Reabilitação

Por uma vida mais feliz e sem dor

Reaprenda a postura correta e livre-se das dores com RPG

por-uma-vida-mais-feliz-e-sem-dor+fisioglobal

O melhor investimento que podemos fazer é em nós mesmos. Quando tempo da sua semana você gasta com você? Que tal cuidar um pouco de seu corpo, procurando uma atividade que ajude a melhorar sua postura, deixando seu corpo sem dores e esteticamente belo? Se você se interessou, está na hora de conhecer a Reeducação Postural Global (RPG).

“Desenvolve-se muita consciência corporal com a técnica. Depois de alguns exercícios, se torna tão incômodo ficar na posição incorreta que você automaticamente quer ficar com uma boa postura”, relata o bancário Elcio Silva, de 40 anos, que está fazendo RPG para tratar a segunda hérnia de disco. “Na primeira vez que tive hérnia, não fiz tratamento nenhum. Foram mais de 60 dias sem conseguir nem dormir de tanta dor, e quatro meses até começar a retomar minha vida normal. Fazendo RPG, em dois meses já voltei até a jogar vôlei”, conta.

Esse tipo de relato é muito comum entre pacientes que conheceram a técnica, que trabalha a harmonia do corpo como um todo, equilibrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético e respeitando as características particulares de cada indivíduo. “A RPG alivia as dores, mas o principal objetivo é tratar a causa dos problemas. É um trabalho preventivo, que livra o indivíduo das complicações decorrentes da má postura adotada durante o dia a dia”, informa Josleide Baldim Hlatchuk, fisioterapeuta especialista em fisioterapia respiratória, com formação superior em RPG pelo Instituto Philippe Souchard (criador do método), membro da Sociedade Brasileira de RPG e proprietária da clínica Fisio Global.

Paloma Groxko também recomenda a RPG. “Minha postura era tão ruim que as pessoas chegavam a comentar”, lembra a engenheira de 31 anos. “Por causa disso, tinha muita dor na lombar. A dor era constante, e às vezes minha coluna chegava a travar”. A RPG foi indicação de uma amiga. “O exercício parece ser muito leve, mas aos poucos vai colocando tudo no lugar. É excelente. As dores aliviaram de imediato, e hoje posso ficar longos períodos em pé sem problemas”, comemora.

 

Para todos

Em uma sessão de RPG, o indivíduo é colocado em várias posturas cuja função é alongar os músculos encurtados e fortalecer os fracos. No decorrer de algumas sessões, esse trabalho reeduca a postura e recoloca os ossos, músculos, tendões e articulações nos devidos lugares, diminuindo a tensão e sobrecarga. Como a sessão é individual e personalizada, todos podem fazer, desde que sob a supervisão de um profissional especializado na área.

O médico indicou a RPG para o geógrafo Leandro Maggi, de 36 anos, que sofria com dores no ombro decorrentes de duas quedas de bicicleta. “Caí pela primeira vez em 1996, mas meu ombro não se recuperou como deveria. Recentemente sofri uma segunda queda, e então vi que meu ombro estava enfraquecido e fora da posição ideal”, conta. Hoje, depois do tratamento, ele está satisfeito. “Ficou mais fácil dirigir, praticar esportes e até sentar à mesa. Mudou meu comportamento postural”, conta.

A economiária Bernadete Bom dos Santos Hochuli, 44 anos, sofre da síndrome do desfiladeiro torácico, que prejudica a circulação sanguínea nos braços. “Tinha muita fraqueza, dor e amortecimentos nos braços. Não conseguia levantar os braços para pendurar roupas”, lembra. Como a cirurgia para resolver o problema é muito agressiva, ela decidiu tentar a RPG e está impressionada com a melhora. “A técnica fortaleceu e alongou os braços, ajudando na circulação, mas foi muito além. A gente relaxa, mas também se autocorrige, ficando sempre com a postura correta. Como a Dra. Josleide passa exercícios mais leves para fazermos em casa, a melhora é ainda mais rápida”, relata satisfeita.

+ Saiba mais