Fisioterapia

Realinhamento de vida

Nova técnica supera a dor, alinha os músculos e restaura o equilibrio postural

realinhamento-de-vida+ibtm
Quem já não teve ou tem crises, dores, tensões, espasmos, distensões, fadiga, enxaqueca e torcicolos? O pior é que, muitas vezes, nós aprendemos simplesmente a conviver com esses problemas.
Pensando nisso, o fisioterapeuta e psicólogo, professor doutor Daniel Gerimias, do IBTM – Instituto Brasileiro de Terapias Manuais Viver Sem Dor –, desenvolveu uma técnica inovadora de equilíbrio osteomuscular e neuromuscular baseada no realinhamento das fibras musculares. “Procuro me aperfeiçoar para melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes. Há 20 anos cuido do equilíbrio do corpo e da mente”, conta o fisioterapeuta.
A técnica consiste em realinhar as fibras musculares por meio de movimentos circulares com os dedos e um massageador (Thrive). Daniel explica que quando ocorre o realinhamento o corpo restaura o equilíbrio e desencadeia um processo de autocura, restaurando a amplitude normal das articulações, alongando e relaxando os músculos.
A técnica é ainda associada ou complementada com outros tratamentos, como a quiropraxia e a liberação miofascial. “Essas técnicas manuais são destinadas a reduzir os problemas articulares, musculares, de fáscia, de tendões, de ligamentos e de vértebras”.
Equilíbrio
A empresária Sonia Bacelar, 53 anos, conviveu durante seis anos com uma luxação no ombro direito que a levava com frequência ao hospital. “As dores eram horríveis. A cada crise, precisava ser anestesiada no centro cirúrgico e permanecia lá durante seis horas”, lembra. Quando o problema surgiu no ombro esquerdo, ela descobriu que possuía uma frouxidão ligamentar que, associada a uma forte tensão emocional, desencadeava as dores.
Sonia já estava com a cirurgia do ombro esquerdo marcada quando, em uma consulta com Gerimias, conheceu a técnica de equilíbrio osteomuscular e neuromuscular. Então, a empresária fez o realinhamento das fibras que circundam os ombros, equilibrando toda a musculatura do local. Desde então, ela não tem mais luxações, que foram diminuindo com o tratamento.
Daniel Gerimias explica que durante a vida o corpo é submetido a pressões, estresse, movimentos repetitivos e fadigas que podem ocasionar todo tipo de trauma e distúrbio. “Além disso, adquirimos atitudes e desequilíbrios posturais que deformam nossa coluna vertebral progressivamente, então surgem sintomas e dores, que são diferentes para cada pessoa”, esclarece. “É preciso readquirir o equilíbrio osteomuscular e neuromuscular, restaurando a função dos ossos, músculos, fáscia, tendões e ligamentos. Só dessa maneira é possível reconquistar a qualidade de vida e a liberdade de viver sem dor”, enfatiza o especialista.
Viver sem dor
O IBTM possui um programa que ajuda o paciente a se conscientizar e melhorar a postura, criando hábitos saudáveis para fortalecer toda a musculatura e prevenir problemas. “Trabalhamos associados à médicos, fisioterapeutas, estúdios de pilates, especialistas em equilíbrio postural e até preparadores físicos e professores de educação física, para que as causas, as raízes dos problemas possam ser solucionadas”, conta Gerimias. Por isso, o Instituto é frequentado por pacientes com todo tipo de problema, como jogadores de futebol, lutadores, atletas, empresários, executivos, donas de casa, crianças, médicos, etc. Um legado passado de pai para filha, e de filha para neta. O Instituto ministra cursos das técnicas de equilíbrio osteomuscular, neuromuscular e vascular (para pernas inchadas, cãibras e outros).
Indicações:
Dores nas costas, coluna, quadril, nervo ciático e solas dos pés;
Dor de cabeça e enxaqueca;
Distúrbios do sono, como bruxismo e problemas de ATM e DTM;
Amortecimento e formigamento de pés e mãos;
Dificuldade de respirar por contratura muscular;
Hérnia de disco;
Essas técnicas são indicadas para os seguintes distúrbios:
Torcicolo;
Bursite;
Tontura;
LER/Dort;
Dor nos joelhos;
Cãibras;
+ Saiba mais