Atividade Física

Satisform: força, saúde e prevenção

Circuito trazido da França fortalece, alonga e alivia a dor

satisform-forca-saude-e-prevencao+afonso-salgado

Que exercícios e saúde caminham juntos, ninguém duvida. Mas uma nova modalidade de circuito, trazida da França pelo Instituto Salgado de Saúde Integral, potencializa ainda mais essa parceria. É o circuito Parcourz Satisform, formado por equipamentos que, além de alongar e fortalecer a musculatura, ainda reeducam a postura. “Na maioria das vezes, as pessoas têm uma postura viciada e errada. Por isso, quando chegam para o circuito, começamos por um equipamento que faz a reprogramação dessa postura e só depois elas vão para os outros aparelhos, nos quais conseguirão contrair a musculatura do jeito certo”, explica o fisioterapeuta Afonso Salgado.

Ao longo dos treinos – feitos de duas a três vezes por semana –, o corpo vai se reeducando e corrigindo a postura. Por conta dessa característica, o Parcourz Satisform é indicado para quem sofre de dores e problemas na coluna. “O Satisform foi criado para tratar de patologias da coluna vertebral. Os exercícios tracionam o corpo todo. É um complemento do Pilates e do RPG”, diz Salgado.

Por respeitarem a fisiologia do corpo humano, os exercícios realizados nesse circuito melhoram a saúde de forma global, pois trabalham os músculos de acordo com nosso movimento natural. Se é para alongar, o aparelho vai respeitar a forma como o corpo realiza esse movimento ao longo do dia, por exemplo, puxando uma perna para frente e a outra para trás, como fazemos durante uma caminhada. “São extremamente seguros, com risco muito baixo de lesões”, diz o fisioterapeuta.

Por conta dessa segurança, quem se beneficia muito com a atividade são as gestantes. O corpo vai passando por transformações ao longo dos nove meses – e também depois do parto. É preciso mostrar a ele o que está acontecendo e prepará-lo para evitar dores e desconforto. “O Satisform, nesse caso, vai trabalhar a flexibilização dos ossos do quadril de forma fisiológica, ajudando o encaixe do bebê e também a expulsá-lo no momento do parto”, detalha Afonso Salgado.

Após o nascimento, os exercícios atuam na recuperação. “Eles vão fortalecer o abdômen e a coluna vertebral, estabilizando essas regiões para evitar problemas futuros. Na França, o governo paga dez sessões desse circuito para as gestantes após o parto, de forma preventiva, por entender que essa atividade evita patologias na coluna. Eles sabem que boa parte das mulheres que deram à luz terão problemas na coluna se não recuperarem a força muscular das costas e da região abdominal”, conta.

Como não usam carga, os exercícios feitos no circuito Satisform são seguros e apropriados para  pessoas de todas as idades, inclusive aqueles que já passaram dos 60 anos. “Os aparelhos se adaptam à resistência de cada um. Conforme a força e evolução, podemos ir inserindo outros elementos. É uma ótima opção de atividade física”, pontua Salgado. O circuito trabalha todos os músculos, incluindo pernas, braços, glúteos, abdômen e costas.

 

Atletas de alto nível

A técnica francesa é democrática. Da mesma forma que um idoso pode fazer o circuito, ele pode ser aplicado em atletas de alta performance. “Antes das Olimpíadas de Londres, muitos atletas franceses se prepararam nesse circuito. Ele tem como característica o fato de recuperar a musculatura de forma mais rápida, com isso os exercícios podem ser mais intensos sem causar danos aos atletas”, explica.

Afonso Salgado conta que esse é o primeiro circuito no Brasil. “O Instituto Salgado comprou a licença para explorar a marca por aqui. A partir de agora, vamos colocar o Satisform em dez cidades e vamos crescendo ao longo do ano em mais localidades”, antecipa. Londrina é uma das cidades a oferecer a novidade.

Conhecido por cuidar da saúde de forma preventiva – pela experiência adquirida na França, onde isso é praxe –, Afonso Salgado sempre busca novas tecnologias que potencializam a qualidade de vida. “Essa é uma atividade tanto curativa como preventiva. O grande diferencial do Satisform está na reprogramação postural e neuromuscular. Ele previne lesões, além de recuperar e relaxar os músculos”, finaliza.

+ Saiba mais