Beleza e Estética

Pise firme

A verruga plantar, um dos problemas que afeta a saúde dos pés, pode ser tratada pela podologia

pise-firme+imperio-do-pe
Cuidar dos pés vai alem de mantê-los esteticamente bonitos e com as unhas feitas. Cuidados com calos, calosidades e verrugas garantem a saúde dos pés e previnem complicações mais graves. Esses e outros problemas podem ser tratados pela podologia, com resultados bastante satisfatórios.
As verrugas são uma das doenças que atingem os pés que mais incomodam mulheres e homens de todas as idades. “São tumores causados pelo vírus HPV – Papiloma Vírus Humano e, por isso, contagiosos,” explica a podóloga da Império do Pé, Jane Cristina Valentim de Carvalho, que é também presidente da Associação dos Podólogos de Curitiba.
A verruga plantar, que aparece na planta dos pés, pode ser transmitida por contato com a água da piscina, pisos, praias ou pode aparecer em situações de estresse, quando o organismo está com baixa resistência e pelo uso de medicamentos imunodepressores e imunossupressores. Têm coloração amarelada, são pouco salientes, causam dor intensa e prejudicam o apoio do pé. A verruga plantar também é conhecida como “olho de peixe”. “Podem ter um aspecto duro, irregular, esponjoso, espesso ou escamado. Diferem-se do calo por terem ‘raiz’, que deve ser removida no tratamento”, ressalta Jane.
Tratamento
O podólogo é o profissional capacitado para tratar a verruga plantar e, com diagnóstico médico, irá fazer o procedimento conforme orientação. “A retirada da verruga de forma correta e a orientação para a prevenção de futuros problemas nos pés garantem o bom resultado”, reforça Jane Cristina.
O corretor de seguros Marcos Porfírio sofreu com as verrugas por dez anos. “Cheguei a ter 14 verrugas nos pés. Procurei diversos tratamentos que só resolviam o problema superficialmente, então as verrugas voltavam”, conta. A doença afetou a qualidade de vida do corretor. “O incômodo era tão grande que não podia pisar no chão e cheguei a ter que andar de muletas”, declara. Problemas de saúde também apareceram. “Como pisava errado, tive desvios na coluna”.
Hoje, dois anos após iniciado o tratamento pela podologia, já realiza suas atividades normalmente. “Já posso andar, correr e mostrar os pés sem ter vergonha”, comemora.
Conheça algumas das podopatias (doenças nos pés) que podem ser tratadas pela podologia:
•Calos•Calosidades•Bolhas•Micoses
•Pé-de-atleta •Pé diabético
•Rachaduras •Unha encravada
•Verruga plantar (olho de peixe)

 

+ Saiba mais