Nutrição

Personal diet: Uma nova opção de saúde

Nunca foi tão fácil manter uma alimentação saudável: p personal diet é uma resposta ao desafio da reeducação alimentar

personal-diet-uma-nova-opcao-de-saude+patricia-detros

Nos últimos anos, os atendimentos personalizados viraram moda. Primeiro surgiu o personal trainer, para ajudar pessoas que precisam manter a forma. Depois, veio o personal stylist, para auxiliar na composição de um guarda-roupa atualizado ou tirar dúvidas na hora de compor o figurino. Agora chegou a vez do personal diet, para cuidar da alimentação e hábitos de vida saudáveis daqueles que querem estar de bem com a saúde e em alta com a qualidade de vida.

A idéia é fazer com que pessoas que necessitam do atendimento de um nutricionista possam recebê-lo sem sair de casa, com direito a cardápios especiais, organização da geladeira, compras no supermercado, aulas de culinária e muito mais. O personal diet pode fazer um acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal, conforme as necessidades e disponibilidade do cliente ou família.

Passar horas na casa de um cliente, ajudando-o a ficar longe das tentações culinárias; preparar cardápios balanceados (diet e light); orientar na compra de alimentos saudáveis, acompanhando o cliente ao supermercado ou feira; treinar a cozinheira, a “secretária” da casa, e até ajudar na ornamentação da mesa numa ocasião especial são atribuições de Patrícia Detros, uma das poucas nutricionistas que realiza este tipo de atendimento em Curitiba.

Esse trabalho é totalmente diferente daquele praticado em consultório, pois todas as pessoas da família atendida acabam mudando de hábitos alimentares. “Com o atendimento nas casas dos clientes, me sinto à vontade para exigir que façam uma dieta mais rigorosa, potencializando os resultados desejados”, avalia a nutricionista.

Assessoria completa

O trabalho da personal diet vai além das dietas para emagrecer. Ao mesmo tempo em que promove a reeducação alimentar, que quase sempre resulta em perda (ou ganho) de peso e a aquisição de hábitos de vida mais saudáveis, a nutricionista dá orientações específicas, visando a nutrição de bebês, de crianças, adolescentes, gestantes, mulheres na fase pré-menstrual (TPM), climatério e menopausa, além de idosos e atletas. Iniciantes na prática de atividade física também recebem orientação e a profissional oferece tratamentos dietéticos voltados à estética e tratamento de diversas doenças.

Avaliação nutricional

Inicialmente, em uma consulta sem compromisso que leva cerca de uma hora, a personal diet explica como funciona o seu trabalho. Depois de agendada a primeira visita, com duração média de duas horas, a nutricionista realiza um levantamento criterioso de antecedentes clínicos, pessoais e familiares do cliente, além de alergias, intolerâncias e preferências alimentares, necessidades fisiológicas de acordo com a idade, bem como do estilo de vida (rotina diária e atividade física).

Nessa entrevista, faz também avaliações nutricionais, tira medidas e realiza exames físicos, utilizando-se de equipamentos modernos e adequados para cada situação. Uma investigação na cozinha, com inspeção na geladeira, armários e despensa também é indispensável para traçar os objetivos a serem alcançados. Somente a partir daí é que é apresentado um orçamento da consultoria e são elaborados os cardápios especiais.

“Nas visitas seguintes, observo se houve adesão ao plano alimentar proposto, faço a análise das principais dificuldades enfrentadas, controlo o peso e as medidas antropométricas, desenvolvo temas para reeducação alimentar e faço ajustes nos cardápios, se necessário”, explica Patrícia Detros. Os cardápios desenvolvidos pela personal diet são completos. “Como tenho a oportunidade de participar do cotidiano da casa de cada cliente, fica muito mais simples desenvolver a dieta mais adequada para cada pessoa, adaptando, se for o caso, a alimentação de toda a família”, ressalta. Dessa forma, primeiro é desenvolvido um cardápio individual, com indicações alimentares específicas, e depois é realizado um de base, para todos os membros da família. E, o que é melhor, tudo com muito sabor.

Relação custo-benefício

A contratação de uma personal diet pode ser cara se comparada a um atendimento em consultório. “É o preço de um atendimento que envolve muito mais detalhes do que uma consulta convencional”, esclarece Patrícia Detros, que também realiza terapia nutricional enteral e/ou suplementação nutricional (domiciliar e/ou hospitalar), faz acompanhamento nutricional a clientes com restrições dietéticas em qualquer situação clínica (diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, entre outras), orienta sobre técnicas dietéticas (receitas light, congelamento e armazenamento de alimentos e conservação do valor nutritivo), orienta sobre o conteúdo nutricional dos rótulos de alimentos, assim como na escolha de restaurantes, organização de festas e eventos e dá aulas de culinária básica e especial. Enfim, participa de todas as necessidades relacionadas à nutrição saudável e equilibrada daquela pessoa ou família.

A contabilista Vilma de Fátima Faria, de 34 anos, voltou de uma viagem ao exterior com uns “quilinhos” a mais. Foi quando teve a indicação da personal diet para reverter a situação. “Tudo que não consegui em seis anos de academia conquistei em dois meses com a reeducação alimentar: perdi peso, medidas, minha celulite desapareceu e sinto melhoras na pele e no cabelo”, comemora a contadora, que define a personal diet como um investimento em sua saúde. “Sou muito vaidosa, procuro estar sempre em forma e ter cuidados com a pele, mas confesso que esse acompanhamento nutricional causa transformações que compensam até financeiramente, pois você acaba economizando em cremes e outros produtos”, acentua Vilma.

“Como meu marido tinha sérios problemas gástricos, ao conhecer o trabalho da personal diet resolvi contratá-la”, conta a estudante de direito Telma Regina Machado, de 38 anos. Resultado: em três meses de atendimento em casa, duas vezes por semana, seus três filhos (de 14, 12 e 8 anos) passaram a comer alimentos mais saudáveis “Sem perceber, estão ingerindo aqueles ingredientes antes desprezados, mas necessários”, observa. Ela mesma sentiu melhoras na pele e no cabelo, e seu marido, além de emagrecer, não sente mais as dores relacionadas à gastrite, porque todo o problema estava relacionado à alimentação. Conforme Telma Regina, a dieta serviu para conscientizar o marido da importância de uma alimentação equilibrada e com produtos de boa procedência, pois ele se alimentava basicamente de lanches e fast food, o que só contribuía para piorar seu problema gástrico.

A futura advogada diz ainda que o trabalho da personal diet proporcionou grande economia em casa. “Com as novas orientações compro só o necessário, evitando desperdícios”, conta. Sua empregada aprendeu receitas deliciosas e a família inteira está mais estimulada e saudável. Telma considera o trabalho da nutricionista um tipo de assessoria 24 horas. “Já cheguei a ligar num sábado à noite, perguntando se o prato que pretendia servir era a opção correta”, confessa a cliente com humor.

+ Saiba mais