Avanços da Medicina

Prevenção e saúde

Aproximadamente 50 marcadores bioquímicos do sangue , urina e fezes fornecem valiosas para o diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas doenças

prevencao-e-saude+giane-galvao
O cuidado com a saúde está diretamente relacionado com a prevenção e cura da maioria das doenças. “Se todos tivessem o hábito de fazer pelo menos um check-up ao ano, através da análise bioquímica do sangue, as pessoas seriam menos estressadas, muito mais saudáveis, e os índices de diversas enfermidades seriam pouco expressivos ou até inexistentes”, adverte a médica nutróloga Dra. Giane Galvão. Segundo a especialista, cuidar da saúde não significa apenas ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, é necessário também uma regularidade às consultas médicas. “Hoje, queremos viver mais e melhor, busca-se longevidade com a devida qualidade de vida e para isso a comunidade médica já dispõe de uma infinidade de marcadores bioquímicos, que servem como valiosas ferramentas de análise do perfil de saúde, propiciando prevenção de doenças, diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes”, explica a médica.
O sangue possui centenas de componentes diferentes, cuja concentração e aparência refletem a saúde ou se alteram desencadeando desequilíbrios que podem estabelecer enfermidades ou evidenciar doenças. Na análise bioquímica do sangue pode ser avaliada uma infinidade de substâncias, que incluem micro e macronutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas, colesteróis, enzimas que estimulam reações químicas, até produtos não aproveitáveis do metabolismo, como algumas substâncias tóxicas. No padrão de análise indicado pela nutróloga são avaliados aproximadamente 50 parâmetros de marcadores da bioquímica do sangue, urina e fezes. No sangue especificamente, a análise solicitada compreende desde o hemograma completo até marcadores específicos para avaliar as funções hepática, renal, pancreática, hormonais, imunológicas, marcadores para investigação de doenças reumáticas ou auto-imunes e até sorologias específicas para determinadas infecções, como: Cândida albicans, H. pylori, Citomegalovírus, Hepatite, Toxoplasmose, Herpes, vírus HIV, além de marcadores de risco cardíaco para doenças coronarianas (arteriosclerose, infarto) e marcadores tumorais (tendência a câncer) e outros exames laboratoriais como fezes (coprológico funcional que indica a digestibilidade dos alimentos) e urina (EAS). Destaca-se também a solicitação da EDA (endoscopia digestiva alta c/ a biópsia da mucosa gástrica). “Este exame é essencial para certificarmos a saúde do sistema gastrointestinal, já que esse órgão pode iniciar diversos processos de distúrbios gastrintestinais, incluindo disbioses (desequilíbrio da flora intestinal), síndromes de má absorção intestinal, promovendo os desequilíbrios nutricionais e intoxicações”, adverte a médica.
Os exames solicitados pela nutróloga são determinantes para um bom diagnóstico do estado de saúde de cada pessoa. “A avaliação do material sanguíneo deve ser coletado e analisado no seu completo conjunto de marcadores numa mesma amostra. Isto mostra, através da análise de interação de todos os sistemas, um panorama da ‘dinâmica metabólica individual’, o que representa um grande diferencial na avaliação do perfil personalizado de saúde, pois podemos cruzar todas essas informações e concluir com melhor precisão os possíveis diagnósticos, prognósticos, bem como planejar a evolução do tratamento”, explica Dra. Giane Galvão.”
As consultas médicas
A primeira consulta, com duração de uma hora, inclui a análise inicial da anamnese (história clínica da doença atual, sinais e sintomas e antecedentes familiares) e dados semiológicos (exame físico simples). A partir de então, são solicitados os exames básicos de bioquímica de sangue, urina e fezes e também a EDA. Ao chegar os resultados dos exames, a reconsulta dura em média duas horas, quando a médica reexecuta um minucioso exame semiológico, ou seja, um exame físico clínico completo composto por: verificação da pressão arterial, freqüência cardíaca, ausculta cardíaca e respiratória, temperatura axilar, exame das mucosas, da orofaringe, otoscopia (exame dos ouvidos) e oftalmoscopia (exame do fundo de olho), palpação da cabeça, pescoço (incluído linfonodos e tireóide), palpação e verificação do tronco, virilha e coluna vertebral, PPD (punho percussão lombar), palpação e ausculta abdominal, verificação de peso, altura, IMC (índice de massa corpórea) e composição corporal, e, verificação dos membros inferiores e superiores.
Revistos toda história clínica e exame físico do paciente, a consulta prossegue com uma criteriosa explicação dos resultados dos exames solicitados, concluindo assim o diagnóstico, possibilidades de tratamentos preventivos ou de controle e reversão de enfermidades. Geralmente, o paciente sente-se muito satisfeito à medida que consegue ampliar a visão, compreensão e responsabilidade com sua própria saúde. “É gratificante conseguir despertar nos pacientes a capacidade de promover uma vida saudável para si e para o próximo, e isso tem se multiplicado para familiares, amigos e para a própria sociedade.” comemora a médica.
Suplementações nutricionais manipuladas e mudança de hábitos
O tratamento leva em média 10 semanas de acompanhamento e é composto pelas suplementações nutricionais endovenosas e intramusculares que são aplicadas na própria clínica, habitualmente a uma freqüência semanal. Paralelamente, são prescritas suplementações nutricionais orais, manipuladas e formuladas especificamente de acordo com a necessidade individual de cada paciente e que são ingeridas diariamente em casa. “Estes suplementos promovem desintoxicação e vitalização do organismo, o que facilita aa. mudança de hábitos”, salienta a médica. Semanalmente, os pacientes recebem orientação e incentivo quanto à reeducação alimentar, com ênfase nas dietas de desintoxicação e combinação dos alimentos para alcalinização do sangue, hidratação alcalina e atividade física diária, o que, conforme a nutróloga, tem resultado na melhora da performance de qualidade de vida.
 “Atualmente, a busca por esse método de avaliação e acompanhamento clínico vem aumentando, à medida que as pessoas  buscam  qualidade de vida  e tratamentos preventivos em todas as faixas etárias, antes mesmo que a doença se instale ou se agrave”, ressalta Dra. Giane. Hoje, vem crescendo o consenso entre os convênios de saúde que promovem a prevenção para o benefício de seus usuários, investindo na melhora da qualidade de vida e mudança de hábitos. Todos os exames realizados pela Nutrologia são reconhecidos pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina, garantindo o acesso de todas as pessoas detentoras de planos de saúde.
+ Saiba mais