Bem Estar

Pilates fortalecimento e prevenção

Atividade física mais recomendada pelos médicos para prevenção e reabilitação de doenças, o método Pilates promove bem-estar físico e mental

pilates-fortalecimento-e-prevencao+pilates

Cuidar do corpo, da postura e da própria consciência corporal é muito mais do que garantir saúde. É conquistar longevidade e qualidade de vida. Todos nós sabemos que envelhecer é um processo lento e progressivo, e que exige cuidados, caso contrário, estas mudanças naturais só irão debilitar e prejudicar ainda mais a saúde do organismo. O condicionamento físico é fundamental, além de ser uma das principais recomendações médicas para as pessoas que desejam prevenir-se contra doenças e restrições no futuro. O método Pilates tem se mostrado ideal para quem busca este equilíbrio entre o corpo e a mente.

“A técnica trabalha a flexibilidade do corpo, a respiração e os principais grupos musculares, melhorando a postura e trazendo benefícios terapêuticos. Além de prevenir vários problemas de saúde, como o estresse, dores nas articulações e nos músculos, problemas cardiovasculares, obesidade e até doenças como a osteoporose”, ressalta a fisioterapeuta Dra. Michelle de Aguiar Zacaria, que é pós-graduada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, de São Paulo.

De acordo com a fisioterapeuta, a técnica de Pilates é indicada para pessoas com alterações posturais, pacientes que se reabilitam de tratamento ortopédico ou possuem déficits neurológicos causados por derrames cerebrais e doenças neuromusculares, idosos, gestantes, crianças e adolescentes com desvios posturais. “Os exercícios beneficiam pessoas de todas as idades, auxiliando também na perda de peso e na modelagem do corpo. Os jovens estão aderindo cada vez mais a esta prática como forma de prevenção, para garantir um corpo bonito e saudável no futuro”, destaca.

É o caso da médica Cinthia Cristina Martins, de 33 anos, que sabendo dos benefícios da atividade física para a saúde, optou pelo Pilates como forma de prevenção. “Estava muito sedentária e encontrei nas aulas de Pilates a melhor proposta para me exercitar de forma supervisionada, sem o ritmo extenuante de uma academia. Em poucos meses, percebo que já corrigi minha postura, não tenho mais dores lombares, adquiri mais força, disposição e um corpo mais torneado”, comemora. O mesmo percebeu a estudante Corina Midori Mitani, de 19 anos. “Nunca gostei de academia e no estúdio me sinto motivada a frequentar as aulas. Em dois meses já sinto melhora na postura, respiração e uma maior definição de coxas e abdome”, relata.

Vantagens e resultados

O método Pilates é um programa completo de condicionamento físico e mental, realizado através de uma série de exercícios feitos no solo ou com equipamentos apropriados, em que o abdome é o “centro de força” e permanece contraído durante toda a aula, mantendo estável a coluna vertebral, o que evita lesões e fortalece os músculos. Os exercícios têm poucas repetições e trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, exigindo muita concentração, alinhamento da coluna e respiração em ritmo permanente. Além disso, a fisioterapeuta atende apenas dois alunos por turma, o que possibilita a constante correção dos movimentos e melhores resultados.

Para a comerciante Lourdes Grande Ferreira, de 54 anos, a prática de Pilates acabou com a sua fadiga diária. “Estava também com taxas elevadas de triglicerídeos e colesterol, e meu médico recomendou atividade física. Em poucas aulas, já sinto a diferença na disposição, a respiração melhorou muito, parece até que o dia ficou mais longo”, acentua. Também por recomendação de seu ortopedista, a médica Aline Magalhães Barreto, de 31 anos, aderiu ao Pilates para evitar uma futura cirurgia de menisco. “Em pouco mais de dois meses não sinto mais dor no joelho, perdi peso e medidas. Sinto-me fortalecida”, ressalta a médica.

+ Saiba mais