Pilates favorece a estética, propiciando uma modelagem corporal, ao mesmo tempo tornando-se uma modalidade antiestresse. “Se bem orientados e executados, os movimentos não causarão impactos, nem comprometerão as articulações, preservando assim os ligamentos e tendões, alongando e fortalecendo os segmentos. Com a prática é possível obter um corpo saudável e definido”, acrescenta a fisioterapeuta.

O analista de sistemas Flávio Gonzales, de 39 anos, é um adepto assíduo do método e considera a prática a mais completa e eficaz para manter o corpo modelado e em equilíbrio. Depois de quebrar o tornozelo, Flávio precisou fazer fisioterapia. “Apesar de ter ficado um tempo parado, voltei a fazer Pilates e nos últimos três meses foi nítida a minha evolução de força, definição muscular, flexibilidade e o fim dos desconfortos, como dores nas costas e nos braços, uma vez que trabalho muito tempo sentado”, relata. O analista de sistemas considera o ambiente importante para a prática da modalidade. “Não gosto do ambiente agitado de academia e aqui encontrei a empatia e o espaço ideal para fazer Pilates com tranquilidade e concentração”, acrescenta.

Benefícios para o envelhecimento

Além do bem-estar que o método proporciona, pesquisas demonstram que no processo de envelhecimento esta é uma atividade de grande valia, pois traz alívio às dores, melhora a postura, dá maior percepção dos movimentos, maior equilíbrio e ainda eleva, a autoestima. “O Pilates é eficaz na prevenção de diversas doenças e garante uma melhor qualidade de vida a quem o pratica”, afirma a fisioterapeuta Francine Melo habilitada ao método.

A professora aposentada Vera Martins do Amaral, de 69 anos, com histórico de câncer e diabetes, é um exemplo de superação. Ela encontrou no Pilates um estímulo para mudar seus hábitos de vida. “Em dois meses praticando já senti os músculos das pernas fortalecidos, a postura melhorou muito, ganhei massa muscular e sinto que meu corpo entrou nos eixos”, revela. Antes, Vera tinha uma vida sedentária e agora ganhou muita disposição para realizar as atividades de sua rotina diária. “Foi a melhor coisa que fiz até hoje, estou mais feliz”, completa.

Trabalhando todo o corpo de forma harmoniosa e personalizada, conforme as limitações de cada praticante, o Pilates é um programa completo de condicionamento físico que visa desenvolver a estabilidade corporal para uma vida mais longa e saudável. A postura incorreta, habitual em pessoas de mais idade, diminui a autoconfiança, tensiona os músculos e obstrui a respiração, podendo afetar todo o equilíbrio biomecânico.

A senhora Rita Hermínia Foletto Moro, de 80 anos, portadora de uma alteração importante postural (cifose), em que sentia dores da região cervical, lombar e nas pernas, hoje considera-se uma idosa sadia, devido a prática regular de musculação, treinamento funcional, atividade aeróbica e Pilates.

“Desde que comecei a fazer Pilates, tudo mudou: melhorou minha postura, não sinto mais dores, minha pressão arterial está controlada e estou mais ágil para os afazeres do dia a dia, sem depender de ninguém”, comemora. “Os exercícios direcionados a ela focaram no alongamento da cadeia anterior muscular e fortalecimento dos paravertebrais corporal e manutenção da postura”, acrescenta a fisioterapeuta.ongamento da cadeira anterior muscular e fortalecimento dos paravertebrais e abdome, facilitando a proprioceptação corporal e manutenção da postura”, acrescenta a fisioterapeuta.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados