Fisiosexologia

Redescobrindo o prazer

Técnica européia auxilia na correção da ejaculação precoce e da disfunção erétil

redescobrindo-o-prazer+perfecto

“Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”, disse o poeta Tom Jobim. Os meios de comunicação e as artes parecem concordar, pois poucas publicações não falam de amor e de sexo. Mesmo tão falado e até mostrado, sexo ainda é tabu e muitas pessoas que passam por dificuldades não procuram ajuda especializada por falta de informação ou por vergonha.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e publicada no ano passado, nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa, 84,2% dos entrevistados (idade entre 15 e 64 anos) disseram ter mantido relações sexuais com um parceiro(a) fixo(a). Destes, porém, quantos(as) ficaram satisfeitos(as)?

Duas das principais queixas entre homens que vencem o medo e procuram ajuda são ejaculação precoce e a disfunção erétil.

 

Ejaculação Precoce

É a dificuldade de controlar ou adiar a ejaculação pelo tempo desejado. A fisioterapeuta Priscila Calil Hermann, com formação em Fisiosexologia (técnica criada pelo fisioterapeuta belga, Dr. Marcel Caufriez há mais de 20 anos e que é um conjunto de técnicas de fisioterapia cujo objetivo é harmonizar a função erótica, aumentar o rendimento sexual e reabilitar disfunções), explica que, nestes casos, é necessária a reeducação sexual. Segundo ela, a ejaculação precoce é uma disfunção normalmente funcional que faz com que a musculatura não trabalhe de forma adequada, o que acaba sendo associado como informação automática pelo cérebro: A fisioterapeuta faz uma associação do tratamento com o ato de dirigir, “Quando se inicia o aprendizado de dirigir um automóvel, por exemplo, este é cheio de detalhes e, às vezes, até é difícil, pois precisamos estar atentos nas ações até que elas se tornem automáticas. Na reabilitação sexual funciona de forma similar, vou orientando novos comandos para o paciente, para que ele comece a automatizar a informação correta.

 

Tratamento

O treinamento é feito com uma série de exercícios personalizados, com objetivo de modificar as informações que o corpo envia ao cérebro, encontrando assim sua forma correta de atuação. É importante, desmistificar o sexo, trazendo à vida do casal qualidade de relações, rompendo limites de crenças e tabus que existem em relação ao sexo, que mesmo sendo tão explícito é tão recriminado.

A maioria das pessoas faz sexo instintivamente, sem conhecimento e sem consciência do momento. Nestes casos é preciso aprender a melhor forma de agir para usufruir a relação completamente e com toda sua plenitude: A técnica aplicada proporciona uma consciência corporal e trata o paciente de forma global, porque o sexo acontece no corpo todo”.

 

Disfunção Erétil

A disfunção erétil se caracteriza pela dificuldade de ter a ereção ou mantê-la. Segundo Priscila Hermann, as causas podem ter origem em problemas como desequilíbrios metabólicos e/ou orgânicos causados por pressão alta, diabetes, alcoolismo, tabagismo ou depressão, além dos desequilíbrios funcionais e emocionais. “O tratamento, neste caso, se dá da mesma forma que na ejaculação precoce, ou seja, reeducação funcional, emocional e sexual, com o objetivo de condicionamento cerebral”, esclarece a fisioterapeuta.

 

“Eu sofria com a ejaculação precoce, me sentia decepcionado e insatisfeito. Fiquei sabendo do tratamento e procurei ajuda. Logo nas primeiras sessões, seguindo todas as orientações, já pude sentir a diferença. Minha ansiedade diminuiu e hoje tenho melhor controle da ejaculação. Minha vida sexual está cada vez melhor”.
BX*, 38 anos

 

 “Eu tinha problema de disfunção erétil desde que comecei a manter relações sexuais, mas nunca havia procurado ajuda. Ao conhecer a técnica, senti segurança e confiança e isso fez com que eu seguisse o tratamento. A forma como fui tratado, com seriedade e profissionalismo, me ajudou muito. Os resultados aconteceram de forma gradual e favorável. Eu estava muito desanimado e encontrei na nesta técnica um meio eficaz, além da motivação, que foi fundamental para o sucesso”.
TT*, 38 anos
*Os nomes foram omitidos para preservar a privacidade dos pacientes.

Priscila Calil Hermann é fisioterapeuta, com certificação internacional Brasil-França em Uroginecologia e em Fisiosexologia pela Organização Internacional de Neuromiostática, em Palma de Mallorca, Espanha Há nove anos trata pacientes com disfunções sexuais masculinas.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados