Medicina

Porque o conforto é fundamental

Aprenda a escolher as armações e lentes próprias para o seu rosto e incorpore os óculos no dia a dia

porque-conforto-e-fundamental-otica-visolux

Roupas apertadas ganham sempre o fundo do guarda-roupa; os sapatos sequer saem das caixas. O que muita gente não sabe é que essa lógica também é válida para os óculos. Quem depende deles reconhece a importância de usar modelos adequados e confortáveis. Porém, poucos pensam nisso na hora de comprar uma nova armação e escolher a lente certa.

Emerson Bim, proprietário da Visolux, frisa que é preciso sempre levar em conta a combinação estética e o conforto. “Como cada um tem um gosto e uma necessidade, é preciso analisar cliente por cliente, até as roupas que vestem são informações importantes para saber o tipo de óculos que eles vão gostar”, aponta.

A armação correta é uma etapa importante para garantir quais óculos serão bem-vindos na rotina diária. “Cada um tem um formato de rosto, é preciso fazer as adaptações, pois são os ajustes técnicos que vão proporcionar o conforto”, ensina Emerson.

O cuidado para ter uma visão perfeita vai muito além das armações e, graças à alta tecnologia, existem no mercado lentes especiais que devolvem cores, tons e nitidez ao olhar. “São como as televisões digitais, que melhoraram a resolução e a definição da imagem. As lentes da linha Varilux IPSEO trazem essa definição para quem precisa de lentes multifocais. Se compararmos as lentes comuns a elas, é a mesma diferença da TV analógica para a digital”, atesta o empresário.

Equipamentos tecnológicos garantem a medida perfeita e individual para cada cliente, com isso, a ótica confecciona as lentes sob medida. “Com essas lentes, a tendência é não aumentar o grau, pois elas se aproximam mais do natural”, acrescenta Emerson. Ele explica que as lentes comuns trazem limitações na hora de definir o grau, as digitais fracionam o grau com minúcia, podendo, por exemplo, ser 3,35 graus, e não 3,5 graus. “Por isso elas levam à proximidade da visão natural”, diz.

 

“Cada um tem um gosto e uma necessidade, é preciso analisar cada cliente, até as roupas que vestem são informações importantes para saber o tipo de óculos que eles vão gostar.”

Emerson Bim

Estilo e personalidade

O arquiteto Caco Piacenti, de 42 anos, usa óculos desde os 19. No início procurava os modelos mais discretos e comportados. Hoje, os modelos trazem um pouco de sua personalidade. “A autoconfiança me deixa usar o que eu quero. Sou crítico com relação à estética, ainda mais no meu rosto, que é meu cartão de apresentação. Por isso, a armação tem que ser funcional, ficar bem no rosto e ter um design que me agrade”, resume.

Cliente de Emerson Bim, o arquiteto aponta que sempre encontra modelos diferenciados. “Quando não tem, o Emerson pede. O meu maior problema é que tenho o rosto redondo e não é qualquer armação que fica boa, preciso provar pra ver se encaixa.” Atualmente ele tem quatro modelos à disposição. Um deles troca as hastes, podendo ser usado em três cores diferentes. “A escolha depende da fase, às vezes coloco uma cor e fico três ou quatro semanas, depois troco, e assim sucessivamente”.

Para ele, os óculos falam um pouco da pessoa, mostram parte do que ela é. Por isso a escolha é tão importante. “A armação define a personalidade, dependendo da armação você já detecta o gosto, o estilo de vida e até a autoconfiança da pessoa. É muito bacana poder se expressar através dos óculos.”

+ Saiba mais