Bem Estar

Produtividade e Saúde

Cada vez mais empresas buscam a técnica canadense da Action Laser para oferecer aos profissionais um tratamento eficaz no combate ao fumo

produtividade-e-saude+action-laser

Você sabia que profissionais fumantes desperdiçam cerca de 20% do dia de trabalho com o cigarro? Isso quer dizer que a cada grupo de 10 empregados fumantes, somente nove estão trabalhando. Se para o empregado esse tempo longe da mesa de trabalho pode não ser tão significativo, para as empresas pode ser a motivação que faltava para ajudar a reverter este quadro.

Atualmente, é raro encontrar alguém que desconheça os malefícios da nicotina no organismo. Ela é responsável por cerca de 90% dos tumores pulmonares, 75% das bronquites crônicas e 25% das doenças isquêmicas do coração, segundo a Revista Brasileira de Epidemiologia. Com esses dados em mãos, as empresas têm buscado apoio e oferecido incentivos para que os funcionários larguem de vez o cigarro. Afinal, profissionais saudáveis produzem mais e melhor.

Grandes companhias como Inepar, Instituto Curitiba, Perdigão, Gestamp, Copel e Electrolux são bons exemplos  de como uma atitude conjunta pode dar certo. Com a consultoria da Action Laser Curitiba, elas conseguiram diminuir o quadro de funcionários fumantes.

Uma das terapeutas credenciadas no Brasil para aplicar a técnica, Maria José Rodrigues, explica que na Perdigão, por exemplo, foi feito um treinamento de três meses, começando pela equipe médica, para que eles entendessem como era a dinâmica de tratamento e apoiassem os funcionários fazendo grupos de discussão e ouvindo a dificuldade de cada um. “Foi muito bacana ver o envolvimento e o suporte de todos durante o treinamento. A empresa investiu inicialmente, arcando com todo o tratamento, e depois foi descontando aos poucos, no pagamento dos funcionários que decidiram participar. Isso foi um grande incentivo para que eles dessem o primeiro passo no abandono do vício”, afirma Maria José. Foram realizados tratamentos de Laser Acupuntura para 532 funcionários fumantes da Perdigão Agro Indústria, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com um índice de 78% de sucesso.

Como funciona o trabalho nas empresas?

O plano especial da Action Laser para as empresas é desenvolvido para combater o tabagismo, o álcool, drogas, estresse, ansiedade e depressão, proporcionando saúde e melhoria da eficiência operacional para as empresas. O método é baseado nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, aliado à alta tecnologia do laser. Desenvolvida pela Dra. Katharin Von Gavel, em Toronto, Canadá, a Action Laser atua desde 1989 em vários países e com grande aceitação. “O processo é simples e sem efeitos colaterais. A laser acupuntura proporciona relaxamento e bem-estar, inibindo o desejo de fumar sem o uso de medicamentos e sem agredir o organismo”, diz Maria José.

O tratamento também proporciona condições para a reeducação de maus hábitos relacionados ao cigarro e outras drogas, equilíbrio orgânico e mental, além do incentivo a uma vida mais saudável. Os tratamentos são complementados por um processo orientado de desintoxicação do organismo, com a prática de exercícios físicos, ingestão de vitamina C e de muito líquido. “Podemos fazer desde palestras pertinentes a estes temas nas empresas ou o tratamento completo no local, com a aplicação da técnica”, explica a terapeuta.

Eles ganharam duas horas

Depois que viu que o colega de trabalho conseguiu largar o vício, o técnico de operação da Petrobras Paulo Paganim Rondini, de 32 anos, também decidiu tentar. “O primeiro tratamento fiz em 2009; fiquei seis meses sem fumar. Mas acabei voltando durante uma viagem com a minha esposa, que naquela época ainda fumava. Foi pura falta de força de vontade”, revela Paulo. Só que a história dele não acaba aqui.

Quando percebeu que estava fumando mais do que antes e que isso estava prejudicando seu rendimento no trabalho e sua vida pessoal, Paulo voltou à Action Laser. “Nesse tempo, minha esposa parou de fumar e engravidou. Com o nascimento do meu filho se aproximando, decidi fazer o tratamento novamente. Gosto da Action Laser porque é uma terapia natural e eficaz. Agora foi muito mais fácil, não sinto mais falta de ar, meu rendimento no trabalho melhorou, estou menos ansioso, mais concentrado e não me ausento mais. Tão importante quanto o apoio dos colegas de trabalho é também o apoio das empresas, pois é sempre um incentivo a mais, e elas já estão fazendo isso, restringindo os lugares que são permitidos fumar e mostrando para os funcionários os tratamentos que existem para combater este vício, como a Action Laser. Hoje, o número de profissionais que fumam aqui na empresa reduziu bastante”, conta o técnico de operação.

Outro bom exemplo de que sem o cigarro o trabalho rende mais é o do Pablo Jungles, 37 anos, que trabalha na KraftFoods Brasil como técnico em eletromecânica. Depois de 15 anos fumando uma carteira de cigarro por dia – no trabalho, eram quatro saídas de 30 minutos cada para fumar –, ele conseguiu largar o vício em apenas uma sessão de laserterapia. “Um colega de trabalho da minha esposa fez o tratamento e contou a ela. Depois de muita insistência, marquei a sessão, mas fui sem acreditar muito e sem estar convicto de que queria parar. E foi aí que a Action Laser me surpreendeu, pois apenas com uma sessão consegui largar o vício e hoje estou há um ano e meio sem fumar. Não perco mais horas de trabalho, aumentei minha concentração, estou mais produtivo e o convívio com os colegas melhorou muito, pois tinha gente que não gostava do cheiro do cigarro e acabava evitando o contato comigo”, lembra Pablo.

Segundo ele, a Kraft incentiva e oferece um tratamento antitabagismo para os funcionários. “O que mais gostei da Action Laser é que é preciso apenas uma sessão para atingir o resultado. Nem precisei voltar mais lá”, conclui Pablo.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados