Avanços da Medicina

Saúde entre amigos

Conheça histórias de casais que conquistaram saúde e bem-estar através da Nutrologia

saude-entre-amigos+giane-galvao

Já viu aquelas pessoas que não param, estão sempre na ativa, no maior pique, ainda mais quando a sintonia é a dois, eles se mobilizam e gastam energia juntos para tudo, ajudam o próximo e estão sempre expandindo seus relacionamentos. Você diria, com toda a certeza, que essas pessoas não têm problemas ou que não passam por síndromes metabólicas pela falta de hábitos saudáveis. Entretanto, de forma lenta e quase imperceptível, o organismo pode desenvolver desequilíbrios funcionais que se manifestam com indisposição, fadiga, falta de libido, ganho de peso, ansiedade, depressão, entre tantos outros sintomas. É neste momento, em que o corpo e a mente parecem não corresponder à identidade e ao dinamismo do indivíduo, que devemos investigar, tratar e prevenir.

Aparecida Aguera de Oliveira, de 54 anos, buscou a Nutrologia porque estava acima do peso, exausta, estressada, não dormia bem, sentia dores nas pernas e não tinha disposição para nada. “Depois de descobrir, através de exames, que estava com a tireoide desequilibrada, colesterol, triglicerídeos e glicose alterados, além de ter candidíase intestinal, H. pilory e deficiências nutricionais, encontrei ajuda que transformou a minha vida para melhor”, relata a bancária aposentada. O início do tratamento aconteceu há dez anos e hoje ela e o marido comemoram uma década de saúde, harmonia e bem-estar.

Casados há 34 anos, a história de Aparecida e Cícero de Oliveira, ele com 61 anos, não aconteceu por acaso. Os dois bancários já aposentados viveram momentos em que a baixa autoestima, pouca libido, sobrepeso, cansaço e o desânimo diante da vida eram apenas alguns dos problemas que afetavam seu relacionamento e bem-estar. No entanto, a escolha por um tratamento diferenciado, através da Nutrologia modificou a vida do casal, que mantém seus check-ups periódicos na N&N. “Com as manipulações, reeducação alimentar e atividade física conseguimos manter nossa qualidade de vida por dez anos. Nesse período, nem eu nem meu marido ficamos doentes ou indispostos”, comemora a paciente, que reside há quatro anos na Espanha e veio recentemente à Curitiba para rever a família e tratar os sintomas da menopausa. “Se antes era bom, hoje o nosso casamento é três vezes melhor, em tudo, e isso repercutiu também na família”, enfatiza o marido Cícero.

Os amigos do casal, Mercedes e Rene José Zilli, de 66 e 69 anos respectivamente, casados há 47 anos, também vivenciaram os efeitos positivos do tratamento. A paciente, que era muito ativa, começou a ficar estressada, ter dores de estômago, insônia, muita fadiga e também pânico diante da comida. “Depois do tratamento, voltei a ser quem eu era, estou mais disposta e de bem com a vida”, comemora. Rene Zilli, marido de Mercedes, que também vivia estressado, com insônia, fadiga e falta de libido, seguiu o exemplo da esposa. “Além de ter resgatado minha qualidade de vida, nosso relacionamento mudou para melhor”, complementa. Os dois pacientes apresentaram candidíase intestinal e H.pilory, uma das principais razões do tratamento.

De acordo com a médica especialista em Nutrologia Dra. Giane Galvão, da Nutrologia & Nutrição Clínicas Médicas, os pacientes passam por uma avaliação criteriosa composta por análise clínica, avaliação da bioquímica do sangue, urina e fezes e EDA (endoscopia digestiva). “Feito o diagnóstico, orientamos o método terapêutico que basicamente consiste no tripé: suplementações nutricionais, reeducação alimentar e atividade física. Este acompanhamento dura em média de 10 a 20 semanas”, explica a doutora.

As suplementações nutricionais endovenosas são geralmente semanais associadas aos suplementos nutricionais orais (fitoterápicos, vitaminas, minerais e aminoácidos), bem como outros componentes genéricos (antimicrobianos e antibióticos) todos manipulados e formulados de acordo com a necessidade individual de cada paciente. “As suplementações têm por objetivo a desintoxicação e a revitalização do organismo estimulam as funções orgânicas, que aliadas à reeducação alimentar e atividade física, promovem saúde e qualidade de vida, além de prevenir diversas doenças”, explica Dra. Giane Galvão.

+ Saiba mais