Warning: file_get_contents(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/revcorpore/public_html/wp-content/themes/corpore/single.php on line 23

Warning: file_get_contents(http://graph.facebook.com/?ids=http://revistacorpore.com.br/revista/quando-o-tempo-evidencia-beleza/): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/revcorpore/public_html/wp-content/themes/corpore/single.php on line 23
Beleza e Estética

Quando o tempo evidencia a beleza

Tratamentos cada vez mais sofisticados renovam a pele e retardam o envelhecimento

ovas tecnologias, técnicas de revitalização que surpreendem e evolução dos dermocosméticos passaram a oferecer resultados mais duradouros e com menos riscos. Com isso, a prevenção do envelhecimento cutâneo tornou-se medida frequente, desde cedo, para quem deseja chegar à maturidade com aparência jovial e saudável.

Esse é o segredo de beleza da ex-miss e modelo profissional Melissa Tasso, que desde a adolescência tem cuidados diários com a pele: “Como sempre trabalhei com a minha imagem, visito regularmente minha dermatologista e faço vários tratamentos preventivos – como peelings, botox, preenchimentos e utilização de produtos adequados ao meu tipo de pele. Essa é a minha rotina de beleza para manter a pele sempre jovem e radiante”, ressalta Melissa.

Dos procedimentos como microagulhamento e peelings químicos, passando pelos laser de CO2 fracionado e a luz intensa pulsada, chegando aos preenchimentos biocompatíveis e a toxina botulínica tipo A (botox), as pessoas contam com um arsenal poderoso de recursos que vêm a cada dia resgatando a beleza, retardando a ação do tempo e até a necessidade de uma plástica. “A saúde e a aparência da pele estão diretamente relacionadas ao estilo de vida de cada pessoa. Os tratamentos dermatológicos disponíveis vieram auxiliar na prevenção do envelhecimento cutâneo, bem como, tratar precocemente os primeiros sinais. A radiação solar e o tabagismo são fatores externos que contribuem para envelhecimento extrínseco”, afirma a médica dermatologista Dra. Deborah Torre.

O casal de empresários Matiele Gomes Bertarelli, 29 anos, e José Fábio Bertarelli, 39, é outro exemplo de saúde e beleza bem-sucedido, em razão de seu estilo de vida saudável e cuidados especiais com a pele. “Além de utilizar diariamente protetor solar, estou sempre antenada com tratamentos que retardam as rugas e atenuam as linhas de expressão”, salienta a jovem paciente. Seu marido, com problemas de acne desde a adolescência, também aprendeu que cuidados básicos e consulta um dermatologista regularmente são fundamentais para manter a pele saudável: “Depois de solucionar a acne, procuro fazer os tratamentos que os especialistas recomendam. O importante é a prevenção”, enfatiza o empresário.

Como prevenir o envelhecimento da pele

O envelhecimento é um processo natural pelo qual todos nós passamos, e a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo. Isso ocorre principalmente por fatores genéticos, hormonais e metabólicos que acabam aumentando a flacidez, as linhas de expressão, o afinamento da pele e a perda do viço cutâneo. “Existem fatores que aceleram o envelhecimento da pele, por exemplo a exposição ao sol (radiação ultravioleta), tabagismo, além de outros fatores ambientais como a poluição.

Os radicais livres são os principais causadores do envelhecimento cutâneo, pois eles se formam dentro das células pelos fatores citados acima. Isso provoca o estresse oxidativo, responsável por alterar os ciclos de renovação celular e causar danos ao DNA, desencadeando doenças dermatológicas, e ainda provocando diminuição do colágeno e elastina, substâncias que dão sustentação à pele. “Cada caso precisa ser avaliado com critério para que possamos estabelecer um programa de tratamento que promova a melhor renovação celular, estimule a produção de colágeno e, na medida do possível, restabeleça o tônus e as funções fisiológicas da pele”, acrescenta.

Quanto aos preenchimentos com o ácido hialurônico (para dar volume, contorno facial e preencher rugas e sulcos) e a toxina botulínica (para reduzir linhas de expressão), Dra. Deborah também os recomenda para manter os resultados. “Ambos ainda são indicados para pessoas mais jovens, pois servem como prevenção ao envelhecimento da pele e não apenas como substâncias que atenuam as marcas do tempo em peles maduras”, reforça a especialista.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não existe idade ideal para se começar um tratamento facial. O interessante é manter a pele saudável em qualquer fase da vida. “Para isso, o uso diário de filtro solar e a conservação da pele sempre limpa e hidratada são recomendações básicas. O mais importante é a prevenção, além, é claro, de uma visita regular ao dermatologista de sua confiança. O tratamento ideal depende das necessidades especiais de cada pele, respeitando-se as particularidades e o aspecto natural de cada paciente”, conclui Dra. Deborah Torre.

Uma aparência sempre jovem


Veja os tratamentos mais eficazes e com resultados em curto prazo

Os tratamentos mais procurados são os que apresentam resultados em um curto espaço de tempo, sem apresentar riscos. Os peelings químicos podem ser realizados com vários tipos de ácidos, que oferecem tratamento não invasivo para a renovação da camada superficial da pele, dando mais brilho e atenuando manchas e linhas finas. Podem também ser utilizados para melhorar a qualidade da pele do pescoço, colo e mãos. Dependendo do tipo do ácido e concentração, os peelings podem atingir camadas mais superficiais ou mais profundas da pele.

Já a luz intensa pulsada e o laser tratam a pele através de diversos mecanismos que geram calor por meio de feixes de luz aplicados na pele, em variadas intensidades. De um modo geral, melhoram o aspecto, a textura e o tônus da pele, promovendo mais bilho e uniformidade. O laser CO2 fracionado é um dos mais utilizados e, após a cicatrização, apresenta resultados visíveis na coloração e redução de rugas. Para ajudar a restaurar o contorno do rosto e o volume, além de minimizar linhas finas e rugas mais acentuadas e de expressão, os preenchimentos com ácido hialurônico e a toxina botulínica tipo A oferecem excelentes resultados, podendo ser utilizados na área dos olhos, testa e “bigode chinês”, que duram cerca de 4 a 6 meses no caso da toxina botulínica e de aproximadamente um ano para os preenchimentos.

“Entretanto, os resultados e a duração de cada tratamento vão depender das características de cada paciente, levando-se em conta a idade e a resposta de cada organismo. Mas, de modo geral, as pessoas vêm resgatando a autoestima e o estímulo para cuidar melhor do corpo e da saúde como um todo”, finaliza a médica dermatologista.

+ Saiba mais