Clínica Médica

Obesidade além da estética

Rastrear as causas da obesidade é o segredo do sucesso para emagrecer

obesidade-alem-da-estetica+ulyssea-costa

A  obesidade já é reconhecida como um problema de saúde pública. É uma doença relacionada ao acúmulo excessivo de gordura no organismo e está associada ao desenvolvimento de outras doenças. As causas que levam a obesidade podem ser de ordem genética, estar relacionadas à alteração do nível de insulina, alergias alimentares, anticorpos da tireoide e possíveis intolerâncias digestivas. A médica Ulysséa Costa, do Linnus Institute – Centro Avançado de Medicina -, diz que a obesidade não pode ser encarada como uma questão estética. “Obesidade é uma doença, tem C.I.D. (Código Internacional de Doenças) e deve ser tratada com seriedade. A estética é importante, mas é preciso rastrear a causa que leva a obesidade. Não podemos nos descuidar, pois, muitas vezes, o fracasso de uma dieta se encontra na falta de conhecimento dos motivos que levaram ao aumento de peso”, explica a médica.

Entre os tratamentos bem sucedidos  na perda de peso está a análise bioquímica do paciente aliada ao suporte nutricional, com o mapeamento do metabolismo basal do organismo que analizamos por bioimpedância. Assim a análise é realizada com ultrassom que monitora a quantidade de gordura perdida e massa muscular mantida.

 

E qual é a dieta ideal para manter ou perder peso?

“O tipo de dieta varia de uma pessoa para outra. Cada um deve ter a refeição montada de acordo com o seu metabolismo”, ressalta Dra. Ulysséa. A perda de peso ideal dá-se pela qualidade do tratamento e não pela quantidade de comida ingerida. Em alguns casos a suplementação injetável é recomendada. Ela é indicada para pessoas que passaram por uma cirurgia de estômago, e o organismo absorve menos vitaminas e nutrientes do que o necessário. A utilização de várias formas de suplementação (sublingual / intramuscular / endovenosa) é um diferencial no tratamento da obesidade, pois alimenta a massa para um emagrecimento sadio . “É preciso rastrear a causa que leva a obesidade para que o tratamento seja um sucesso. Muitas vezes o fracasso de uma dieta se encontra na falta de conhecimento dos motivos que levam ao aumento de peso”, completa a médica.

+ Saiba mais